Repúdio à prisão e criminalização de camponeses e do povo pobre do Pará

O Núcleo dos Advogados do Povo (NAP-Brasil) recebeu e divulga a nota abaixo, a respeito dos acontecimentos recentes no sul do Pará.

O NAP questiona a legalidade da chamada "Operação Paz no Campo" e das respectivas prisões, agressões e desaparecimentos de trabalhadores acusados de "bandoleiros" e "bandos armados", bem como questiona a veracidade das provas atribuídas contra eles. Tal operação em nada difere do Terrorismo de Estado tão praticado e difundido em vários países, inclusive no Brasil, justificado pela doutrina norte-americana de "guerra ao terror". 

Repúdio à prisão e criminalização de camponeses e do povo pobre do Pará

A Liga Operária e a Comissão Nacional da Liga dos Camponeses Pobres repudiam as violências, prisões e arbitrariedades cometidas contra os camponeses pobres do Pará. A mando da governadora Ana Júlia Carepa – PT, foi deflagrada uma operação criminosa contra o povo da região, denominada "Operação Paz no Campo", verdadeira "Operação Violência no Campo", desencadeada desde a última segunda-feira, dia 19, pela polícia militar, com apoio do exército e policia rodoviária federal. O povo pobre e honesto do sul do Pará, que na luta pela sobrevivência ocupa os imensos latifúndios da região, foram caçados, espancados e tratados como animais.

Repudiamos as agressões e prisões violentas e arbitrárias de mais de 100 camponeses e de lideranças sindicais. Repudiamos a campanha de criminalização da Liga dos Camponeses Pobres e a campanha de terror realizada pelas hostes policiais a serviço do latifúndio.

Repudiamos veementemente a campanha histérica e reacionária movida pela imprensa burguesa, como a revista Veja e jornal Folha de São Paulo, porta-vozes dos bandidos latifundiários, da grande burguesia e bancos.

Repudiamos a operação de guerra desencadeada contra as 1.000 famílias de camponeses pobres que desde o último dia 22 de setembro ocupam o latifúndio Forkilha, de 22 mil hectares, em Santa Maria das Barreiras, sul do Pará; que estava nas mãos do latifundiário escravista e grileiro de terras, Jairo Andrade.

Jairo Andrade Bezerra, falecido há 4 anos, teve seu nome incluído na Lista Suja do Trabalho Escravo, condenado por manter 97 trabalhadores escravizados na Fazenda Forkilha. Apesar de denunciado por trabalho escravo (desde final dos anos 60), Jairo Andrade sempre recebeu vultuosos recursos da SUDAM com a desculpa de que seria para investir naquelas terras improdutivas. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, em 5/11/1994, Jairo Andrade — acusado de contratar pistoleiros para assassinar o ex-deputado e advogado de posseiros Paulo Fonteles e inúmeros trabalhadores rurais — não desconversou: descreveu mortes das quais participou, informou onde enterrou as vítimas e fez ameaças. Como sempre acontece com os crimes do latifúndio em nosso País, nada aconteceu a este bandido, réu confesso.

Durante a odiosa operação de guerra contra os camponeses, o Exército chegou até a fechar a rodovia BR-158, entre Redenção e Santa Maria das Barreiras, no sul do Pará, para que as Polícias Militar e Civil cumprissem as barbaridades contra os camponeses e para desocupar 21 latifúndios na região. Esta verdadeira operação de guerra conta com cerca de trezentos policiais do Comando de Missões Especiais (CME) da Polícia Militar, policiais civis, bombeiros militares, Detran e peritos do Centro de Perícia, do Centro Integrado de Operações (CIOP) e do Centro Estratégico Integrado da Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup). A operação utiliza mais de 40 carros, ônibus, quatro helicópteros, e até um motoplanador da PM.

A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa - PT, desencadeou essa feroz repressão a partir da campanha encomendada pelos latifundiários, orquestrada pela imprensa reacionária, principalmente pela revista Veja e jornal Folha de São Paulo, que criminalizam os camponeses tratando-os como "bandidos", insuflando a repressão contra o povo pobre e protegendo os bandidos latifundiários. Após uma série de reportagens caluniadoras, provocadoras e reacionárias da revista Veja, que tratava os camponeses e o povo do sul do Pará como um "bando de criminosos" a governadora do PT redobrou os ataques furiosos contra a justa luta camponesa.

Exigimos a imediata libertação dos camponeses e o fim da repressão!

Terra para quem nela trabalha!

Conquistar a terra, destruir o latifúndio! 

Liga Operária

Comissão Nacional da Liga dos Camponeses Pobres

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS