Madrugada do dia 18 de julho e nomes começavam a ser divulgados num listão mórbido de passageiros do vôo JJ 3054.
Início da noite do dia 17 de julho, 19h45 minutos, expressões de dúvida
e medo passeavam pelos rostos de quem chegava ao aeroporto Salgado
Filho em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Eram parentes e amigos dos
possíveis passageiros do vôo que acabou se desintegrando numa explosão,
depois de derrapar no aeroporto de Congonhas. Enquanto as chamas
incineravam as poucas esperanças de sobreviventes em São paulo, longe
dali, um outro inimigo torturava a resistência psicológica e física de
quem estava na capital gaúcha.
A falta de informações sobre amigos e familiares provocou discussões, agressões verbais e princípios de violência física. Um caos,tristeza misturada com raiva e engolida seca, empurrada guela abaixo pela aflição. O motivo? a companhia aérea ,não havia preparado um esquema para receber os familiares num primeiro momento. A tentativa era apenas de manter a "prudência"!
Quem chegava ao check-in não recebia informação alguma.
Razão que provocou aos poucos o aumento do sofrimento e que logo se transformou em revolta. O primeiro a perceber os limites do sistema nervoso humano, foi o gerente regional de engenharia da Infraero. Alberto Bott, era pressionado a dar informações que estavam amarradas a uma série de falhas. Mesmo em meio a palavrões ele afirmava que a TAM divulgaria a lista logo adiante. Algo que não aconteceu.
Não satisfeitos com as desculpas, alguns familiares tentaram invadir o check-in. A segurança foi reforçada e após mais de hora sem retorno, os familiares resolveram formar uma comissão para acompanhar de perto , de uma sala reservada , novas informações sobre o acidente.O sentimento de raiva começava a dar lugar a impotência.
Durante a madrugada, familiares das vítimas foram levados em vários ônibus a um Hotel no centro de Porto Alegre, no lugar mais expectativa e mais discussões. O primeira lista foi divulgada a uma e meia da manhã. A partir desse instante, a esperança escapou das mãos de quem ainda esperava uma boa notícia, uma ironia do destino,um capricho, uma falha, uma distração que pudesse salvar uma vida. alguém que esqueceu de pegar o vôo. Mas o que aconteceu foi a divulgação de uma lista. O listão dos sorteados do vôo jj 3054.