MORRE EM MACAÉ, RAPHAEL BOGHI, MECÂNICO DO MAIS BELO SORRISO MATREIRO DE NOSSA HISTÓRIA

Aos 77 anos e mantendo o mesmo olhar de menino Capixaba que aqui chegou, viu e venceu, faleceu um dos mais alegres de nossos habitantes. Incorporado a vida social e de trabalho, Raphael simbolizou o que de mais belo uma pessoa podia simbolizar. Simples, humilde, alegre e respeitado, ele navegava entre senhores e vassalos com a mesma beleza de cortesia que sabia espalhar com seu sorriso de menino. Gostava das noites e delas criou passos largos. Foi, socialmente onde poucos de sua origem tinha ido mais jamais deixou de lado as pessoas de sua relação do dia a dia. Sabia, e disto sempre deixava transparecer, que o Poder é Transitório e que as coisas fúteis passam. Raphael jamais se meteu em política, embora eu tenha certeza que sempre me deu seu “votinho” quando eu, ainda acreditando no Parlamento como soluções para os problemas das diferenças sociais puseram meu nome como candidato. “Olhava-me com firmeza e dizia: Pinguin, você vai ter uns votinhos lá em casa”. Neste tempo, anos 70, os votos eram “catados no contato pessoal com os eleitores” e a gente sabia quando a fala vinha de dentro das verdades interiores.
A vida nos ensinou muita coisa, me dizia o velho Raphael, quando o revi uns tempos atrás num balcão da Prefeitura onde estávamos vendo coisas de IPTU. Era o mesmo menino de 75 anos. Catuquei ele no ombro de um lado e corri para o outro para ele, ao olhar para o lado catucado, procurasse. Achou-me e, um largo sorriso "meninou" nosso encontro. Era o mês de janeiro. O Sol ainda estava a pino nas Praias de Imbetiba e Cavaleiros. Falamos amenidades. Ele perguntando pelos meus filhos Luis Cláudio e Aninha e eu sobre Faeca e os outros 3 deles. Tempo bastante para rever nele os anos que passou em Macaé. De uma oficina mecânica em frente à casa de sua companheira Iane, na Avenida Rui Barbosa, até as oficinas da CEDAE onde se aposentou. Sabia manusear com as ferramentas com o mesmo carinho que manuseava suas amizades. Macaé e a região de petróleo perdem um de seus mais belos exemplares humanos. Uma das mais alegres presenças do Estado do Espírito Santo.
Em nome de O REBATE que ele sempre gostava de ler com sua esposa e filhos e em nome de seus amigos, quero perpetuar no www.jornalorebate.com mundialmente acessado, esta falta que o Raphael de Ione já está fazendo nas nossas tardes noites macaenses.

(José Milbs de Lacerda Gama, escritor, cronista e historiador)...

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS