Corruptópolis

Outro dia recebi um desses emails circulares de um professor gaúcho reclamando, entre outras coisas, do salário e fez comparações... O fato é que os profissionais das 3 áreas infraestruturais de maior peso ou relevância social: segurança, educação e saúde (a minha ordem é essa, já que sem segurança as outras duas não acontecem ou são minadas na base) são mal pagos, nem tanto agora pelo valor nominal em moeda forte (se é que o termo se pode aplicar hoje em dia) mas pelo custo de vida brasileiro, onde a carestia em todos os custos de sobrevivência são ridiculamente altos.

Algo assim como se tivessem conseguido de pouco em pouco aumentar todos os preços de produtos e serviços sem que isso fosse refletido na taxa nominal de inflação que de uma maneira ou de outra corrige o salário, simplesmente, ao manterem a taxa cambial estável sem deixá-la acompanhar o aumento de preços mesmo em um país "desinstrualizado".

Se formos transformar os preços brasileiros em dólares é que encontramos a carestia absurda... Os lucros das multinacionais instaladas no Brasil, portanto, é altíssimo, mesmo obedecendo percentuais internacionais, descontado os impostos. Se por um lado deixa o Brasil atrativo para o investimento estrangeiro (como se não bastasse os altíssimos juros que oferece), o deixa depletado na remessa de lucros, que obviamente trabalha em percentuais... Aquela historia, 10% de 3000 é menos do que 10% de 3 milhões. Mas não se trata de brizolisticamente atacar os "capitais internacionais", se trata de desmascarar as lideranças nacionais que permitem o descalabro, sejam por quantas razões incompetentes ou "consultorais"... O Brasil paga mal a quem mais precisa receber bem e sangra para um futuro anêmico, no qual será sugado em seus recursos naturais.

Mas, voltando aos salários, o policial se vira com a "cerveja", os bombeiros com a vistoria dos "extintores", os médicos com o consultório particular para a hipocondríaca geração saúde e os professores com o "faço o que posso" e temos um retrato da sociedade brasileira. A única inteligência da história é poder dizer que aumentou o salário mínimo, aumentou a renda em valores nominais e mesmo em dólares... mas se os preços subiram mais... dá na mesma mesma... em outras palavras, sem ganho econômico mas com muito ganho político... Agora, o ascensorista do senado e todos os trocentos mil aspones da corte de Corruptópolis-DF (se ainda fosse bonita como Versailles...) estão muito bem obrigado com seu contra-cheque em dia e firmes em direção a sua aposentadoria integral... Deveriam ter cuidado com a síndrome de Maria Antonieta... policial hoje em dia é praticamente um bandido assumido, daqui a pouco se cansam de brioches e cervejas... ;-)

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS