Por aqui transitavam mais de 160 mil carros por dia |
Podem imaginar que antes dessa bucólica imagem da borda de um rio e
passeios para pedestres, existia uma das autopistas urbanas mais
importantes de Seul?
O caso da recuperação do canal Cheonggyecheon (CHEON-gay-cheon), na Coréia do Sul, exemplifica como uma grande cidade pode modificar seus padrões de crescimento, recuperando um antigo e importante canal urbano que havia se transformado em autopista, devolvendo-lhe se papel natural e gerando um dos espaços públicos mais interessantes na sétima aglomeração urbana do mundo.
Há 50 anos, na cidade de Seul, existia o canal de Cheoggyecheon, um leito de águas de caráter mais rural que dividia a cidade no sentido norte-sul e onde as pessoas lavavam suas roupas. Junto com o crescimento econômico da Coréia do Sul, a cidade começou a crescer e com isto, desenvolveu novas infra-estruturas e autopistas para suprir a demanda da crescente taxa de motorização asiática.
Desta forma, o antigo canal se transformou praticamente em um esgoto a céu aberto, que logo deu passagem a uma completa transformação que terminou edificando o leito em sua totalidade. Construiu-se assim uma importante artéria urbana, que logo recebeu uma segunda via de alta velocidade elevada de seis pistas.
Cheonggyecheon, Seul antes do projeto |
Cheonggyecheon antes do projeto |
Cheonggyecheon antes do projeto |
Isso agora é parte do passado.
Parques II
O projeto de revitalização urbana
Em 1999, a Prefeitura de Seul começou a planejar uma importante e polêmica iniciativa para demolir a autopista, símbolo do progresso e desenvolvimento da capital, mas em franca decadência e obsolescência física. A autopista havia gerado uma importante deteriorização na qualidade de vida dos cidadãos com crescentes índices de poluição, pouca ventilação e contaminação ambiental.
Em um radical e revolucionário ato de revitalização (que é exemplo em todo o mundo), o Prefeito Lee Myung Bak liderou o projeto para recuperar o rio, demolir a autopista e criar um parque de margem com 400 hectares, de 8 km de comprimento e 80 metros de largura, dando passagem novamente ao leito natural do rio com suas águas devidamente tratadas e purificadas.
O projeto de recuperação apresentado em 2002 pelo urbanista Kee Yeon Hwang |
O projeto de recuperação apresentado em 2002 pelo urbanista Kee Yeon Hwang |
Cortes
Canal Cheonggyecheon |
Parques III
Canal Cheonggyecheon em cortes |
Canal Cheonggyecheon em cortes |
Canal Cheonggyecheon em cortes |
Levar adiante o projeto implicava numa transformação cultural importante na cidade. Primeiro, pela quantidade de carros que recebia diariamente, (mais de 160 mil). Segundo, porque a autopista possuía um valor significativo no imaginário coletivo. Representava a passagem de uma nação rural para uma economia industrializada como é hoje. Demolir a autopista era um ato, sobretudo simbólico.
A idéia de substituir a autopista surgiu em 1999, quando a prefeitura de Seul teve que fechar um dos três túneis de viabilidade urbana da cidade. Paradoxalmente, ao fechar este túnel os volumes de tráfego caíram significamente.
Descobriam que isso era um caso do Paradoxo de Braess (Braess Paradox), na qual sugere que eliminando espaço em uma área urbana e construindo capacidade extra dentro de um sistema de rede de vias, se podem reduzir o total dos trajetos em automóvel. Kee Yeon Hwang, impulsionador e urbanista, realizou variadas pesquisas consultando qual era o maior valor que deveria ter a cidade. A principal resposta foi a preservação do meio ambiente e as águas. A equipe de Kee esteve mais de seis meses investigando o que aconteceria com o tráfego e desenvolveu um modelo de prognóstico que melhoraria a situação.
Desta maneira internalizou-se nas pessoas e no eleitorado que a autopista devia ser removida, pelo que o prefeito Lee foi eleito majoritariamente como o compromisso de desenvolvimento ambiental e de trocar a Autopista por um Parque.
Parques IV
O resultado atual
A demolição da autopista começou em Julho de 2003 |
Demolição da autopista elevada |
Demolição da autopista elevada |
Com um custo de $380 MM de USD e mais de 620 mil toneladas de concreto removido e reciclado, as obras começaram em Julho de 2003. Em novembro de 2006, foi inaugurado uma parte das obras e espera-se que o projeto esteja finalizado em outubro deste ano.
Parte dos resultados são vinte e duas novas pontes, águas limpas e purificadas, novas áreas verdes e um espaço público importante para a cidade. De igual modo, surgiram opositores, os quais sugeriram que desta maneira os carros já não poderiam acessar a esta zona da cidade como o faziam antes e milhares de comerciantes informais que trabalhavam nas margens da autopista deveriam deixar o bairro.
Entretanto, os resultados uma vez implementado o projeto demonstraram que os motoristas diminuíram consideravelmente, optando por novos sistemas de transportes e mudando seus hábitos de viagem. As autoridades complementaram este projeto com sistema de ônibus, oferecendo a opção as pessoas para optarem entre transporte público e privado. Os efeitos ambientais na cidade foram notáveis.
Descobriram que as temperaturas dos solos e da superfície próximos ao novo canal tinham em média 3.6°C a menos que em zonas a 400 metros de distância do projeto. Os rios são climatizadores naturais do ambiente, esfriando a capital durante as estações mais quentes. A média da velocidade de ventos em Junho do ano passado foi 50% maior que no mesmo período em 2005.
Junto com a melhora da qualidade ambiental da cidade, houve um considerável impacto na recuperação urbana nos bairros que margeiam o canal Cheonggyecheon.
Antes autopista , agora parque |
Parques V
Recuperação urbana do canal |
Vestígios da extinta autopista Cheonggyecheon |
O projeto do canal Cheonggyecheon apresenta distintos usos do espaço público |
O novo canal-parque urbano é usado por mais de 30 mil pessoas a cada fim de semana |
Parques VI
A recuperação urbana do canal e o passeio noturno em Seul |
A recuperação urbana do canal e o passeio noturno em Seul |
Em outubro deste ano estará terminado em sua totalidade |
Inauguração do primeiro trecho do Canal Cheonggyecheon |
Mais informação
Proyecto de Recuperación Cheonggyecheon.
Cheonggyecheon en Wikipedia
Guardian Weekly / Proyectos de Infraestructura
CIVIL ENGINEERING MAGAZINE
Fonte: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..