Famílias de trabalhadores presos no MT passam necessidades

 

Grupo de 14 pessoas que protestou em usina do Mato Grosso por atraso de salários permanece preso há mais de três semanas; Ministério Público se posicionou a favor da manutenção da prisão.

 

"Ele é que botava comida na boca dos filhos. E vai fazer mais de dois meses que não vem dinheiro. São os vizinhos que estão emprestando um pouco de arroz e feijão pra gente poder sobreviver." É assim que Laudeci Farias, moradora de Paraibano (MA), resume a vida que tem levado nas últimas semanas. Ela é esposa do trabalhador rural Francisco Souza, que está na cadeia há 24 dias por protestar contra um atraso no salário. Francisco foi preso com mais treze colegas em 23 de junho, em Confresa (MT), depois de bloquear a entrada da destilaria Araguaia para exigir o acerto de um pagamento atrasado.

A advogada de defesa enviada pela Prelazia de São Félix do Araguaia, Maria José Moraes, já enviou à Justiça um pedido de liberdade provisória. Contudo, na última quinta-feira (12), o Ministério Publico do estado emitiu um parecer ao juiz de Porto Alegre do Norte (MT), onde os trabalhadores estão presos, pedindo a manutenção da prisão deles.

Segundo a promotora de Vila Rica (MT), Alessandra Godoi, responsável pelo caso, é preciso mantê-los na cadeia porque quase todos são do Maranhão, e residem longe do local do crime. "Da maneira como foi o piquete, é necessário garantir a ordem pública. Isso abalou a comunidade. Além disso, todos eles são trabalhadores que não residem na região. Para responder o processo e aplicar a pena, é mais fácil dessa maneira.", afirma a promotora.

O Ministério Público também apresentou denúncia contra os trabalhadores pelo crime de nº 202 do Código Penal, que é o de "invadir ou ocupar estabelecimento industrial, comercial ou agrícola, com o intuito de impedir ou embaraçar o curso normal do trabalho, ou com o mesmo fim danificar o estabelecimento ou as coisas nele existentes ou delas dispor".

Para Maria José, os trabalhadores teriam direito à liberdade mediante pagamento de fiança, mas essa possibilidade não foi oferecida. "No crime em que foram tipificados, a pena mínima é de um ano e a máxima de três. A lei diz que, quando a pena mínima é inferior a dois anos, cabe fiança, e a Constituição diz que ninguém pode ser mantido preso quando for possível a fiança."

Enquanto o juiz não se pronuncia, as famílias dos trabalhadores da cana sofrem com a ausência dos parentes - a maioria deles é do Maranhão - e com as dificuldades financeiras. "Há famílias que estão no desespero, querendo vender a casa para tentar tirar a gente daqui. Quando a família de um aqui veio do Maranhão para visitá-lo, contou que o pessoal lá não come, está passando fome", conta José Cláudio da Silva, que também está preso em Vila Rica.

As famílias também lamentam a falta de recursos para contratar advogados e visitar parentes: "Não temos dinheiro para contratar ninguém, pois o único dinheiro que tínhamos era o que vinha de lá.", explica Valdeci.

De acordo com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Confresa, Aparecida Barbosa, os empregados pediram demissão da destilaria Araguaia, mas a prisão deles fez com que até agora não pudessem receber o salário atrasado: "Como não podem ficar com dinheiro na prisão e o sindicato não tem estrutura para guardar a quantia, seus pagamentos ainda estão na empresa, e eles aguardam a liberdade para ir buscá-lo", conta.

Crédito da imagem: Leonardo Sakamoto
(Envolverde/Repórter Brasil)

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS