Solidariedade ao povo pobre, aos posseiros e aos camponeses, vítimas do terror policial

27 de novembro de 2007
 
Ao Movimento Sindical Democrático
Às organizações de Direitos Humanos

Solidariedade ao povo pobre, aos posseiros e aos camponeses, vítimas do terror policial do Governo do Pará

 



Conclamamos todos os verdadeiros democratas a se mobilizarem para apoiar os camponeses do Sul do Pará, violentamente atacados pela polícia militar da Governadora Ana Júlia (PT), no último dia 19 de novembro.

Denunciados, sumariamente julgados e condenados por reportagens mentirosas, fascistas e reacionárias da Revista Veja e do Jornal Folha de São Paulo, milhares de camponeses que lutam pela posse da Fazenda Forkilha e outras centenas de posseiros da região foram atacados por uma verdadeira operação de guerra com o apoio do Exército, Policia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Civil. Tal ação esteve protegida por mandatos judiciais de prisão contra ativistas de diversos movimentos, principalmente os companheiros da LCP do Sul do Pará e Tocantins, porque seria impossível aos latifundiários ilegais da região obter mandados de reintegração de posse minimamente defensáveis do ponto de vista jurídico, além do que seriam completamente imorais.

A gravidade é tal que mesmo algumas entidades, que têm vínculo público com a Governadora, denunciaram as torturas com afogamentos, asfixiamento com sacos plásticos, espancamentos e etc. E também que centenas de mulheres e crianças estão sem contatos com seus familiares.

O que estas entidades, a Polícia Militar e Civil, a imprensa reacionária e a governadora escondem é que diversos ativistas, principalmente da Liga dos Camponeses Pobres, todos com atuação pública, conhecidos pelos próprios órgãos dos governos estadual e federal como representantes legítimos dos camponeses nas áreas em que atuam estão vivendo sob intensa perseguição, sob verdadeiro terror do Estado.

Através desta imprensa tendenciosa da governadora Ana Júlia (PT) e chefes de polícia, lançaram a pecha de bandidos sobre trabalhadores para em seguida desatar verdadeira caçada.

Quase todos ativistas estão com mandado de prisão, são perseguidos pelas patrulhas policiais e por bandos de pistoleiros. Um conhecido líder camponês de Redenção, de nome Rivaldo, foi brutalmente assassinado com dois tiros na cabeça, o que sequer foi citado pela imprensa ou notas oficiais do governo. Companheiros já não conseguem contatar suas famílias há quase dez dias. É um verdadeiro Estado de Sítio!

Tudo isso para impedir a denúncia do latifúndio, do trabalho escravo e da pistolagem dos latifundiários no Sul do Pará. Para impedir a denúncia da "ação pacífica" da polícia da governadora Ana Júlia (PT). Para lograr a eliminação dos ativistas combativos e de todos os posseiros do Sul do Pará, para defender o latifúndio e os interesses de assassinos e escravocratas como Jairo Andrade, da Forkilha; Daniel Dantas, do Banco Oportunity, e de muitos outros conhecidos bandidos de alta classe.

E mais: para impedir que a revolta que tomou conta dos camponeses pobres e mesmo de amplos setores de pequenos comerciantes e pequenos proprietários, de Conceição do Araguaia, Redenção, Santa Maria das Barreiras, Cumaru do Norte, enfim, de todo o Sul do Pará, se organizem definitivamente! Não conseguirão!

É necessário apoio jurídico, financeiro e de imprensa, em caráter urgente, no Sul do Pará.

Temos certeza que os companheiros saberão fazer chegar esse apoio.


Comissão Nacional das Ligas de Camponeses Pobres

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS