REFORMA POLÍTICA QUE PRECISAMOS

Todas as veres que acontecia algum escândalo envolvendo os políticos brasileiros, sempre surgia alguém, do executivo, do legislativo ou do judiciário, para anunciar em alto e bom tom que só uma reforma política, elaborada com a participação da sociedade, seria capaz de implementar as mudanças necessárias para evitar definitivamente as causas de tantos escândalos. 

E eu cheguei a acreditar que pudesse haver sinceridade nas palavras desses pseudos arautos da moralidade. Tanto que em 2005, participei como assistente, de um seminário em Recife, denominado "Novas Estratégias Para Ampliar a Democracia", reunindo mais de 60 participantes, representando 21 estados, através de diversos. Segmentos da Sociedade brasileira, onde ficou definido que o tema central para debate em 2006 e 2007, seria a Reforma Política, porque aquelas palavras anunciadoras ainda ecoavam em nossos ouvidos, nos alimentando a ilusão de que eram verdadeiras e nós, enquanto sociedade, tínhamos que estar preparados prá discutir e apresentar propostas. E assim foi feito.

A base para discussão foi escolhida com muita propriedade pelos participantes, nos Princípios Fundamentais da Constituição Federal: cidadania; a dignidade da pessoa humana; construir uma sociedade livre, justa e solidária; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais, promover o bem de todos sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação; além de: "Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente".

Depois de muitos debates, a proposta ideal foi formatada sob o consenso de todos, fortalecendo ainda mais a nossa expectativa de que agora era pra valer porque a mesma já estava nas mãos dos deputados da Comissão de Constituição e Justiça, que haviam assumido o compromisso da continuação do debate, só que desta feita, através de Audiências Públicas na Câmara Federal. Ledo engano, depois de algum tempo, tomamos conhecimento de que esses deputados pretendem discutir a Reforma Política sim, só que, na calada da noite e sem incluir as principais propostas elaboradas por nós, no que diz respeito a nepotismo, corrupção, desigualdade, injustiça, falta de transparência no Poder Público e etc.

Decepcionado por ser sido enganado mais uma vez, resta-me torcer para que o povo brasileiro possa entender um dia, que só com a retomada do poder, mantendo em suas mãos o Controle do Estado ,poderemos ter de verdade, todos os benefícios previstos na Constituição, nos Princípios Fundamentais.  


Eduardo de Melo Machado (Gestor Público)
 
Eduardo de Melo Machado
Empresa: EMKAL PROJETOS E ASSESSORIA
Escolaridade: Diploma de Bacharel
Escola (ensino médio): São José - Óbidos/PA
Faculdade: UNAMA - Belém/PA
Curso: Gestão de Órgãos Públicos
Ano: 2000
Profissão: Gestor Público
Título: Administrador
Descrição do Trabalho: Administrar a empresa como um todo
E-mail de Trabalho: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Habilidades Profissionais: Especialista em Administração Pública
Interesses Profissionais: Implementar um novo Modelo de Administração Pública no país
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Residência: (061) 3435-5947
Cel: (061) 8128-0972
Brasília/DF
Orkut do Administrador: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=14258244339137035177
Orkut da empresa que administra: www.orkut.com/Community.aspx?cmm=14638745 

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS