Já para Carlos Torres, gestor de projeto da Gerência de Programa Ambiental da Petrobras, a grande mídia precisa ser mais cuidadosa quando o assunto é sustentabilidade. "A Petrobras é a primeira em reputação no ramo petrolífero mundial, é a terceira maior empresa das Américas e tem o melhor balanço social do mundo, segundo o Global Reporting Initiative (GRI). Como podem dizer que a sustentabilidade não permeia nossa estrutura organizacional? Já trabalhávamos com esse conceito dentro da área de responsabilidade social e, desde o ano passado, virou função", contou.
O diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak, Fernando Von Zuben, ressaltou a importância da comunicação na divulgação de ações socioambientais da empresa. "Um case que posso destacar é a distribuição dos pontos de coleta de embalagens longa vida. Percebemos que os locais eram pouco procurados por falta de conhecimento. Então, a solução encontrada foi criar o site www.rotadareciclagem.com.br, em que estão disponíveis os endereços dos pontos de entrega voluntária de embalagens longa vida, além de cooperativas de catadores e empresas que compram o material. No entanto, sinto que a imprensa ainda cede pouco espaço para esse tipo de informação."
Atenta ao futuro, Olinta Cardoso, diretora do departamento de Comunicação da Vale, destacou que é preciso uma mudança cultural no setor empresarial para o entendimento da sustentabilidade. "A mudança cultural faz a empresa refletir sobre a capacidade transformadora que existe nas pessoas e acreditar nela. E os profissionais de comunicação corporativa têm o papel de colocar as companhias nesse cenário. Além disso, temos que repensar nossos afazeres diários e o quanto impactam o meio ambiente", disse.
Fonte: Nós da Comunicação.