Em todo o mundo, SEM EXCEÇÃO, os correntistas e poupadores estão transferindo os seus recursos para instituições financeiras mais sólidas e confiáveis, se é que ainda existem, pois em 17/10/2008 os jornais noticiavam que o 2º maior banco Suiço apresentava um prejuízo de $800.000.000,00.
No Brasil não existe instituição financeira mais sólida e confiável que os bancos públicos federais, notadamente a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL por ser 100% estatal.
A partir do momento em que os bancos públicos abrirem as suas agências BILHÕES de reais deixarão os banco privados para serem depositados nos bancos públicos, transformando-os em GIGANTES do sistema bancário, sendo esse movimento inversamente proporcional ao que farão os bancos privados, que encolherão.
Vejam que crueldade e ironia: Quem mais ganharia com o fim da greve seriam os bancários de bancos públicos, pois com o fortalecimento desses bancos a categoria bancária resgataria a importância que tinha antes do assustador crescimento dos bancos privados e no entanto são os bancários de bancos públicos que decidem pela manutenção da GREVE DOS BANQUEIROS.
Como não seria possível decretar feriado bancário no Brasil sem agravar ainda mais a crise do mercado financeiro, a FENABAN, explorando a ignorância dos bancários, que no momento só conseguem enxergar o saldo de sua própria conta bancária, transformou-os em MARIONETES em suas mãos conseguindo o "feriado bancário branco" através da greve dos "bancários".
Dois grandes pesadelos assombram o banqueiro privado: Ver os bancos públicos abrirem as suas agências e ficar impedido de fechar as agências dos bancos privados.
Se nenhum dos argumentos acima for suficiente para trazer os bancários de volta à razão, darei um ao alcance do entendimento das "lideranças" sindicais da atualidade: Eis a grande chance de fazer os banqueiros privados provarem o gosto amargo da derrota. E de uma forma HUMILHANTE e inusitada. Ao SUSPENDER a greve dos "bancários" a categoria fará os banqueiros tremerem e chorarem de raiva com a perda dos recursos depositados em seus bancos para os bancos públicos. E a categoria ainda provará que é tão inteligente quanto a cúpula da FENABAN.
Antonio Valdeir de Sousa Pereira
Bancário da Caixa Econômica Federal
Lotado na RERET ALDEOTA em Fortaleza/CE.