MST acompanha audiência pública sobre zoneamento ecológico na Alerj

A Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro realiza hoje (16/05), a partir das 10h, uma audiência pública para discutir o projeto de lei que permite a expansão do plantio de eucalipto no Rio de Janeiro. A iniciativa é dos deputados estaduais Paulo Ramos (PDT) e André (PV). A audiência será acompanhada por pequenos agricultores, sindicalistas, militantes de entidades ambientalistas e trabalhadores Sem Terra organizados na Rede Alerta contra o Deserto Verde, que também atua em outros estados onde a indústria da celulose ameaça a sociedade e o meio ambiente.

O projeto de lei nº 383/2007, encaminhado pelo governo Sérgio Cabral com pedido de urgência, altera a Lei estadual 4063/2003, de autoria do atual secretário de Meio Ambiente Carlos Minc (PT), que impunha restrições ao plantio predatório de monoculturas no estado. O projeto do governador substitui o zoneamento estadual por um zoneamento regional, modificando a contrapartida que atualmente obriga monoculturas a plantar o equivalente a 30% da área cultivada com mata nativa. Pelo projeto, a contrapartida seria reduzida para até 15%.

Os movimentos sociais e entidades ambientalistas são contrários à mudança e advertem que ela permitiria a entrada da monocultura de eucalipto no estado, ameaçando o meio-ambiente e a sobrevivência de pequenos agricultores, transformando as áreas plantadas em desertos verdes, devido às características predatórias do plantio do eucalipto em larga escala.

As organizações lembram que a geração de empregos pela indústria do eucalipto é pequena em comparação com a área plantada e as ameaças ambientais. A cada 183 hectares usados pela Aracruz Celulose, por exemplo, precisam de apenas um trabalhador ao custo de R$ 1.200.000,00 de investimento. Como instrumento de inclusão social, a Reforma Agrária distribui lotes com cerca de 10 hectares, em média, que ocupam famílias inteiras a um custo médio inferior a R$ 60.000,00.

Na proposta, o governo se exime da recuperação das terras no Norte e Noroeste do estado e propõe recuperar terras degradadas por monoculturas com um terceiro ciclo de monocultura. A mudança da lei permitirá a plantação do eucalipto em 80% das terras disponíveis. Boa parte delas aguardam decisão judicial para serem destinadas à Reforma Agrária.

A monocultura de eucalipto reduz significativamente postos de trabalho no campo e ainda promove o ressecamento do solo. Estudos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apontam que a vocação da região seria o plantio de culturas menos agressivas ao meio ambiente com modelos alternativos de produção, agricultura familiar e recuperação ambiental.

Ambientalistas, trabalhadores rurais e sindicalistas divulgarão, na audiência, um manifesto assinado por dezenas de entidades com posição contrária à alteração da lei que protege o meio ambiente no estado do Rio.

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS