Depredação cultural

Antonio Kleber Mathias Netto, Juiz de Direito, Poeta, Escritor fala da Depredação cultural ao Editor Milbs

Caro primo José Milbs. O homem chega ao século XXI para proceder a mais repelente depredação de nossa memória cultural. Ele não veio para consolidar o processo civilizatório, mas destruí-lo. Imagine-se o que se faz, hoje, com o repertório cultural em várias áreas, desde a Literária, passando pelas Artes Plásticas e a Arquitetura, até a Educacional! Decepcionante. Veja você que Mathias Netto foi o primeiro professor nomeado oficialmente para dirigir uma escola em Rio das Ostras, ele e sua esposa, Helena Mathias Netto, passagens muito bem abordadas na biografia de Mathias Netto, lançado pela prima Márcia Mathias Netto recentemente. Brilhante professor e poeta, NÃO HÁ SEQUER UM BECO EM RIO DAS OSTRAS QUE LHE PRESTE A HOMENAGEM MERECIDA, NO SENTIDO DE PRESERVAR A MEMÓRIA DE UM DE SEUS CIDADÃOS MAIS DEDICADOS À EDUCAÇÃO LOCAL. É isso. Abração. Estou ao teu aguardo!!

Estou divulgando essa materia  a pedido de um grupo de Alunos do Mathias Netto que estão rervoltados com a mudança do nome para Mathias Neto. Se continuar esta loucura devem mudar o Luiz Reid para " Lu Rede" ou como gosta a the Globe & Xuxa, Luix Red... abs jose Milbs

Macaé das antigas

Foto: Macaé das antigas

Antonio Kleber escreveu: "Olá, primo. Como estás? Sei que tu, mais do que ninguém, acompanhas os descalabros do dia-a-dia. Inácio Giraldo MATHIAS NETTO foi professor em Rio das Ostras, de 1872 a 1892, o primeiro nomeado oficialmente(por Dom Pedro II) para este belo balneário. Aqui, havia a escola masculina (cujo aluno mais ilustre foi Washington Luis) dirigida por ele, e a feminina, dirigida por Helena, sua esposa. Poeta parnasiano admiradíssimo na época, escreveu centenas de poemas (entre eles, belíssimos sonetos) em Rio das Ostras, então senhora de belíssimas paisagens. Escreveu peças de teatro ("Meu Sobrinho Doutor"), que encenava no Teatro ao lado de sua escola. Enfim, sua importância na Educação e na Cultura da região é incomensurável. Mas, ACREDITE, caro José Milbs, NÃO HÁ UMA ESCOLA, UMA RUA, UM BECO SEQUER QUE TRAGA A JUSTA HOMENAGEM AO ILUSTRE EDUCADOR. Só promessa, muita promessa, talvez desejando que seus descendentes implorem por uma placa de rua, como se esse tipo de homenagem fosse algo completamente desnecessário à consolidação da memória cultural e educacional da cidade. E assim vamos com a nossa memória: todos os dias, mais uma demonstração de que o homem nasceu para exercitar uma de suas mais repelentes qualidades: a de DEPREDADOR. Abração do primo e amigo!!"

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS