Casal de aves em extinção foi reintroduzido na natureza

imagem1411.jpg

Foto do Acervo do CEMAVE

Dia 5 de dezembro foi uma data muito especial para duas pequenas araras-azuis-de-lear e a população de Jeremoabo, BA.


Bahia - Isso porque os dois pássaros finalmente serão soltos na natureza depois de resgatados ainda filhotes há quatro anos. A tarefa é do Centro Nacional de Pesquisa para Conservação das Aves Silvestres – CEMAVE, centro especializado em aves do recém criado Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, com atuação nacional. Ele anuncia a soltura monitorada do primeiro casal da espécie, na caatinga baiana.

Trata-se de um momento de grande expectativa e de vitória para os ornitólogos brasileiros e estrangeiros vinculados ao Programa de Conservação dessa ave que, ratificado pelo Comitê Internacional para a Conservação e Manejo da Arara-Azul-de-Lear, conseguiram vencer todos os obstáculos e fazer prevalecer o direito ao retorno da vida livre de uma das aves mais ameaçados do nosso território, exclusiva daquele bioma.

Com apenas 650 aves no mundo inteiro, a arara-azul-de-lear aparece na lista brasileira oficial de espécies da fauna brasileira ameaçada de extinção como Criticamente em Perigo e da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) como Criticamente Ameaçado.

Segundo o chefe do Cemave, o biólogo João Luiz Nascimento, as duas aves foram encontradas feridas no final de 2003 e receberam a proteção e o atendimento do Programa de Conservação da Arara-Azul-de-Lear, coordenado pelo centro. "Serão colocadas no casal de aves, transmissores de rádio para monitoramento e estudo da espécie", afirma o biólogo. O retorno do casal de Araras Azuis ao ambiente natural não é o final da história, mas o início de uma longa trajetória de cuidados e pesquisas.

Projeto Arara-Azul-de-Lear

Desde 1993 o Ibama desenvolve trabalhos voltados para a proteção da espécie. Em 2001 foi criado o Programa de Conservação da Arara-Azul-de-Lear, executado em parceria pelo Cemave e pela Proaves. Com o intuito de assegurar a permanência e a manutenção das populações da arara-azul-de-lear em sua área de ocorrência original, tem sido feito um extensivo trabalho, por biólogos e pesquisadores, para impedir a extinção da espécie.

Desde a implementação do projeto, o número de aves subiu de 170 araras para 650 (veja a tabela).

Para os técnicos do Cemave, o importante trabalho de manejo e conservação vêm sendo colaborado pela maior fiscalização contra traficantes de animais, e também, pelo trabalho de conscientização com os produtores rurais.

Por esses motivos são de extrema importância para a sobrevivência da espécie, a aplicação de leis que proíbem a captura, a realização de mais fiscalização e proteção dos lugares de reprodução e descanso das aves.

Atualmente esse Programa é mantido com recursos do Ibama, do Fundo Nacional do Meio Ambiente, da Fundação Loro Parque (Tenerife/Espanha) e da Proaves.

Texto de Fábio Bandeira de Mello – Divulgação Cemave/ICMBio


Fonte: Eco Agência.


Fonte: Eco agência
Contato (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS