AS NOVAS PAUTAS DA SUTENTABILIDADE

Objetivo
Abordar os novos desafios da cobertura ambiental e dos temas da sustentabilidade. Em tempos de Aquecimento Global, Mudanças Climáticas e Crise Econômica, qual o papel das empresas de assessoria de imprensa, dos veículos de comunicação e dos jornalistas? 
Os novos conceitos, as novas pautas e a quebra dos paradigmas da visão tradicional de se fazer jornalismo, entre elas, crescimento x sustentabilidade.

9 de maio de 2009
Informações e inscrições
Instituto Envolverde – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(11) 3034-4887 / 3539-5743 com Ana Maria


 

“Ser sustentável é suprir as necessidades das atuais gerações
sem comprometer a capacidade das gerações futuras
em suprir suas próprias necessidades”. 

Gro Brundtland 

Objetivo
Abordar os novos desafios da cobertura ambiental e dos temas da sustentabilidade. Em tempos de Aquecimento Global, Mudanças Climáticas e Crise Econômica, qual o papel das empresas de assessoria de imprensa, dos veículos de comunicação e dos jornalistas? 
Os novos conceitos, as novas pautas e a quebra dos paradigmas da visão tradicional de se fazer jornalismo, entre elas, crescimento x sustentabilidade.

Público-Alvo
Jornalistas, estudantes, profissionais de comunicação e assessores de imprensa. 

Dinâmica
Aula presencial com carga horária de 5 horas e entrega de certificado concedido pelo Instituto Envolverde.

Local

Vésper – Rua Cristóvão de Burgos 52 – ao lado do Metrô Vila Madalena.

Investimento
R$ 150,00 ( cento e cinqüenta reais )

Dia e horário
9 de maio de 2009
Das 8h às 13h
 

PROGRAMA

1. Introdução aos Conceitos de Sustentabilidade

Ø  Definição
Ø  Critérios
Ø  Carta da Terra
Ø  Relatório Nosso Futuro – Relatório Brundtland

2. Introdução aos conceitos de Sustentabilidade Empresarial
Ø  O que é uma empresa sustentável
Ø  Indicadores de sustentabilidade empresarial
Ø  Certificações e Índices de Sustentabilidade: Bovespa e Dow Jones
Ø  RSE – Responsabilidade Socioambiental Empresarial

3. As novas pautas da sustentabilidade
Ø  As pautas empresariais tradicionais
Ø  O que é uma pauta de sustentabilidade
Ø  Os novos atores da comunicação empresarial

4. Os novos atores da comunicação empresarial
Ø  Quem são os stakeholders
Ø  Os jornalistas especializados
Ø  As mídias especializadas

5. A cobertura da sustentabilidade na Grande Imprensa
Ø  Enfoques e interesses
Ø  Cases de RSE na imprensa
Ø  O Sucesso de comunicação do Greenpeace
Ø  Os fatores racionais e emocionais da cobertura

6. A construção de pautas de sustentabilidade
Ø  Qual é a Notícia
Ø  Para quem falar
Ø  Como falar
Ø  Porque é importante contar
Ø  O jornalista como aliado
Ø  O assessor de imprensa como aliado


INSTRUTORES

DAL MARCONDES
Jornalista graduado e especialista em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo. Durante a carreira jornalística, passou pela redação das revistas IstoÉ, Exame e pelos jornais Diário Comércio & Indústria, Gazeta Mercantil e Agência Estado, Agências Dinheiro Vivo e France Presse.
Foi coordenador de Comunicação do Cenpec, ONG de educação.
Atualmente é editor da Envolverde – Revista Digital e do jornal Terramérica, projeto ligado ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Presidente do Instituto Envolverde.
Atua como moderador da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental.
É membro do GT de Informação Ambiental do MMA e da Câmara Técnica em Qualidade de Vida para a Juventude da Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República e do Conselho de ética do Fórum Amazônia Sustentável.

REINALDO CANTO
Jornalista há 29 anos com passagens pelas principais emissoras de televisão e rádio do Brasil; ex-assessor de imprensa do Banespa e da Cosesp; ex-diretor de comunicação do Greenpeace Brasil e ex-coordenador de comunicação do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente. Atualmente é diretor de comunicação do Instituto dos Mananciais, além de articulista e colaborador de várias mídias ambientais. (Blog: cantodasustentabilidade.zip.net)

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS