A leitura é uma viagem que você não sabe onde vai dar, quem se arrisca a embarcar?

Como toda boa poeta uma amiga me perguntou: “Afinal para que os livros de romance, de poesia?”. E eu respondi: “Para dar alento aos corações realistas e empedrados pelo capitalismo. Para levar sonho para aqueles que não conseguem dormir.”.
A leitura é um hábito que proporciona as pessoas viajarem conhecerem lugares nunca antes visitados, e proporciona prazer e informação ao mesmo tempo. É engraçado pensarmos que o brasileiro um povo altamente criativo não prática o hábito da leitura, seja de jornais, revistas, zines, livros... Enfim lendo você se transforma no personagem principal da história.
É fácil ensinar isso a crianças, muitos pedagogos inclusive (minha mãe que o diga) tentam despertar nas crianças o prazer pelas letras. Agora como cativar os adultos?
A leitura envolve concentração mas acima de tudo entrega ao livro. É um romance entre leitor e autor. Conheço pessoas que lêem muito Paulo Coelho, já li quase todos os livros de Paulo Coelho, uma leitura prazerosa. Porém quem se arrisca a ler Camões a fio? Os desafiadores?
Esse é o problema do incentivo ao jovem a leitura. Muitas vezes nas Escolas país a fora professores obrigam alunos a realizar resenhas de livros que não são de fácil leitura, e em vez do jovem gostar de ler, acaba por achar a leitura algo fatídico, deixando a prática apenas como uma obrigação crucial e não como algo que pode gerar alegria e prazer. 
A mesma amiga que me questionou sobre a poesia me pediu o que teria que fazer para praticar o hábito da leitura. E se você também quer começar a ter o hábito da leitura, aí vão algumas dicas importantes para que você comece a ler, a saber e acima de tudo a viajar!

1.    Procure autores que você se identifica.
2.    Ao realizar a leitura dirija-se à um lugar calmo, onde ninguém lhe atrapalhe.
3.    Para quem esta começando sugiro romances, José de Alencar, Clarice Lispector, Jô Soares ... são alguns autores prazerosos à iniciantes.
4.    Ao terminar o livro algo muito interessante é fazer um resumo e depois arquivar este resumo, assim você terá um arquivo permanente o que favorece os estudos depois.
5.    Paralelo a leitura tente criar um posicionamento sobre o que você esta lendo: Afinal você concorda com o desfecho dado pelo autor? E se fosse você, você escreveria o mesmo fim?
6.    Estabeleça consigo mesmo um prazo para finalizar a leitura.
7.    Tente “viajar” com a leitura se entregue, por mais fantasia que a obra possa apresentar, tente ser um dos personagens.
8.    E após a leitura divulgue para seus amigos trechos mais interessantes da história para que eles se sintam motivados a ler.
9.    Ler não é coisa de NERD. É coisa de quem quer se divertir e se aventurar em outros lugares, nas linhas da imaginação.
10. E que você possa ao terminar a leitura, sentir-se motivado para ler outra obra e assim sucessivamente.

E após estas dicas só posso desejar uma coisa: boa leitura, boa viagem e acima de tudo que você possa realmente ler por prazer e não por mera obrigação. E quem sabe um dia de mero leitor, passe a escritor.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS