Feira de Sementes e Produtores em Aldeia Velha

Escola da Mata Atlântica - Centro de Estudos de Plantas Medicinais,Agroecologia e Cultura Livre - tem a honra de convidar para o evento "Aldeia Cultural – II Mostra de Conhecimento Tradicional de Aldeia Velha". Esse ano além da Feira de Produtores, haverá também a Feira das Sementes Tradicionais (Saberes e Sabores), comemorando a construção de nossa Casa das Sementes de Aldeia Velha, e o lançamento de nosso selo de produção familiar.Contamos com a presença de vocês, para expor seus produtos, trocar sementes,mudas e para participar das atividades culturais. Para expor produtos e sementes é só nos contactar até dia 10/12/2007. Haverá alimentação para os inscritos, mas infelizmente só transportaremos os agricultores do entorno. Agradecemos muito e esperamos que nossos esforços colaborem para o fortalecimento da rede de agroecologia de nosso estado.

imagem1337a.jpg

Aldeia Cultural II
Vila de Aldeia Velha / Município de Silva jardim- RJ
BR 101 – Entrada em frente a Rebio de Poço das Antas
8 km até a vila

Programação
15/12/2007 - sábado
15:00 – Casa das Sementes
20:00 – Forró aldeense

16/12/2007 – domingo
10:00 – Feira de Sementes e Produtos (Sabores e Saberes)
12:30 – Almoço
15:00 – Oficinas
17:00 – Semente Musical

Contatos:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Julia Botafogo (21) 8124-4711 ou 2620- 2111
Tainá Soares (21) 9784-5516 ou (21) 2551-0324
Tadzia Maya (21) 8867-1320

Apoio: Rede de Produtores de Aldeia Velha, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Silva Jardim, IP – Interface Pública, Associção de Software Livre do Rio Grande do Sul e Festival Eletrorgânico.

A Escola da Mata Atlântica e a Interface Pública (IP) firmaram parceria com o Banco de Sementes Livres do Rio Grande do Sul, a fim de construir uma Casa das Sementes Livres, na localidade de Aldeia Velha-Silva Jardim/RJ. O termo de parceria foi firmado entre a Ong Verde Cidadania e a Associação do Software Livre do Rio Grande do Sul. A organização ASPT-A e a EMBRAPA/Agroecologia, apoiaram na formação dos gestores.

A Interface Pública é um espaço colaborativo com sede na Rua Joaquim Silva (nº170, 301), centro do Rio de Janeiro. Através dela, trabalhamos com metareciclagem de computadores, pesquisa de multimídias em software livre, produção cultural independente , transmissões livres e oficinas.

Já a Escola da Mata Atlântica , fica na própria localidade de Aldeia Velha. Neste projeto, nos baseamos nos conceitos de Paulo Freire, que propõe que o espaço educativo não se restrinja apenas a escola, apesar dela ser um dos focos de nosso trabalho. Dessa forma, realizamos diversas atividades de educação ecológica em diferentes locais desde o coreto da praça, até os jardins da Escola Municipal, onde já foi dado início a um viveiro de plantas medicinais. A Escola é uma parceria entre amigos de Aldeia Velha, como universitários e profissionais dos centros urbanos e a população local. A proposta surgiu, junto com a comunidade, da vontade de preservar inúmeros conhecimentos tradicionais que existem na área como a feitura da farinha de mandioca, o artesanato, a agricultura e que não estão sendo repassados aos mais novos.A Escola da Mata, então, pretende ser um projeto–piloto que articule esses saberes, valorizando-os e criando espaços para sua transmissão, agrupando os produtores locais através da Rede dos Produtores de Aldeia Velha, numa rede que possa vender localmente, e também para outras redes rurais ou urbanas.

Em novembro de 2006, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense, a Escola da Mata Atlântica mapeou os produtores rurais de Aldeia Velha e produziu um documentário sobre o vilarejo, chamado "Aldeia Velha e suas raízes". No evento, "Aldeia Cultural: I Mostra de Conhecimento Tradicional de Aldeia Velha", realizado no dia 9 de dezembro, a Rede de Produtores Rurais foi inaugurada com oficinas, exposições históricas e de produtos, além da estréia do documentário.

O projeto da Casa das Sementes Livres , quejá concluiu sua primeira etapa, com o Curso de Formação dos Gestores do Banco de Sementes, é uma das ações da Escola da Mata, no sentido de coletar, armazenar e distribuir sementes, objetivando a expansão das sementes caboclas, que são livres de modificações genéticas e não possuem patentes. Para tanto, o resgate cultural das práticas agrícolas envolve o combate ao uso de agrotóxicos e a difusão da Agroecologia.

ESTRUTURA DA CASA DAS SEMENTES LIVRES

imagem1337b.jpg

INTERIORES

imagem1337c.jpg

Projeto arquitetônico Ivo Barreto – IPHAN/Maranhão

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS