Consulta pública sobre indicadores para concessões florestais


Está aberta na página eletrônica do Serviço Florestal Brasileiro uma consulta pública sobre os indicadores que definirão as melhores propostas nas concessões florestais. Esses indicadores são exigência da Lei de Gestão de Floresta Pública para serem utilizados nos processos de licitação que combinam melhor preço com critérios técnicos. Sugestões podem ser enviadas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A consulta será feita apenas pela internet. Interessados podem conhecer a tabela com os indicadores pela internet até o dia 21 de setembro no sítio do Serviço Florestal: http://www.florestal.gov.br
http://www.servicoflorestal.gov.br


Esses critérios levam em consideração quatro fatores: menor impacto ambiental, benefício social, eficiência no uso dos recursos florestais e agregação de valor. Para que esses critérios sejam efetivos, a Lei exige que indicadores claros e mensuráveis sejam estabelecidos para cada um desses quatro critérios. Os indicadores poderão ser usados para eliminação, classificação ou bonificação (desconto no preço durante a execução do contrato de concessão, de acordo com a performance do concessionário).

Por exemplo, no critério benefício social, foi sugerido o indicador "número de empregos decorrentes da concessão". Já no critério impacto ambiental, foi proposto o indicador "Implementação de programas de conservação da fauna".

"Essa discussão é importante porque esses indicadores definirão as propostas vencedoras nas licitações para concessões florestais", garante Tasso Azevedo, diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro. "Trata-se de uma inovação da Lei de Lei de Gestão de Florestas Públicas, uma vez que na seleção das melhores propostas, os critérios técnicos terão sempre peso maior do que o critério preço", conclui Tasso.

Crédito da imagem: MMA
(Envolverde/MMA)

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS