Mudança climática: Além de Kyoto

Viena, 29/08/2007 – As emissões de gases causadores do efeito estufa alcançarão seu grau máximo nos próximos 10 a 15 anos e deverão diminuir pela metade a partir daí e até 2050, em relação aos valores atuais. Foi o que afirmou Yvo de Boer, secretário-executivo da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática, entrevistado ontem pela IPS na capital da Áustria. Segundo de Boer, este é o único modo de evitar catástrofes ambientais e humanitárias associadas com o aquecimento global. "Os países industrializados devem reduzir entre 25% e 40% suas emissões de gases causadores do efeito estufa após 2012", afirmou. Porém, os países pobres emergentes devem aceitar que também têm um papel a cumprir na redução das emissões, acrescentou. 


A Convenção Marco, cuja sede administrativa fica na cidade alemã de Bonn, é a agência da Organização das Nações Unidas encarregada de implementar o Protocolo de Kyoto, que em 1997 estabeleceu uma redução nas emissões de gases que causam o efeito estufa para as nações industrializadas. De Boer participa da nova rodada de negociações sobre mudança climáticas em Viena, que começaram segunda-feira e terminarão na próxima sexta-feira. Esta reunião é preparatória para a próxima conferência das partes da Convenção Marco, que acontecerá em dezembro na ilha de Bali, na Indonésia. Espera-se que os participantes dessa reunião avancem em um novo plano internacional para a redução de emissões depois de 2012, quando expirar o Protocolo de Kyoto.

As conversações na capital austríaca proporcionarão à conferência de Bali informação sobre necessidades financeiras para minimizar a mudança climática e suas conseqüências sociais e econômicas. "As medidas de mitigação necessárias para a redução das emissões requerem entre US$ 200 bilhões e US$ 210 bilhões por ano", disse de Boer. A rodada de Viena também avalia o fundo de adaptação de Nairóbi, criado na capital do Quênia em 2006. Este fundo dará aos países em desenvolvimento financiamento adicional para enfrentar as conseqüências da mudança climática.

Novos passos nas políticas globais contra a mudança climática estão sendo gestionados, assegurou de Boer à IPS. "Inclusive o presidente George W. Bush decidiu pegar o touro à unha e apresentou uma proposta que será discutida pelos governos dos maiores emissores de gases que provocam o efeito estufa no próximo mês em Washington", acrescentou o especialista. As nações mais industrializadas, especialmente os Estados Unidos, junto com China e Índia, representam 85% das emissões globais. Estes países também representam 70% da população global e 85% do produto interno bruto global.

Porém, o aquecimento global afeta a população do mundo todo. Suas conseqüências são sentidas em forma de inundações, furacões, secas e maior incidência de doenças como a malária. Monyane Moleleki, chanceler do Lesoto, disse à IPS que a mudança climática tem profundos efeitos sobre a agricultura. "Os agricultores sofrem porque nada acontece quando deveriam acontecer. As estações tradicionalmente chuvosas já não são previsíveis. A quantidade de secas duplicou desde o final dos anos 70 e as chuvas, quando chegam, chegam em volume excessivo", afirmou o diplomata.

De Boer disse que as conversações de Viena podem não levar a "decisões espetaculares", mas "basicamente mostrar como podemos promover medidas políticas pra conseguir reduções nas emissões". O granadino Leon Charles, que preside o grupo de trabalho especial para conseguir dos países industriais signatários do Protocolo de Kyoto um maior compromisso, afirmou que as conversas em Viena não estabelecerão objetivos de caráter obrigatório sobre redução de emissões. Mas esta reunião deveria enviar "um forte sinal sobre a integridade ambiental do mundo industrializado". (IPS/Envolverde)

Crédito da imagem: Sxc.hu
(Envolverde/ IPS)

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS