GRANDE COLUNISTA DE O REBATE NOS ANOS 60/70 MORRE AOS 93 ANOS EM PORTUGAL PADRE NABAIS

Anos de Chumbo. O REBATE com várias Edições Sob Forte censura, com sua Redação na Rua Marechal Deodoro, 150 - Centro de Macaé, com os Editores José Milbs de Lacerda Gama e Euzébio Luiz da Costa Mello, enquadrados na Lei de Segurança Nacional e no AI-5 com dois IPMs, um no Exército e Outro na Marinha, tendo como Auditores Jacob Golbenberg (Marinha) e Oswaldo Rodrigues (Exército), O REBATE lutava bravamente. Ora contra a Corrupção hora contra a quebra da Lei de Imprensa. Madrugadas de Páginas circulando em tarjas negras e outras em desafio as ameaças que sempre vinham por paramilitares que sempre lambiam as botas dos militares do poder e continuam ainda lambendo outras botas dos detentores do Poder.
Época braba, valentes e verdadeiros jornalistas do quadro de O REBATE davam forças e mais forças com seus textos e suas observações. Padre nabais, jovem Pároco de uma pequena Igreja do Trapinhe, fazia seus textos semanais que se juntavam aos de Armando Barbosa Barreto, Claúdio Upiano Santos Nogueira Itagiba, aos desenhos de Nilton Carlos Curvello Costa, aos corajosos Gráficos de nossa Historia

www.jornalorebate.com.br/site/leia-tambem/especial-de-aniversario/204-os-graficos-de-nossa-historia ...

(José Milbs editor desde 1967)


Faleceu o padre José Nabais Pereira

Samuel Mendonça 

Padre_nabais_pereira

Faleceu esta madrugada o padre José Nabais Pereira, que era capelão de Santa Luzia de Tavira desde 2001.

O sacerdote, de 83 anos, faleceu no Hospital de Faro, onde foi internado na passada terça-feira, vítima de doença prolongada do foro oncológico.

Em missiva enviada nesse dia ao clero algarvio, convocando os padres e diáconos para a Missa Crismal da próxima Quinta-feira Santa, o bispo do Algarve informava que o sacerdote acabava de “ser internado no Hospital de Faro, nos cuidados paliativos”, explicando que o mesmo se encontrava “numa situação muito frágil”. “Recomendo-o à vossa oração”, pedia D. Manuel Quintas.

O padre Nabais Pereira foi também o primeiro pároco da paróquia do Montenegro, paroquialidade que assumiu em 28 de setembro de 1997, dia em que o então vicariato, entregue até aí aos cuidados do padre António Manuel Martins, foi elevado a paróquia.

O sacerdote agora falecido, natural de Vale de Espinho, concelho de Sabugal (distrito da Guarda), foi ordenado a 11 de julho de 1954 na Diocese da Guarda, tendo sido, naquela diocese, coadjutor da paróquia de Nossa Senhora da Conceição e pároco da paróquia de Vila do Carvalho entre 1957 e 1967.

Foi depois enviado como missionário para o Brasil -, no contexto do pedido do Papa Pio XII na encíclica “Fidei Donum” de 1957 que solicitava às dioceses que disponibilizassem sacerdotes para missões católicas pelo mundo -, onde permaneceu durante largos anos até vir para o Algarve, tendo sido nomeado capelão do Carmelo algarvio, no Patacão (concelho de Faro), e vigário paroquial do Montenegro no dia 8 de setembro de 1997. No dia 27 desse mês foi nomeado pároco do Montenegro, continuando como capelão do Carmelo, funções que desempenhou até ao dia 28 de outubro de 2001, data em que foi nomeado capelão de Santa Luzia de Tavira.

O sacerdote, lembrado também pelos antigos paroquianos pela jovialidade e pelo gosto pelo desporto, em particular pelo futebol, na década de sessenta do século passado foi ainda professor de música da disciplina de Canto Coral na então Escola Industrial Campos Melo, na Covilhã.

Na Diocese do Algarve, o padre Nabais Pereira foi também membro do Conselho Presbiteral.

O corpo do sacerdote estará hoje, a partir das 18h, em câmara ardente na igreja de Santa Luzia de Tavira. Amanhã, pelas 10h, será realizado o funeral, com a missa exequial presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas. Dali, o féretro seguirá para o cemitério de Tavira, onde o corpo do sacerdote será sepultado.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS