Denúncia Urgente dos ataques contra camponeses em Rondônia

Conforme denunciado pela Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia no último dia 9 de abril, um gravíssimo massacre foi perpetrado contra 300 famílias camponesas do acampamento Conquista da União, em Campo Novo-RO, por pistoleiros encapuzados, em favor da família Catâneo. 

Os ataques vieram logo após odiosa campanha da revista IstoÉ e imprensa local a serviço das oligarquias, que taxava os camponeses como guerrilheiros perigosos, atiçando a repressão contra o acampamento Conquista da União.

Sem ordem judicial, os pistoleiros do Catâneo invadiram o acampamento atirando à queima-roupa contra crianças, velhos e adultos com armas de grosso calibre.

As famílias camponesas dispersaram-se sob o fogo dos pistoleiros, abandonando pertences como roupas, documentos, motocicletas, etc. Camponeses que se encontravam na área relatam que os pistoleiros invadiram a área aos gritos: "Aqui é a mando do Amorim!*", fazendo menção à suspeita de estreita ligação entre o latifúndio e deputados da região.

Um senhor de idade teve que retirar-se mancando enquanto era alvo dos pistoleiros, mulheres grávidas e crianças foram ameaçadas, um homem passou mais de 12 horas dentro de uma lagoa para não ser sumariamente executado, dezenas de pessoas foram feridas por projéteis. Mais de sete pessoas continuam desaparecidas até o momento.

Os camponeses foram obrigados a passar a noite ao relento, sob forte chuva com apenas uma lona plástica para proteger as crianças e sob constante ameaça dos pistoleiros.

Os bandos de pistoleiros impedem a entrada de jornalistas e advogados na área para apurar os fatos. Os camponeses falam de um movimento intenso de caminhonetes na área durante a madrugada do dia 10, consumindo com os corpos dos camponeses assassinados.

No dia 11 de abril, uma Comissão (composta por jornalistas, representante da Associação Internacional de Advogados do Povo, Núcleo dos Advogados do Povo, DCE da Universidade Federal de Rondônia, professores e demais apoiadores) se deslocou para Buritis, para apurar e denunciar os acontecimentos.

Os camponeses se deslocaram para uma outra área arrendada, e hoje, na tarde do dia 11, foram surpreendidos por uma ordem judicial para retirá-los até mesmo dessa área que juridicamente lhes pertence! 

É a preparação de uma ação que pode desembocar em um novo massacre em Rondônia. 

Alertamos a justiça de Rondônia e às autoridades dos direitos humanos, e sociedade civil para o risco de um desenrolar sangrento para este conflito agrário. 

* Relativo ao Deputado Federal Ernandes Amorim 

Comitê de Solidariedade aos Camponeses de Rondônia 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS