Abordar os novos desafios da cobertura ambiental e dos temas da sustentabilidade. Em tempos de Aquecimento Global, Mudanças Climáticas e Crise Econômica, qual o papel das empresas de assessoria de imprensa, dos veículos de comunicação e dos jornalistas?
Os novos conceitos, as novas pautas e a quebra dos paradigmas da visão tradicional de se fazer jornalismo, entre elas, crescimento x sustentabilidade.
9 de maio de 2009
Informações e inscrições
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(11) 3034-4887 / 3539-5743 com Ana Maria
sem comprometer a capacidade das gerações futuras
em suprir suas próprias necessidades”.
Objetivo
Abordar os novos desafios da cobertura ambiental e dos temas da sustentabilidade. Em tempos de Aquecimento Global, Mudanças Climáticas e Crise Econômica, qual o papel das empresas de assessoria de imprensa, dos veículos de comunicação e dos jornalistas?
Os novos conceitos, as novas pautas e a quebra dos paradigmas da visão tradicional de se fazer jornalismo, entre elas, crescimento x sustentabilidade.
Público-Alvo
Jornalistas, estudantes, profissionais de comunicação e assessores de imprensa.
Dinâmica
Aula presencial com carga horária de 5 horas e entrega de certificado concedido pelo Instituto Envolverde.
Local
Vésper – Rua Cristóvão de Burgos 52 – ao lado do Metrô Vila Madalena.
Investimento
R$ 150,00 ( cento e cinqüenta reais )
Dia e horário
9 de maio de 2009
Das 8h às 13h
PROGRAMA
1. Introdução aos Conceitos de Sustentabilidade
Ø Definição
Ø Critérios
Ø Carta da Terra
Ø Relatório Nosso Futuro – Relatório Brundtland
2. Introdução aos conceitos de Sustentabilidade Empresarial
Ø O que é uma empresa sustentável
Ø Indicadores de sustentabilidade empresarial
Ø Certificações e Índices de Sustentabilidade: Bovespa e Dow Jones
Ø RSE – Responsabilidade Socioambiental Empresarial
3. As novas pautas da sustentabilidade
Ø As pautas empresariais tradicionais
Ø O que é uma pauta de sustentabilidade
Ø Os novos atores da comunicação empresarial
4. Os novos atores da comunicação empresarial
Ø Quem são os stakeholders
Ø Os jornalistas especializados
Ø As mídias especializadas
5. A cobertura da sustentabilidade na Grande Imprensa
Ø Enfoques e interesses
Ø Cases de RSE na imprensa
Ø O Sucesso de comunicação do Greenpeace
Ø Os fatores racionais e emocionais da cobertura
6. A construção de pautas de sustentabilidade
Ø Qual é a Notícia
Ø Para quem falar
Ø Como falar
Ø Porque é importante contar
Ø O jornalista como aliado
Ø O assessor de imprensa como aliado
INSTRUTORES
DAL MARCONDES
Jornalista graduado e especialista em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo. Durante a carreira jornalística, passou pela redação das revistas IstoÉ, Exame e pelos jornais Diário Comércio & Indústria, Gazeta Mercantil e Agência Estado, Agências Dinheiro Vivo e France Presse.
Foi coordenador de Comunicação do Cenpec, ONG de educação.
Atualmente é editor da Envolverde – Revista Digital e do jornal Terramérica, projeto ligado ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Presidente do Instituto Envolverde.
Atua como moderador da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental.
É membro do GT de Informação Ambiental do MMA e da Câmara Técnica em Qualidade de Vida para a Juventude da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República e do Conselho de ética do Fórum Amazônia Sustentável.
REINALDO CANTO
Jornalista há 29 anos com passagens pelas principais emissoras de televisão e rádio do Brasil; ex-assessor de imprensa do Banespa e da Cosesp; ex-diretor de comunicação do Greenpeace Brasil e ex-coordenador de comunicação do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente. Atualmente é diretor de comunicação do Instituto dos Mananciais, além de articulista e colaborador de várias mídias ambientais. (Blog: cantodasustentabilidade.zip.net)