Estudantes brasileiros mostram projetos premiados de meio ambiente na Alemanha

Leverkusen, Alemanha, 22 de novembro. Quatro universitários brasileiros, selecionados como Jovens Embaixadores Ambientais 2007, apresentaram ontem, quarta-feira, seus projetos ambientais para 70 ambientalistas e 31 jornalistas de 17 países, durante um Encontro Internacional de Jovens Embaixadores Ambientais promovido pela Bayer e PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.


Recebidos por altos executivos da Bayer – entre os quais Werner Wenning, Chariman of the Board – e Theodore Oben, diretor da Divisão de Comunicações e Informação Pública do PNUMA, os jovens apresentaram projetos de energia renovável, utilização de materiais reciclados e saúde pública:

* "Biodiesel em casa e nas escolas", apresentado por Camila Rodini Luiz Kammerer, da USP - Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto/SP

* "Design de mobiliário escolar com madeira plástica como solução sustentável", apresentado por Hyrla Marianna Oliveira, da UnB - Universidade de Brasilia, Brasília/DF

* "Uso racional e coleta orientada de medicamentos" apresentado por Michelle Caroline de Oliveira, do UnicenP - Centro Universitário Positivo, de Curitiba/PR
* "Pavimento ecológico: uma opção para pavimentação de vias das grandes cidades" apresentado por Moisés Ribeiro Abdou, da USP - Universidade de São Paulo, São Paulo/SP


As apresentações foram parte de um intenso programa de intercâmbio e aprendizado. A semana começou com uma rara oportunidade de acompanhar a apresentação para a imprensa internacional do "Bayer Climate Program", um programa mundial de redução de impactos relacionados com as mudanças climáticas, no qual a empresa vai investir, nos próximos 3 anos, cerca de 1 bilhão de Euros em todas as áreas de negócios.

Os 4 brasileiros e os demais 66 jovens cumpriram durante a semana extenso programa técnico com visitas a centros de pesquisa, órgãos ambientais alemães, universidades e intercâmbio técnico em Leverkusen, sede mundial da Bayer, e nas cidades de Colônia e Berlim.

Selecionados entre 32 candidatos de 9 estados brasileiros por um júri independente composto por jornalistas especializados, lideranças de ONGs, especialistas em gestão ambiental, pesquisadores e dirigentes acadêmicos, os quatro jovens escolhidos representaram o Brasil na quinta edição do mais importante programa global de protagonismo juvenil pela sustentabilidade e foram muito aplaudidos.

O Programa

O Programa Jovens Embaixadores Ambientais (http://www.byee.com.br) vem sendo realizado pela Bayer desde 1996 e a partir de 2003 tornou-se uma parceria global com o PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. O objetivo do programa é identificar e incentivar lideranças jovens (18 a 25 anos) nas áreas de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável, incentivar o intercâmbio e a troca de experiências em termos globais e, com isso, promover a paz entre as nações a partir do respeito à diversidade cultural e do reconhecimento de objetivos comuns sobre questões ambientais. Desde 1996 já foram premiados mais de 400 jovens de 22 países da Ásia, América Latina, África e Europa – 16 deles do Brasil.

Os projetos premiados

"Biodiesel em Casa e nas Escolas"

O projeto "Biodiesel em Casa e nas Escolas" – que vem sendo realizado desde 2006 por iniciativa de alunos da Faculdade de Química da USP – conta com o apoio de várias empresas, donas de casa e cerca de 25.000 alunos do ensino médio e fundamental de 25 cidades da região de Ribeirão Preto, A comunidade é informada sobre os impactos ambientais do despejo de óleo de fritura no sistema convencional de esgoto e é convidada a recolhê-lo em vasilhames e entregá-lo para reciclagem em determinados pontos de coleta. A divulgação é feita através de cartazes e cartilhas distribuídos em escolas e estabelecimentos parceiros como McDonald's, Carrefour, 3M, Instituto Maurício de Souza e restaurantes. Estes locais – que também são pontos de coleta do óleo de fritura – são identificados como "Amigos do meio ambiente" através do personagem BIO – um químico na forma de desenho. O óleo residual coletado é levado para a USP, onde é analisado, selecionado, transformado em biodiesel (cerca de 17.000 litros/mes) e encaminhado para uso em testes veiculares oficiais do governo federal por convênios com a Universidade, em tratores, automóveis e veiculos off-road.

"Pavimento ecológico: uma opção para pavimentação de vias das grandes cidades"

Os resíduos de construção e demolição são um grave problema ambiental, pois são gerados em grande volume em todo o mundo, e quase sempre depositados em espaços irregulares. Uma alternativa de redução deste impacto crescente e tipicamente urbano é sua reciclagem e utilização em camadas de pavimentos viários.

Um grupo de professores e alunos de Engenharia da Universidade de São Paulo realizou ensaios de laboratório em termos de granulometria, forma do agregado, materiais constituintes e Índice de Suporte Califórnia. Ensaios de campo comparando as diferentes seções estudadas mostraram que o material poderia ser utilizado em camadas de pavimentos de vias com baixo fluxo de tráfego. O sistema foi aplicado em um trecho de aproximadamente 2.000 metros no campus Zona Leste da USP. Neste trecho foi utilizada também uma solução inovadora com asfalto borracha no revestimento – um produto obtido com borracha moída derivada da reciclagem de pneus pós-consumo.

"Uso racional e coleta orientada de medicamentos"

Sabe-se que sistemas convencionais de tratamento de esgoto e água não eliminam completamente resíduos de medicamentos excretados como produtos do metabolismo humano e animal. Além disso o descarte de medicamentos vencidos no lixo comum agrava os riscos do ponto de vista de saúde pública. O UnicenP – Centro Universitário Positivo vem realizando pesquisas científicas sobre o assunto, entre os quais a otimização das condições de extração e análise de antibióticos e antiinflamatórios em águas residuárias, e ensaios para a determinação dos efeitos destes fármacos em pacientes. Como conseqüência natural destes estudos foi desenvolvido o programa "Uso racional e coleta orientada de medicamentos", cujos principais objetivos incluem conscientizar a população para as conseqüências do descarte incorreto de medicamentos e sobre o uso inadequado dos mesmos. Mas como apenas informar não resolve o problema, em paralelo foi organizado um sistema de coleta de medicamentos vencidos, iniciado em 2002, que originou um projeto de Extensão Universitária, e que inclui divulgação, treinamento de estudantes do curso de Farmácia para manejo, classificação, caracterização e destinação dos medicamentos, em parceira com a comunidade.

"Design de mobiliário escolar com madeira plástica como solução sustentável"

O estudo que propõe a utilização de plástico reciclado para a fabricação de mobiliário escolar e propõe a produção de móveis para a comunidade da própria universidade foi desenvolvido por Hyrla Marianna Oliveira, estudante de Design da Universidade de Brasília. Esta alternativa diminui a quantidade de embalagens plásticas dos aterros e lixões e promove a redução do consumo de madeira natural. A proposta sugere a utilização da "madeira plástica" em projetos de fabricação de mobiliário escolar, porque a escola é local de aprendizado, formação de consciência e valores – o que permitiria o contato de estudantes com material reciclado, aproximando-os do problema e da solução. Dando um passo à frente, o estudo propõe a fabricação destes móveis na própria Universidade de Brasília (que seria também a primeira usuária dos mesmos), em um Núcleo inserido na Graduação, que capacitaria funcionários, alunos e professores.

* Rogério Ruschel, Coordenador Executivo do Programa Jovens Embaixadores Ambientais.
Legenda: Jovens Embaixadores Ambientais 2007 de 17 nacionalidades com uma causa em comum: o protagonismo como principal arma para mobilização por um futuro melhor.
(Envolverde/Ruschel & Associados)

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS