Os setores diversos da sociedade brasileira vão ter acesso em breve, a um dicionário de linguagem de bandidos, malandros, pivetes e marginais de modo geral, dentre outros grupos que habitam o chamado submundo, registrando gírias e expressões usadas por esses grupos. Há mais de três décadas, o jornalista e pesquisador Abinael Morais Leal vem selecionando milhares de verbetes, dando origem ao livro DICIONÁRIO LINGUAGEM MARGINAL.
A idéia surgiu em 1972, quando Abinael ingressou na Polícia Militar do Estado da Bahia, onde serviu até 1974. De lá pra cá, continuou "catando e arquivando os verbetes", em suas andanças pelas ruas, nos coletivos, terminais rodoviários, bares, botecos, zonas de prostituição e bairros periféricos, além d pesquisas em páginas policiais dos jornais, revistas e até em depoimentos de alguns marginais, sendo o livro embasado, principalmente, nas conversas com diversas fontes e bibliografias citadas no dicionário.
O livro já está pronto para ir ao prelo, mas o jornalista depois de ter vendido milhares de exemplares na sua 1ª edição, deixou a cargo da Editora Protexto, em Curitiba(PR), a 2ª edição revista e ampliada para a publicação da obra que acaba de ser aprovado pelo seu Júri Acadêmico e Conselho Editorial. "Segundo o autor," é um projeto que será bem recebido no mercado editorial brasileiro, pois como na sua primeira edição, algumas entrevistas com emissoras de televisão, rádio e jornais já estão garantidas, com vistas à grande divulgação da obra.
"Sabemos que as profissões se definem, em grande parte, através de jargões, que lhe são peculiares e isso ocorre em todo o mundo. Essa linguagem comum ajuda na comunicação de milhares de pessoas", diz o autor, acrescentando que o livro, portanto, é uma importante ferramenta para que se possa traduzir, cada vez mais, o universo "do linguajar daqueles que vivem à margem da sociedade".
Do ponto de vista inerente, lembra Abinael, esta obra é oportuna as todas as camadas sociais, essencialmente aos próprios excluídos, para que possam melhor conhecer a dimensão do mundo em que vivem, dos seus espaços. Para o escritor, nem mesmo os veteranos da profissão policial ou da área criminal, por exemplo, como os mais antigos presidiários, escapam do processo dinâmico da gíria; daí a necessidade de estarmos sempre atualizados com ela. Dicionário Linguagem Marginal "desperta, assim, interesse maior aos indefesos e aqueles que não habitam o mundo marginal, para se defenderem quando forem atacados. Como a tiragem dessa edição é sob demanda, e considerando a grande a procura pela obra, o interessado deve fazer logo a sua reserva pelos telefones:
(41)- 3672-2612 (41)- 3672-2643.
E-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
ou acessar o site: www. protexto.com.br