Ronaldo Caiado e Xico Graziano unem governo e burguesia contra as ligas!!!

A DIREITA BRASILEIRA SE ORGANIZA SOB AS GARRAS DO PODER CENTRAL
Texto de nosso companheiro e leitor Collinge faz um relato de tudo que está acontecendo e que está para acontecer no Brasil onde a corrupção está de braços dados e com anel de casado com a o PT, partido que veio para trair e traiu a confiança dos trabalhadores, estudantes e o POVO brasileiro.

(José Milbs editor de O REBATE)

 

http://www.jornalorebate.com.br/99/colagem.jpg
Colagem de documento do senador Dias do PDT-PR enviado para o pelego Lula

 

http://www.jornalorebate.com.br/99/liga1.jpg

Zona de ocupação sem-terra da LCP
http://www.jornalorebate.com.br/99/liga2.jpg
Caiado em reunião de latifundiários da UDR
http://www.jornalorebate.com.br/99/liga3.jpg
Graziano em reunião de empresários do PSDB.


As ligas operária e dos camponeses pobres são movimentos sociais autenticamente brasileiros de "novo tipo" que tem levantado um programa mínimo nacional legítimo de transformações com a participação ativa das massas tanto do campo e da cidade quanto da periferia e do centro, de forma independente de governos, de pelegos e de partidos eleitoreiros.

Tais massas brasileiras que são orgulhosamente formadas por uma grande pluralidade popular de índios, de negros, de imigrantes, de mestiços, etc. Criadores assim de uma enorme riqueza cultural e de uma grande nação brasileira que apesar de todas as dificuldades nunca desiste de lutar, mas que esta burguesia branca, ocidental e pró-imperialista estadunidense/européia sempre detestou e condenou ao subdesenvolvimento, reforçando assim os mitos conservadores de preconceito racial, de inferioridade do trabalho manual e de autoridade semi-divina dos capitães-hereditários/senhores/doutores/executivos. Historicamente esta mesma retrógrada classe dominante brasileira, no império tentou branquear o Brasil, na república criou o elevador de serviços, e no neoliberalismo colocou o tanque de guerra Caveirão nas favelas.

Agora, os excelentíssimos senhores Ronaldo Caiado e Xico Graziano estão promovendo uma campanha anti-povo na opinião pública contra a ação direta das ligas operária e camponesa. O dirigente uderrista Caiado convocou altos escalões do governo Lula para uma audiência sobre a urgente repressão à estes movimentos sociais e o assessor fernando-henriquista Graziano está escrevendo artigos para articular a grande burguesia paulista politicamente contrária as reformas agrária e urbana, aliás, a FIESP sempre é contrária a toda e qualquer reforma de base neste país.

No jornal Folha de São Paulo, a opinião pública influenciada por tais factóides, na coluna de cartas Painel do Leitor já tem alguns reacionários escrevendo disparates sobre os novos movimentos sem terra e o BOPE: "Quando uma autoridade no assunto, da envergadura de um Xico Graziano afirma que bandoleiros fortemente armados invadem fazendas, fazem reféns e expulsam moradores, saqueiam e depredam, roubam gado, tratores, arame de cerca. Especialmente a Liga dos Camponeses Pobres (LCP), que domina a região de Redenção (PA), e que é treinada por gente do Sendero Luminoso, grupo guerrilheiro de inspiração maoísta do Peru - organização que não brinca em serviço -, tudo isso com o apoio de garimpeiros, madeireiros, prostitutas, fazendeiros, posseiros, e, sobretudo, com apoio do regime militar, é chegada a hora de pedir socorro ao BOPE. Chama o BOPE. O BOPE resolve!" Conrado De Paulo (Bragança Paulista, SP). www1.folha.uol.com.br/folha/paineldoleitor/ult3751u356397.shtml

{mospagebreak}

Os mesmos que agora chamam o BOPE hoje, são os que antes clamavam por deus, pátria e família para os golpistas livrarem o Brasil do "comunismo". Nesse contexto se inserem as propostas políticas de Francisco Graziano, Ronaldo Caiado, Olavo de Carvalho, Tarso Genro e toda reação. Nos anos 60 e 70, estas reuniões com empresários e latifundiários resultou na famigerada OBAN (Operação Bandeirantes), onde a burguesia brasileira financiou as operações de repressão militar. Porém, alguns empresários verdadeiramente patriotas e democráticos negaram-se à essa extorção do terrorismo de Estado, como José Mindlin (considerado um dos maiores colecionadores de livros do mundo e respeitado homem de letras), que nas reuniões para a OBAN na qual foi convidado criticou abertamente as torturas e falou dos direitos humanos, e que se ele sofresse um atentado por parte da chamada linha dura do regime militar isso seria denunciado imediatamente para seus amigos franceses, para intelectuais de todo o mundo que ficariam sabendo dessa palhaçada toda, e ainda por cima disse na cara dos generais que os sindicalistas de suas diversas fábricas deixassem para ele mesmo cuidar: "Fui procurado e disse que não financiava tortura. O pedido era para equipamento, essa coisa de inteligência, mas a gente sabia, não havia naquela época quase ninguém com alguém da família ou algum conhecido que não tivesse sido preso e torturado", disse este antigo proprietário da Metal Leve S.A.

Na dita pós-modernidade quem está se prestando para fazer esse sujo papel nazi-fascista são a "dupla caipira" Xico Graziano e Ronaldo Caiado. Na década de 1970 durante o auge da OBAN, quando Octávio Frias, dono da Folha de São Paulo emprestava caminhões de seu jornal, colocava agentes do SNI disfarçados de jornaleiros nas ruas e estampava pelegos na capa de seu boletim de ocorrência, enquanto Hening Boilensen de ascendência européia, dono do Grupo Ultragás, era o dirigente civil da operação e responsável pela extorsão de dinheiro dos empresários achacoalhados pelo governo dos generais, dizia ele que: "Quero ver todos esses porcos comunistas torturados e mortos" e que "Se você é um liberal, está próximo dos comunistas". Boilensen tinha o prazer de assistir pessoalmente as sessões de tortura dos militantes, mas teve um fim trágico: foi justiçado por uma ação conjunta de comando da ALN (Ação Libertadora Nacional) e do MRT (Movimento Revolucionários Tiradentes), que tinham como respectivos dirigentes os verdadeiros heróis brasileiros Carlos Marighella e Devanir de Carvalho. Enfim, na história da América Latina existem diversos exemplos de movimentos fascistas deste tipo como os antigos Contras nicaragüeneses, os Ronderos peruanos, os Paramilitares colombianos, as Fedecamaras venezuelanas e assim por diante.

Xico Graziano, é um dos fundadores do PSDB, transformou-se numa suposta autoridade da nova geração da direita que se proclama esclarecida. Engenheiro agrônomo, mestre em economia e doutor em administração, no governo do privatiza-pátria Fernando Henrique Cardoso chegou a ser presidente do INCRA encarregado de administrar o processo de não fazer reforma agrária nenhuma. Foi eleito deputado federal e atualmente é secretário de meio ambiente do estado de São Paulo. Escreveu livros que são verdadeiras cartilhas tucanas do neoliberalismo: "Questão agrária e ecologia crítica da moderna agricultura" onde se posiciona contra os movimentos sociais do meio ambiente e "O real na estrada" onde conta suas experiências de maior puxa-saco que acompanhou FHC em todas suas incursões para leiloar o Brasil.

Ronaldo Caiado, é um dos fundadores da UDR, ainda continua sendo deputado federal agora pelo DEM, sendo reconhecidamente uma figura folclórica dessa velha extrema direita brasileira. Médico e grande proprietário rural com terras em Mato Grosso e Goiás, no passado recente concorria com Enéas do PRONA (atual PRB do vice-presidente Alencar e do ministro Mangabeira) para ver quem tinha as propostas mais fascistas da política brasileira. Em 1989 chegou a ser candidato à Presidência da República pela própria UDR, então transformada em partido político semi-clandestino com objetivo de defender o latifúndio produtivo e improdutivo, o agronegócio nacional e estrangeiro e o assassinato aberto de sem-terras como é praticado pela Syngenta. Tem um braço parlamentar chamado de Bancada Ruralista, que é a maior bancada do Congresso Nacional com deputados e senadores de todos partidos desse regime.

Assim segue abaixo, duas recentes entrevistas com dirigentes da LO (liga dos operários) e da LCP (liga dos camponeses), e os textos referidos de Xico Graziano e Ronaldo Caiado, além de um extra.

1. Liga Operária (LO) em entrevista para jornal Estado de São Paulo pelo jornalista Eduardo Kattah.
http://64.233.169.104/

2. Líder de Liga Camponesa (LCP) nega relação com grupos de outros países. www.portalorm.com.br/

3. Quadrilha rural - Francisco Graziano.

http://si.knowtec.com:8080

4. Deputado ruralista Ronaldo Caiado apresenta denúncias sobre supostas atuações de milícias no Pará.

www.agenciabrasil.gov.br/

Extra: Guerrilhas penetram no Brasil (Mídia Sem Máscara - página oficial editada pelo louco Olavo de Carvalho).

www.midiasemmascara.com.br

Portanto, o governo Lula, a burguesia paulista e outros setores da reação já estão se articulando a partir do ministro da justiça Tarso Genro, que no passado foi militante do clandestino Partido Revolucionário Comunista (PRC) mas que agora afirma peremptoriamente que o Estado burguês precisa repreender os movimentos sociais, além de colaborar nos serviços de inteligência. Esta é a chamada revolução democrática petista que está praticando tudo aquilo que um dia esses governistas se diziam como veêmentes opositores: "A repressão direta praticada pelos sistemas políticos autoritários foi substituída pela ‘repressão sistêmica’ imposta pelo mercado mundial", escrevia Tarso Genro há quase 20 anos atrás como forma de denúncia, mas que agora virou prática executada por ele mesmo e seus carrascos.
- Abaixo o pelego Lula, o ministro anti-comunista Tarso, o PSDB e a UDR!

- Leia e assine os jornais da imprensa popular e democrática A Nova Democracia, O Rebate e Luta Classista. http://www.anovademocracia.com.br/

- Viva os movimentos sociais brasileiros anti-revisionistas de "novo tipo": romper com o reformismo, o eleitoralismo, o governismo, o pacifismo, o oportunismo, o carguismo, o teoricismo e o social-democratismo!

- A Liga Operária (LO), a Liga dos Camponeses Pobres (LCP) e o Movimento Estudantil Popular (MEPR) são exemplos políticos de teoria e prática nessa etapa atual de luta pelas reformas agrária e urbana!

- Pela aliança da classe operária, da classe camponesa e dos pequenos proprietários, rumo à vitória revolucionária das zonas de ocupação pelas massas do campo e da cidade, para toda nascente República Popular do Brasil, e a constituição democrática e popularmente eleita da Assembléia Nacional do Poder Popular, etapas iniciais da revolução cultural, do socialismo brasileiro e do comunismo mundial. Este é nosso longo, difícil e tortuoso caminho iluminado, o resto é pura ilusão!

- "Em todos estes movimentos, põem em primeiro lugar, como questão fundamental, a questão da propriedade, qualquer que seja sua forma, mais ou menos desenvolvida, de que esta se apresente. Finalmente, os comunistas trabalham pela união e entendimento das forças democráticas de todos os países. Os comunistas não se rebaixam a dissimular suas opiniões e seus fins. Proclamam abertamente que seus objetivos só podem ser alcançados pela derrubada violenta de toda a ordem social existente. Que a burguesia trema perante a idéia de uma revolução comunista! Os proletários nada têm a perder a não ser suas prisões. Têm um mundo a ganhar. Proletários de todo o mundo, uni-vos!" - Karl Marx.
- "Todo o poder nasce do fuzil." - Mao Tse Tung.

Um abraço à todos, Augusto C.

{mospagebreak}

http://www.jornalorebate.com.br/99/liga4.jpg
Empresário Henning Algert Boilesen justiçado pelo Comando ALN-VPR por dirigir a OBAN
http://www.jornalorebate.com.br/99/liga5.jpg
Carvalho do MRT no qual o delegado do DOPS, Sérgio Fleury mandou escrever "Avisem o Henrique (nome de guerra de Devanir) que encomendei nos Estados Unidos um bastão tranqüilizante para poder pegá-lo vivo, e que serei eu, pessoalmente, que o matarei no pau”
http://www.jornalorebate.com.br/99/liga6.jpg
Marighella da ALN na fotocópia de capa da revista imparcial Veja de 1969 que manchetava ironicamente "procura-se chefe comunista, crítico de futebol, fã de cantores de feiras, assaltante de bancos, guerrilheiro e grande apreciador de batidas de limão"

1. Liga Operária (LO) em entrevista para o jornal Estado de São Paulo (SP), pelo jornalista Eduardo Kattah.

Gostaria de um pequeno e, se possível, conciso histórico da Liga Operária (LO) e de sua atuação no campo por meio de movimentos vinculados como a Liga dos Camponeses Pobres... Quantos acampados possui hoje o movimento e quantas ocupações ocorreram neste ano? É correto dizer que a Liga está expandindo sua atuação na luta pela terra, antes mais concentrada na região norte de Minas?

Surgiu em setembro de 1995, formada por um grupo de companheiros e companheiras com avaliação crítica sobre os rumos e prática do movimento sindical brasileiro que decidiram criar a Liga como organização classista, independente, como movimento de luta para resistência econômica dos trabalhadores, de caráter sindical e que se propõem a organizar a classe a partir de comissões de trabalhadores nos locais de trabalho. Inicialmente com o nome de Liga Sindical Operária e Camponesa e, posteriormente, precisando seus objetivos mudou a denominação para Liga Operária. No mesmo propósito da Liga tem surgido várias organizações em defesa de um sindicalismo classista, em função principalmente da consolidação da CUT como mais uma central patronal. Dentre essas organizações classistas temos apoiado as Ligas Camponesas e outras organizações combativas que tem surgido no campo. Quanto as informações das ações dessas organizações (número de acampados e ocupações) é necessário que se indague a elas...

No que a Liga se diferencia de outros movimentos, como o mais conhecido deles, o MST, por exemplo? Qual é a forma de arregimentar integrantes?

Existem muitas diferenças. A começar que a Liga Operária não organiza a luta pela terra que é a natureza da organização do MST. A Liga não está vinculada a nenhum partido político como a direção do MST demonstra em suas relações com o PT e o atual governo.

Como vocês respondem a essas acusações de que os métodos utilizados são agressivos, com "técnicas de guerrilha", que a ação da Liga é "truculenta", etc?

Como você mesmo colocou em sua pergunta isso são acusações; acusações tendenciosas que são praxe do aparato policial para com os movimentos sociais para criminalizar e justificar sua ação truculenta contra o povo e suas organizações. Essa prática corresponde ao caráter do Estado brasileiro que sempre tratou e segue tratando as questões sociais como caso de polícia.

E essa prática é reproduzida por muitos meios de comunicação comprometidos em defender os interesses reacionários e carcomidos desse velho e podre Estado.

Vocês alegam que a apreensão de quatro armas de fogo durante o conflito na última semana, durante o tumulto em Floresta Salitre, foi uma armação da PM. Porém, os policiais afirmam que apreenderam uma foto na qual integrantes da Liga estariam exibindo armas. A foto foi publicada na edição de terça-feira do jornal Hoje em Dia. Ela é legítima? As pessoas pertencem ao movimento?

Solidários com a luta dos camponeses do Acampamento Floresta/Salitre, covardemente agredidos pela tropa da PM no último dia 19, acreditamos na resposta que eles tem dado. É notória a pratica da policia, na repressão aos movimentos sociais, forjar provas para incriminar trabalhadores.
Ideologicamente, como a Liga se posiciona frente ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva?

Uma vez que a ideologia do governo é a da grande burguesia e do latifúndio, serviçais do imperialismo, somos radical e frontalmente opostos a ela.

Como avaliam a política de reforma agrária do atual governo federal? E o governo estadual, como tem agido nessa área?

A rigor, o Estado brasileiro nunca teve uma verdadeira política de reforma agrária. O problema agrário é o principal problema da nação ao lado da subjugação ao domínio estrangeiro, principalmente norte-americano. O problema agrário só pode ser resolvido radicalmente com a democratização da propriedade da terra que requer a liquidação completa do sistema arcaico de propriedade latifundiária. Enquanto reprimia o movimento de luta pela terra e praticava a deplorável política de assentamentos nas mais terríveis condições ao passo que a demanda por terra é de milhões de famílias camponesas, FHC falava que estava fazendo a maior reforma agrária do mundo. Lula consegue ser ainda pior que ele. O governo estadual tem agido exclusivamente através da repressão.

{mospagebreak}

2. Líder de Liga Camponesa (LCP) nega relação com grupos de outros países. Jornal O Liberal (PA) pelo jornalista CM.

A Liga dos Camponeses Pobres (LCP), que há um ano passou a atuar na luta pela terra no sul do Pará, rebate a acusação, feita por fazendeiros da região, de que seria um movimento constituído por 'terroristas' armados e treinados com táticas de guerrilha, para invadir fazendas, agindo como 'bandidos' . Um dos coordenadores na região, Zé Carlos, que segundo ele próprio estaria sofrendo ameaças de pecuaristas, diz em entrevista a O Liberal que as acusações não passam de uma cortina de fumaça para encobrir a concentração de grandes propriedades nas mãos de poucos fazendeiros. 'Não temos nenhuma relação com organizações terroristas, não somos terroristas e nem bandidos. Somos um movimento que luta pela verdadeira reforma agrária', afirma Zé Carlos.

Afinal o que é a Liga dos Camponeses Pobres?

A Liga dos Camponeses Pobres é uma organização que existe no país já há 10 anos. Ela foi fundada e começou a atuar no Estado de Rondônia, depois o trabalho se espalha por Minas Gerais, também está organizada no Nordeste, no Centro-Oeste e no Norte do País.

O que grupos de fazendeiros e organizações do próprio Estado dizem da Liga é que ela quer incendiar o campo com supostas ações terroristas. Isso afeta o trabalho de vocês?

Não, de maneira alguma. Esse discurso de que a Liga tem ligações com grupos estrangeiros, que classificam de terroristas, é feito para intimidar os camponeses. Primeiro, não temos nenhuma classificação ou ligação com nenhum desses grupos estrangeiros.

A União Democrática Ruralista (UDR) caracteriza a Liga como entidade ligada e que receberia recursos de organizações guerrilheiras como o Sendero Luminoso.

Me parece que esta forma de caracterizar o movimento vem a propósito da atual situação que vivemos no mundo. Você vê os Estados Unidos invadindo diversos países com o argumento de que está combatendo o terrorismo. No Rio de Janeiro, a polícia invade favelas. Veja o caso do morro do Alemão, onde vivem 200 mil habitantes. A polícia invadiu o morro dizendo que estava caçando os 3,5 mil ou 4 mil traficantes que ela diz viverem no local. Existe um processo de criminalização da luta popular.

{mospagebreak}

3. Quadrilha rural. Francisco Graziano.

O que é um "movimento social"? Sociólogos e filósofos se ocupam da resposta há tempos. Na mídia brasileira, o conceito se banalizou. Pior. Virou sinônimo de organização política. Como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Os movimentos sociais nascem, na tradição do pensamento marxista, das contradições "de classe". O povo, sem representação formal, move-se contestando a ordem capitalista. Novos personagens aspiram ao domínio social. Vislumbra-se a revolução socialista.

Essa ideologia tentou enquadrar o movimento estudantil de 1968. Não vingou. Embora os jovens contestadores da época criticassem a sociedade burguesa, não os movia a rédea do poder. Não eram comunistas, talvez anarquistas. Nenhum rótulo coube no famoso movimento social que, de Paris, se espalhou pelo mundo, ninguém sabe direito como, se nem internet havia.

Pertence aos movimentos sociais tal característica. Uma faísca incendeia a sociedade e espalha sua causa. Forma-se uma identidade coletiva, um grupo a lidera, a massa apóia. Inexiste hierarquia, nada é institucionalizado. Os negros norte-americanos, a luta ecológica, o pacifismo indiano, a revolução sexual. Cada qual, a seu modo, impôs a sua agenda e causou profundas mudanças na sociedade. Ganha a democracia.

Na questão agrária brasileira, o mando da oligarquia rural enfrentou a resistência não da política tradicional, mas da opinião pública formada nas cidades. A partir das Ligas Camponesas, movimento reformista surgido em Pernambuco no início dos anos 60, a sociedade acordou. Chega de latifúndio.

Da teoria para a dura realidade. Audiência realizada na Câmara dos Deputados, dias atrás, escancarou a violência rural implantada no sul do Pará. Bandoleiros fortemente armados invadem fazendas, fazem reféns e expulsam moradores. Saqueiam e depredam, roubam gado, tratores, arame de cerca. Fazem barbaridades.

Duas regiões do Pará sofrem o banditismo no campo. Um foco está em Marabá, envolvendo os municípios de Parauapebas, Canaã, Curionópolis e Eldorado dos Carajás. Outro acomete Redenção, abrangendo Cumaru, Santana do Araguaia e Pau D’Arco. Cerca de 160 propriedades já contabilizam prejuízos de R$ 100 milhões. Neste momento, 27 fazendas, com 100 mil cabeças de gado, encontram-se dominadas pelas quadrilhas rurais.

Em 17 de outubro último, relatório reservado da polícia paraense descrevia assim a situação encontrada na Fazenda Colorado: "Ao chegar, ainda no asfalto, fomos recepcionados por oito elementos fortemente armados, com armas de grosso calibre, alguns encapuzados em suas motocicletas, dizendo textuais ‘o que vocês querem aqui, não é para entrar, vocês são conhecidos do dono da fazenda?’ Em ato seguinte relatamos aos meliantes, os quais não foram presos em flagrante delito pelo fato da equipe de policiais encontrar-se naquele momento em desvantagem numérica, que apenas estávamos passando pelo local e o que nos chamou a atenção foi a faixa colocada na entrada da porteira, e nada mais, posteriormente seguimos nosso destino."

Amedrontados, acovardados diante dos invasores, os policiais temem especialmente a Liga dos Camponeses Pobres (LCP), que domina a região de Redenção. Treinada, dizem por lá, por gente do Sendero Luminoso (grupo guerrilheiro de inspiração maoísta do Peru), a organização não brinca em serviço. Se os policiais fogem do pau, imaginem os proprietários rurais.

Na região de Marabá impera o MST. É paradoxal. Perto de 15% do volume da reforma agrária brasileira ocorreu naquele canto. Cerca de 100 mil famílias receberam terras nas centenas de projetos de assentamento. Mas, ao invés de acalmar, aumentou a violência rural.

Argumenta-se que são griladas as terras do sul do Pará. É sabido que, entre os anos 60 e 70, muita gente graúda se apoderou daqueles férteis solos, totalmente florestados, áreas consideradas devolutas. Ocorreu por lá uma espécie de Eldorado tupiniquim. Na verdade, um assalto à natureza. Garimpeiros, madeireiros, prostitutas, fazendeiros, posseiros, todos se uniram, com apoio do regime militar, para dilapidar os fartos recursos naturais. Triste história.

O erro do passado cobra a conta no presente. O caos fundiário se instalou naquelas bandas, onde escritura de terra, mesmo registrada no cartório, não vale uma pena. Terra sem lei. A insegurança jurídica sobre a propriedade fermenta a cobiça. Daí para a violência a porta é curta.

A situação é apavorante. Haverá confronto, a vida por um fio. Grave, acima de tudo, afora o conflito real, é o governo estadual afirmar, calmamente, que está negociando com os "movimentos sociais" da região. Movimentos sociais?

Ora, treinamento na selva, ordem unida, comando militarizado, logística de deslocamento, esquema financeiro, nada disso pertence à história dos verdadeiros movimentos sociais. O que se vê acontecer no sul do Pará é puro banditismo rural. Gente criminosa, organizada, se disfarça de sem-terra para assaltar e roubar. Um logro para enganar a opinião pública.

Cabe ao Estado, não às milícias, botar ordem naquela bagunça fundiária, fazendo imperar a justiça no sul do Pará. Aceitar que grupos organizados decidam, por conta própria, arrebentar o patrimônio alheio afronta a democracia. No campo ou na cidade, na agricultura como na indústria. Configura crime, incitação à barbárie, cultivo da violência.

Este é o ponto. Valorizar o movimento social significa cultivar a liberdade. Não destruí-la.

{mospagebreak}

4. Deputado ruralista Ronaldo Caiado apresenta denúncias sobre supostas atuações de milícias no Pará.

Morillo Carvalho. Repórter da Agência Brasil. Roosewelt Pinheiro/ABr. Brasília - O ministro da Justiça, Tarso Genro, participa de audiência pública na Comissão de Agricultura, Pecúaria, Abastecimentoe Desenvolvimento Rural da Câmara.

Brasília - Em audiência de mais de quatro horas na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, o ministro da Justiça, Tarso Genro, ouviu reivindicações de deputados que defendem uma posição mais enérgica da pasta nas questões do campo.

Parlamentar da bancada ruralista, Ronaldo Caiado (DEM-GO) apresentou uma série de denúncias sobre a situação no Sul do Pará.

Segundo ele, 160 fazendas foram ocupadas por grupos que "se travestem de movimentos sociais" para estabelecer uma espécie de “estado paralelo” na região.

Ele classificou-os de “bandidos, traficantes e pistoleiros” durante a apresentação na comissão, na qual usou fotografias e vídeos para mostrar o que defendia.

Caiado também acusou a governadora do estado, Ana Júlia, de ser conivente com as ações de grupos aos quais chamou de "milícias".

“No Pará, não existe Estado democrático de direito. O governo proibiu a atuação policial nas áreas ocupadas”, disse, acrescentando que a medida consta de uma resolução do diretor de Polícia do Interior, o delegado Miguel Cunha Filho.

O deputado apresentou uma fotografia do documento para mostrar o que afirmava.

Caiado disse, ainda, que os grupos são equipados com armas de grosso calibre, fornecidas pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

"Uma triste radiografia que pude aqui expôr. Invasões, saques, mortes, destruição e rastros de destruição que caminham não só no Sul do Pará, mas em vários estados do Brasil, comandados por esses movimentos ditos sociais, que, na verdade, são treinados pelas Farc e pelo Sendero Luminoso, grupo guerrilheiro do Peru, cuja atuação ocorreu, principalmente, nas décadas de 70 e 80".

Ainda segundo o deputado, os grupos seriam responsáveis, este ano, por um prejuízo de R$100 milhões aos fazendeiros da região, provocado, principalmente, pela "matança" de 100 mil cabeças de gado. Os grupos também teriam destruído, de acordo com Caiado, 250 mil hectares de áreas ambientais protegidas.

A presidente do Sindicato Rural de Redença (PA), Rosângela Hanemann, reiterou as denúncias.

"São pessoas com ideologias, que querem que o latifúndio seja destruído. Não temos só grandes latifúndios sendo invadidos, temos, inclusive, representantes de uma associação de um assentamento que estão sendo ameaçados, extorquidos e invadidos".

Ao final da audiência, o ministro disse que a segurança pública em geral é de responsabilidade dos estados, cabendo a eles o cumprimento da lei, a proteção e o combate ao crime.

"Quando a segurança se torna uma questão mais complexa, que envolve questões nacionais, crime ramificado nacional ou internacionalmente, comoção social em que a autoridade local precise da presença da União, essa presença será efetivada".

Tarso acrescentou que a Polícia Federal (PF) já está atuando no estado. "E vai aprofundar suas operações lá".

Questionado sobre a falta de visibilidade dessas ações, o ministro esclareceu que elas não aparecem porque fazem parte do serviço de inteligência da Polícia Federal.

"[As ações] demoram um pouco. Não há mais aquele inquérito policial de parte da PF, onde você prendia uma pessoa, batia nela e ela dava o roteiro da investigação através da violência".

{mospagebreak}

Extra: Guerrilhas penetram no Brasil.

MidiaSemMascara.org

Resumo: Sem que a opinião pública brasileira seja devidamente informada, organizações terroristas atuam em território nacional e trabalham para a criação de "santuários" em solo brasileiro.

Se a infiltração narco-marxista dos países vizinhos continuar, há o risco de reservas indígenas e assentamentos virarem “santuários” para guerrilheiros.

À distância pareciam índios, mas resistiram com armas automáticas a um helicóptero e lanchas dotadas de artilharia, do Comando Militar da Amazônia (CMA), em julho último, na fronteira com o Peru. De fato “não havia índios [...]. Havia brancos disfarçados de índios. Estavam equipados e agiam com a disciplina que só o treinamento confere” 1, declarou um oficial brasileiro no teatro de operações.

Por trás desses “índios” atuava o Sendero Luminoso, guerrilha comuno-maoísta em plena reorganização no Peru. Trata-se do mais extremista movimento guerrilheiro já aparecido no nosso continente. Prega uma revolução como a do Khmer Rouge no Camboja: esvaziamento das cidades e extermínio dos proprietários, burgueses, e até dos simplesmente alfabetizados; e a reeducação dos sobreviventes em assentamentos agrários, verdadeiros campos de concentração. A experiência no Camboja custou a vida de 25 a 30% da população, deixando gerações inteiras quebradas psicologicamente e deficientes devido à desnutrição. O Sendero Luminoso mistura essa fórmula com forte dose de indigenismo, bem ao gosto da Teologia da Libertação. O líder, Abimael Guzmán, encarcerado num presídio em Lima, dirige o ressurgimento do movimento. E emissários dele já têm promovido reuniões e distribuído panfletos para professores e alunos da USP e da Unicamp 2.

O Comando Militar da Amazônia e a Polícia Federal registraram incursões do Sendero Luminoso no Acre, e vão instalar mais cinco pelotões de fronteira entre as cidades de Estirão do Equador (AM) e Cruzeiro do Sul (AC).

Infiltração guerrilheira ameaça a soberania nacional.

Em 2004, os soldados brasileiros transferidos para a fronteira com a Colômbia e a Venezuela chegarão a 23 mil. O CMA contabilizou pelo menos 11 frentes das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) na região da Cabeça do Cachorro e na entrada no Rio Negro. Lá, os atritos com os guerrilheiros colombianos são mantidos em sigilo e as baixas são atribuídas a acidentes. “Mas basta observar o que está acontecendo nos aeroportos de Porto Velho, Boa Vista e de Manaus para perceber que os três estão se transformando em bases da aviação militar”. Esta declaração é do missionário americano William Parsons, conhecido como padre Biló, que há sete anos trabalha na região. Ele nunca viu “tanta gente de farda, tanto helicóptero armado e tanto avião camuflado” 3.

A recente revolução na Bolívia vem acrescentar mais uma fronteira inquietante. Empreendida em nome do cultivo da droga e do anti-neoliberalismo, tal revolução contou com o apoio das mesmas guerrilhas narco-marxistas da Colômbia e do Peru 4.

De “reserva indígena” a “santuário de guerrilheiros”.

A guerrilha marxista procura alistar indígenas brasileiros. Dois deles, recrutados à força pelas FARC, conseguiram escapar e narraram a sua odisséia. “É uma confirmação de que as guerrilhas estão recrutando brasileiros, a maior parte deles índios” 5, declarou um porta-voz da Polícia Federal em São Gabriel da Cachoeira (AM). A PF suspeita que a guerrilha tenha engajado assim dezenas de indígenas brasileiros em nosso território, para obrigá-los a se unirem à luta armada.

A escolha dos silvícolas não é casual. Se a guerrilha reunisse um certo número deles, poderia pleitear um “santuário” em alguma reserva indígena, explorando a atual legislação brasileira que institui enormes privilégios para os índios. Um “santuário” análogo ao que as FARC detiveram na Colômbia durante anos, e depois perderam por exigência da opinião pública colombiana. Tal reduto viria também ao encontro do sonho comuno-missionário de certos prelados, favoráveis a repúblicas autônomas tribais e autogestionárias, as quais, de fato, desmembrariam o Brasil.

MST e a guerrilha marxista-leninista.

Segundo os serviços de inteligência do país, as FARC teriam produzido 17 outras organizações análogas na América Latina. No Brasil, o maior grupo é abrigado pelo movimento dos sem terras. Ele já está disposto à luta armada, mas, antes de começá-la, aguarda reunir um número suficiente de combatentes 6.

As FARB (Forças Armadas Revolucionárias do Brasil), em via de formação, querem forçar a reforma agrária e a distribuição da renda. Para isso estariam se articulando em acampamentos de sem-terra próximos a hidroelétricas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, especialmente no Pontal do Paranapanema. Delwek Matheus, coordenador nacional do MST, insinuou que a decisão de entrar pela via das armas estaria sendo tomada na região “urbana” 7. Nas escolas do MST, há muito tempo o ensino da teoria e das táticas revolucionárias é parte essencial do currículo.

O perigo não se funda apenas em indícios factuais. Há uma relação intrínseca entre reforma agrária e guerrilha. O famigerado - mas tão cultuado pelo MST - Che Guevara encarregou-se de explicar tal união. Em seu manual A guerra de guerrilhas, ele martela incessantemente que “o guerrilheiro é, antes de tudo, um revolucionário agrário”, e que “a base das reivindicações sociais que levantará o guerrilheiro será a mudança da estrutura da propriedade agrária. A bandeira da luta durante todo este tempo será a reforma agrária” 8.

Desta maneira, enquanto as forças armadas nacionais vigiam uma extensíssima fronteira, consumindo o seu minguado orçamento, avoluma-se às suas costas um perigo muito maior e mais espalhado, sob a égide do MST e da CPT (Comissão Pastoral da Terra). Perigo esse, entretanto, que poderá ser dissipado, caso a parte sadia da opinião pública brasileira venha a reagir a tempo, movida pela fé e pelo patriotismo.


Notas: 1. “O Estado de S. Paulo”, 13-10-03.
2. Id., ibid.
3. “O Estado de S. Paulo”, 21-9-03.
4. “Jornal do Brasil”, 15-10-03.
5. “Jornal do Brasil”, 4-10-03.
6. “O Estado de S. Paulo”, 21-9-03.
7. “Jornal do Brasil”, 14-9-03.
8. Che Guevara, La Guerra de Guerrillas, cap. I, Principios generales de la lucha guerrillera.

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS