Senadora Fátima Cleide boicota luta das vítimas de Santa Elina

Não é de hoje que as vítimas de Santa Elina lutam e se mobilizam para arrancar seus direitos. Não é de hoje que as vítimas de Santa Elina lutam para que todas as famílias sejam indenizadas. Não é de hoje que as vítimas de Santa Elina denunciam a inescrupulosa proposta de indenizar apenas 27 famílias, como se isso resolvesse o problema das mais de 2 mil pessoas, homens, mulheres, crianças e idosos que foram torturados e do número, ainda hoje, indefinido de assassinados naquela trágica madrugada e durante todo o dia 09 de agosto de 1995.

 

A senadora Fátima Cleide, que tinha um passado de lutas populares e ganhou muitos votos nos municípios essesncialmente camponeses de Rondônia, jogou fora em poucos minutos toda essa imagem com sua atitude oportunista diante do acampamento do Comitê de defesa das vítimas de Santa Elina - Codevise - em Brasília. Mesmo um deputado de Rondônia - que preferimos não citar o nome agora para não afirmarem que estamos fazendo politicagem - declarou que essas famílias demoraram muito para vir até a capital federal cobrar seus direitos. Mas a Senadora não. Passando rapidamente pelo acampamento, no momento em que os principais dirigentes do Comitê de defesa das vítimas de Santa Elina estavam no Congresso Nacional, criticou a decisão dos camponeses de vir cobrar seus direitos em Brasília. E foi além. A Senadora não deu nenhuma contribuição às vítimas. Não ajudou com alimentação ou qualquer melhoria para o alojamento das famílias - que dormem praticamente ao relento, expostas ao frio intenso da noite e ao sol escaldante do dia - ou qualquer outra contribuição para fortalecer a luta das vítimas de Santa Elina. Muito pelo contrário, a Senadora ofereceu passagens de volta para Rondônia aos camponeses - alguns já estavam cansados, doentes ou com problemas pessoais - que quisessem deixar a luta.
Todo o povo de Rondônia vai cobrar esta traição da Senadora, este ato pusilânime. Ao contrário do que pretendia, tirar o povo pobre de seu estado da frente do Presidente, a Senadora enterrou numa vala bem funda o que ainda podia haver de dignidade em sua trajetória política. Esta Senadora se engana, os mais de 50 companheiros que ficaram permaneceram mais firmes. Alguns pegaram suas passagens e trocaram as datas, retornando ao acampamento fizeram autocrítica e permaneceram firmes na luta.

Abaixo o oportunismo e a falta de caráter da Senadora Fátima Cleide!
Indenização imediata a todas as vítimas de Santa Elina !
Destinação para a Reforma Agrária e corte imediato da Fazenda Santa Elina!
Viva o povo pobre de Rondônia!
Comitê de defesa das vítimas de Santa Elina- Codevise
19 de agosto de 2007
Brasília- DF

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS