Um dos mais importantes salões de livros da França, o Festival Internacional do Livro de Saint Malo, receberá no próximo mês de maio a antropóloga brasileira Betty Mindlin para o lançamento da edição francesa do seu Diários da Floresta. A obra, lançada no Brasil pela Editora Terceiro Nome, fala das impressões e situações vividas pela autora em seis viagens que fez para a aldeia dos índios Suruí, pouco depois do primeiro contato destes com o colonizador. A edição francesa terá a assinatura da Editions Métailié"
Vídeos Betty Mindlin Diários da Floresta
Part I - http://hk.youtube.com/watch?v=qHBf4dvBa0o&feature=related
Part II - http://hk.youtube.com/watch?v=x1ui8leMcAg&feature=related
Leia o que saiu na imprensa sobre o livro
"Diários da Floresta, de Betty Mindlin, mostra com paixão e talento de grande escritora o mundo diferente dos índios. (...) Sem abrir mão do rigor científico, Betty Mindlin faz um relato apaixonado de sua vivência entre os suruís. Sua incrível capacidade de fabular permite que leiamos seus Diários da Floresta com um romance. (...) Misto de diário pessoal e notações antropológicas, Diários da Floresta ultrapassa qualquer tentativa de enquadramento, já que a autora, antes de tudo, é uma grande escritora, capaz de narrar descobertas e espantos de maneira envolvente e original, gravitando, com segurança, por vários gêneros literários."
Luiz Ruffato, Folha de São Paulo, 1 de outubro de 2006.
"Diários da Floresta nos traz, com intimidade, o mundo mágico dos índios e o drama da história recente brasileira. (...) Os diários de campo de Betty são um hino de amor ao povo indígena."
Márcio Gomes, Le monde diplomatique.
"O livro vai além de apenas um relato etnográfico de costumes e o que emerge é um ser humano com seus desejos, contradições e esperanças."
Régis Gonçalves, 18 de novembro, O Tempo."Assim como os diários mais conhecidos de antropólogos brasileiros, como os de Darcy Ribeiro e Eduardo Galvão, a obra de Betty Mindlin é um precioso registro do modo de vida indígena e é um importante documento na ainda pequena bibliografia brasileira sobre o tema."
Folha de São Paulo, 5 de agosto de 2006.
"Diários da Floresta tem a virtude de quebrar a frieza dos 'textos finais', dos calculados resultados de pesquisa que ocultam tanto a personalidade. Para quem está atento a ver o impacto das pesquisas nas vidas pessoais, e vice-versa, este livro é daqueles que merecem a referência de 'fundamental'."
José Carlos Sebe Bom Meihi, Jornal do Brasil, 16 de setembro de 2006.
(Envolverde/Terceiro Nome)