ESCURECIMENTO GLOBAL?

Na segunda metade do século 20, o mundo tornou-se, literalmente, um lugar mais sombrio. Desafiando a expectativa e a explicação fácil, centenas de instrumentos ao redor do mundo registraram uma queda na luz solar que alcança a superfície da Terra de até 10% do fim dos anos 50 ao início dos 90 ou entre 2% e 3% por década. Em algumas áreas, como Ásia, Estados Unidos e Europa, a queda foi ainda maior. Em Hong Kong, a incidência de luz do Sol diminuiu 37%.

 

Fonte: Esta materia foi fundamentado num programa da National Geographic.

É um paradoxo que envolve o Aquecimento Global e que somente agora os cientistas estão começando a discutir.

Após o 11 de setembro de 2001, e durante 3 dias, os céus dos EUA foram "fechados" para o tráfego de aviões. O pesquisador David Travis, que durante 15 anos vêm estudando os rastros de condensação deixados pelos aviões no céu a grandes altitudes, percebeu que durante esses três dias os céus americanos ficaram incrivelmente límpidos, com um azul não registrado há anos, e que a temperatura tinha subido em quase todo o país em cerca de 1º C. Em 3 dias sem tráfego aéreo, um aumento de 1º C!

 

11/09/2001

Neste 3 dias, o céu dos EUA teve uma drástica queda no escurecimento global. Existem fotos em que até 70% do céu da Califórnia esta encoberto por "nuvens" produzidas por aviões.

Trilha de condensação

Em 1950, em Israel, o pesquisador Gerry Stanhill, mediu a incidência de radiação solar refletida pelo solo da então recém-criada nação para a construção de canais de irrigação. Na década de 90, ele resolveu medir novamente, para ver se seus números ainda estavam válidos. Para seu espanto, estava incidindo 22% menos radiação solar em 1990 que em 1950. Ele publicou seus trabalhos, mas foi ignorado pela comunidade científica, que estava iniciando o discurso sobre o Aquecimento Global, então como poderia um cientista afirmar que em Israel a radiação solar estava 22% mais fraca? Se tal afirmação fosse verdadeira, deveria ter sido registrada alterações na temperatura média de Israel, que deveria então estar bem mais fria. Era uma contradição!

Se estivesse tendo menos radiação solar incidindo sobre a Terra, o mundo deveria ficar mais frio. Mas a Terra está ficando mais quente, devido ao Aquecimento Global.

Na Alemanha, a pesquisadora Beate Liepert também encontrou resultados semelhantes ao medir a radiação solar nos Alpes da Bavária. Como era de esperar, seus resultados foram desprezados pela comunidade científica.

Estava acontecendo na Alemanha e em Israel, e alguns pesquisadores começaram a procurar sobre o assunto independentemente. Eles encontram os mesmos dados: de 1950 a 1990, o nível de radiação solar incidente sobre a Terra tinha caído: 9% na Antártica, 10% nos EUA, quase 30% na Rússia e 16% em partes das ilhas Britânicas. Era um fenômeno global, que foi batizado por Gerry Stanhill como "

ESCURECIMENTO GLOBAL".

Mas na verdade, este não era o único fenômeno a contradizer o Aquecimento Global... Na Austrália, os biólogos Michael Roderick e Graham Farqurar, que trabalham com a medição da Taxa de Evaporação, que nada mais é que a determinação da quantidade de água que se precisa repor após 24 horas e uma vasilha com água exposta ao sol para ele voltar ao nível que estava antes de sofrer os efeitos da evaporação. Eles verificaram que a taxa de evaporação da água estava diminuído, e comprovaram que vários observatórios meteorológicos pelo mundo já tinham observado isso, como também muitos fazendeiros (que mantêm alguns instrumentos metereológicos para controle de produção). Os dados que eles utilizaram estão sendo coletados não a alguns anos, mas a 100 anos. Este é mais um paradoxo: como a taxa de evaporação da água nas panelas diminuía se a temperatura do planeta está subindo? Roderick e Farqurar concluíram que se a taxa estava caindo só poderia ser por um motivo: está diminuindo a reflexão da radiação no solo.

 

 

Tinas de evaporação da uma Estação Agro-meteorológica

Estaria a diminuição da Taxa de Evaporação da Água ligada ao fenômeno do Escurecimento Global?

Um dos biólogos encontrou um artigo, por acaso, intitulado"Evaporação Perde Força", que reportava o declínio da Taxa de Evaporação sobre a Rússia, EUA e Leste Europeu! O artigo fazia a ligação dos dados da medição da reflexão da luz solar com a diminuição da Taxa de Evaporação, o que reforçava a veracidade do Escurecimento Global.

O que poderia estar fazendo isto? Sabemos que a quantidade de radiação emitida pelo Sol não têm sofrido variações, então o fenômeno é terrestre... Pesquisando as Ilhas Maldivas, um dos maiores climatologistas do mundo, Veerabhadran Ramanathan, da Universidade da Califórnia. As ilhas do norte são atingidas por uma corrente de ar quente e poluído (que chega a ter 3 Km de altura), vinda de um dos maiores poluidores do mundo, a Índia, mas as ilhas do sul são atingidas por uma corrente de ar frio e puro, proveniente da Antártica. As ilhas do norte recebiam 10% menos energia que as do sul. O pesquisador esperava, encontrar valores em torno de 0,5 a 1%, mas ele foi 10 vezes maior!

Assim, a poluição poderia ser a responsável. A causa:

Queimar combustível não produz somente a poluição invisível, responsável pelo Aquecimento Global, mas também produz a poluição visível, pequenas partículas de fuligem, poeira etc, que estariam contribuído para a condensação do ar, formando nuvens mais espessas, escuras, extensas, que atuam como gigantescos espelhos naturais, refletindo de volta os raios solares, ao mesmo tempo que retêm o calor absorvido pela Terra, alterando o padrão climático do planeta.

Assim, estamos diante de um grande paradoxo: Se diminuirmos os poluentes do ar (que causam o Aquecimento Global), estaremos diminuindo o Escurecimento Global, aumentando a temperatura do planeta.

Na Europa, onde a consciência ecológica vêm ditando regras para a indústria, com a adoção de instrumentos catalisadores e de processos menos poluentes já vem sendo feito em larga escala. Tais medidas diminuíram sensivelmente a poluição do ar, todavia estes países têm sofrido com ondas de calor e frio intensos, secas, alagamentos, etc. Aqui temos o efeito do paradoxo: O Escurecimento Global parece estar nos protegendo de uma ameaça maior: o Aquecimento Global.

Se a temperatura nos EUA, nos três dias que se seguiram ao 11/9 subiu em 1ºC apenas porque os aviões ficaram no chão, imagine o que representaria a diminuição da poluição de milhares de fábricas, veículos automotivos, queimadas, etc.

Enquanto o EFEITO ESTUFA tem aquecido o planeta, o ESCURECIMENTO GLOBAL o tem resfriado. É um mal necessário...

Este é nosso paradoxo, nosso grande problema: RESOLVEMOS A QUESTÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL, DIMINUINDO A POLUIÇÃO, MAS O PLANETA FICA MAIS QUENTE, PORQUE PERDEMOS A "CAPA PROTETORA" DO ESCURECIMENTO GLOBAL. Mas o Escurecimento Global na é o "mocinho", as partículas responsáveis pelo seu efeito são as mesmas responsáveis pelas chuvas ácidas, pela má qualidade do ar das grandes cidades e também influenciam no clima mundial.

Até agora, o Aquecimento Global é mais ou menos equilibrado pelo Escurecimento Global, mas em breve deverá haver um desequilíbrio de forças.

Mas as dinâmicas e efeitos do Escurecimento Global não foram completamente entendidos. A Antártida, que supostamente tem o ar limpo, também escureceu. "Em geral, não compreendemos realmente o que está acontecendo", disse Shabtai Cohen, cientista do Ministério da Agricultura israelense que estuda o escurecimento global há 10 anos.

 


Poluição nos céus da China

O calor pode vir a desestabilizar o que se chama de hidratos de metano, que hoje estão congelados no fundo do oceano. São 10.000 bilhões de toneladas congeladas e sabe-se que são desestabilizados pelo calor. O metano é um gás 8 vezes mais potente para o efeito estufa que o CO2. O clima no planeta estaria verdadeiramente fora de controle, e toda a vida condenada à extinção.

Mas há outros perigos iminentes: estudiosos dizem que a constante retirada de petróleo do fundo dos oceanos e na profundidade da terra podem vir a desequilibrar o seu eixo de rotação.

 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS