Branqueamento colossal de corais é registrado

São extremamente preocupantes e cada vez mais evidentes os efeitos do aquecimento das águas sobre os recifes de coral, alertam pesquisadores de instituições de pesquisa no Oceano Índico e sudeste asiático.

O aumento das temperaturas como resultado do fenômeno El Niño entre 2009 e 2010 causou a mortalidade em massa de recifes de corais no Oceano Índico e Sudeste Asiático.

Nas Filipinas, segundo pesquisas da Endangered Species International (ESI), cerca de 95% dos corais sofreram branqueamento, que ocorre quando as algas vivendo dentro dos tecidos dos corais são expelidas. Isto é resultado do stress desencadeado por fatores ambientais como as flutuações na temperatura da superfície do oceano.

“Em uma das nossas áreas de conservação antes do evento do branqueamento, os corais mortos representavam apenas 20%, após esta percentagem subiu para 95% dos corais”, lamentou o presidente da ESI Pierre Fidenci, em artigo divulgado pelo Mongabay, completando que a maioria agora está coberta de algas e alguns já mostram sinais de cascalho.

A mortalidade em massa também foi observada em muitos outros locais ao redor das Filipinas. Fidenci acredita que esta catástrofe ambiental será considerada como o maior evento de branqueamento já registrado no local, ainda maior do que o ocorrido em 1998.

Os corais podem se recuperar do branqueamento dependendo do grau de distúrbio humano, como sobrepesca e poluição, e da exposição às anomalias nas temperaturas, que sendo muito longas e extremas causam mortalidade significativa.

As conseqüências deste evento de grande escala ainda não são totalmente compreendidas, porém a diversidade e as populações de peixes serão altamente afetadas, o que traz impactos não apenas ecológicos como no modo de vida dos pequenos pescadores e nas atividades turísticas.

Indonésia

Em agosto a ONG Wildlife Conservation Society já havia divulgado um alerta que mais de 60% dos corais da província de Aceh no norte da Ilha de Sumatra haviam sofrido branqueamento.

Dados do site Coral Hotspots da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), demonstram que as temperaturas não só da região, mas ao longo de todo o Mar de Andaman, que além de partes da Indonésia abrange Sri Lanka, Tailandia e Malásia, atingiram o pico em maio com 34ºC, um aumento de 4 ºC em relação às médias de longo prazo. Outros eventos de branqueamento foram registrados nos demais países.

Riqueza

De acordo com a ESI, existem 845 espécies conhecidas de corais que constroem os recifes, destas 231 estão ameaçadas, mais do que qualquer outro grupo de animais terrestres (exceto pelos anfíbios).

Apesar de freqüentemente serem confundidos com rochas ou plantas, os corais são compostos de minúsculos animais muito frágeis, chamados pólipos. Os ecossistemas constituídos por eles servem de apoio para cerca de 25% de todas as espécies marinhas.


(Envolverde/Carbono Brasil)

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS