O caso L.A.B.

O caso da menor paraense L.A.B. de 15 anos foi assunto nos principais meios de comunicação na semana passada. A menor, colocada em uma cela com 30 homens adultos foi, literalmente, jogada na cova dos leões – que me perdoe os leões – onde sofreu estupro, chantagem e tortura. Que crime a menor havia cometido? Nenhum. Afinal a que classe de crime corresponde uma tentativa de furto onde ninguém deu queixa? Estranho, muito estranho. Por que a delegada local encarcerou a menor e uma juíza a manteve em cárcere? Duas mulheres desprovidas de sensibilidade. 

Estranho, muito estranho. Entretanto, o mais estranho de tudo: alguns presos que estavam na cela – nem todos os leões estavam famintos – se encarregaram de lembrar aos policiais que existe lei e que ela precisa ser cumprida. Novamente, estranho, demasiadamente estranho. Alguns presos lembram aos policiais da existência da lei e que ela precisa ser cumprida. Então, como admitir que uma mulher, menor, seja colocada e mantida em uma cela comum sem que a idéia tenha sido proposital? A maldade é tamanha que os fatos chegam a soar estranho aos ouvidos. O caso, na mídia nacional, teve a repercussão proporcional ao tamanho das intenções de seus executores.
A punição dos envolvidos precisa ser exemplar. Afastamento da juíza, da delegada e dos policiais é o minimo que se espera para o desfecho desse caso bizarro. Afinal, a produção de provas falsas, descumprimento da lei, agressão – sim, a menor teve seus cabelos cortados a faca pelos policiais – assim como a desobediência ao Estatuto da Criança e do Adolescente, precisa ser tratado com rigor. Entretanto, não se pode deixar de lado a necessidade de identificar os presos envolvidos nos crimes de estupro, chantagem e tortura, e imputar-lhes os crimes – isso não se falou na mídia nacional - afinal, no meio dos 30 leões que estavam na cova, talvez se possa encontrar algum herói capaz de salvar o sentimento, exclusivamente humano, de justiça. Do lado de fora da cela ficou provado que aqueles que são pagos para aplicá-la não foram capazes de faze-lo.

Leia artigos, crônicas e matérias atualizadas acessando: www.noticiasdeniteroi.com.br

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS