A idéia verde

Há muita falta de compreensão de conceitos técnicos na cobertura do aquecimento global.

 


Porto Alegre foi a sede do 2º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, realizado no complexo da reitoria da UFRGS, entre os dias 10 e 12 de outubro, reuniu cerca de 300 profissionais de todas as áreas da mídia, além de estudantes. Participaram representantes de vários estados (SP, RJ, MS, MT, AL, PE, BA) e também da América Latina (Cuba, Panamá, Equador, Uruguai, entre outros). Com o tema "Aquecimento Global: um desafio para a mídia", o evento trouxe à capital gaúcha pesquisadores importantes, como o metereologista José Marengo Orsini, do centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o primeiro glaciólogo brasileiro, Jefferson Cárdia Simões (gaúcho), o documentarista inglês Adrian Cowell, diretor da série de documentários "A Década da Destruição", o professor Wilsen da Costa Bueno, da ECA/USP, Philip Martin Fearnside, há 30 anos de Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. E inúmeros jornalistas especializados da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental, enfim, foram mais de 10 conferências, outras tantas mesas e oficinas sobre assuntos tão diferentes como "reflexões para a construção de uma teoria do jornalismo ambiental", "impacto do aquecimento global nos biomas brasileiros, produção de vídeo documentário ecológico, centro de excelência ambiental da Petrobrás".

Convencendo peões

A abertura do documentarista Adrian Cowell, há 50 anos reproduzindo imagens das florestas brasileiras, conviveu com o ambientalista gaúcho, José Lutzenberger durante 10 anos, conheceu Chico Mendes, fez as últimas imagens deles, antes do assassinato em 1988 (época em que comemoravam a aprovação do primeiro projeto das reservas extrativistas de seringueiras), deu o tom emocional do congresso. Imagens comentadas da batalha dos seringueiros em Rondônia e no Acre, convencendo peões de fazendas a não derrubar a mata. Chico Mendes comemorando a vitória do primeiro projeto e dizendo que outros viriam – são 81 reservas extrativistas atualmente, e mais 108 pedidos de reconhecimento. Lutzemberger aparece na Br-364, liga o Centro-Oeste a Rondônia, estava sendo asfaltada – ele e Chico Mendes eram contra, - discutindo com um gerente do Incra. Argumenta que a distribuição de lotes de 30 hectares na região era um projeto insustentável. Realmente não tinha como dar certo. Áreas que foram revendidas ou incorporadas por fazendas maiores.

Cowell ainda contou histórias do comportamento de Lutzenberger nas viagens pela Amazônia. Em um certo trecho da estada, no meio da floresta, ele pediu para parar, precisa urinar. Entrou no mato, voltou depois de alguns minutos. Aí pediu para que esperassem outros 10 minutos. Voltou ao local e observou a reação dos insetos. Centenas deles extraiam algo da urina. Lutzenberger comenta: eles têm necessidade de sal, mineral escasso na floresta. Ele era assim, costumava mostrar na prática o funcionamento dos sistemas naturais e o comportamento da fauna e flora. Sem contar a coragem, porque em 1980, em plena ditadura era o único a contestar o projeto dos militares de desenvolvimento na Amazônia, com amplos incentivos fiscais a pecuária de corte e a agricultura. O documentarista também anunciou a doação para a Universidade Católica de Goiás do acervo de 50 anos de trabalho em 16 toneladas de negativos.

Catastrofismo

Ele se considera um otimista, acredita que a pior fase do desmatamento acabou e que na próxima etapa do Protocolo de Kyoto, em 2012, os países poderão aprovar o financiamento de áreas de floresta intocada, coisa que não aprovaram no documento atual. Os especialistas em clima Marengo e Cardia acostumados ao debate público, fontes de jornalistas do país e do exterior, fizeram uma análise crítica da cobertura dos veículos nacionais, jornais diários e revistas, mais a televisão. Falaram muito do catastrofismo, manchetes do apocalipse imediato – caso da Veja e da Época -, dos ursos polares muito usado, imagens que, segundo eles, estão distante da realidade. No caso da Antártica, continente com 14 milhões de km2, mesmo a hipótese de descongelamento ocorreria em centenas ou milhares de anos. Existe exagero na cobertura e muita falta de compreensão de definições, conceitos técnicos, informações contraditórias, entre aquecimento global, mudanças climáticas e camada de ozônio. Ressaltaram a cópia de informações das agências internacionais, e da falta de debate sobre o efeito do desmatamento no Brasil, que coloca o país como um dos maiores poluidores do mundo. Ou seja, falta esclarecer mais a situação do Brasil, de regiões como a Amazônia e o nordeste – caso do semi-árido, poderá virar um deserto -, de figuras nacionais na discussão sobre as mudanças climáticas. Embora os dois concordem que o catastrofismo leva ao debate da sociedade, e o esquecimento pode reforçar a teoria, bancada por grupos americanos, como o Instituto Ibero Americano (financiado pela Exxem Móbil), que pratica uma política de contra-informação, rebatendo as pesquisas do IPCC – Painel intergovernamental da ONU sobre Mudanças Climáticas, e até mesmo a técnica de avaliação de informações sobre o gelo da Antártica – coletada em tubos, que conservam as condições atmosféricas de milhares de anos.

Trabalhamos com idéias

O aquecimento global é um tema político e deve ser tratado por todos os representantes das sociedades nacionais e mundiais, não apenas por especialistas. Informação que precisa ser cotidiana, estar na páginas de todos os jornais e revistas e não apenas em seções ou editoriais específicas, como a de ciências, conforme ressaltou o jornalista Eduardo Geraque, da Folha de São Paulo (da editoria de ciências). A cobertura tem que ser sistêmica, envolver todos os ângulos da questão e mostrar as conseqüências no cotidiano das pessoas, das cidades, e por aí vai.

Os jornalistas Adalberto Marcondes, da Revista Eletrônica Envolverde (dois milhões de acessos por mês), e Vilmar Sidnei Berna, editor do Jornal e Revista do Meio Ambiente, juntamente com o jornalista João Batista Santafé Aguiar, editor da Ecoagência de Notícias iniciativa do Núcleo de Eco Jornalistas gaúchos (funciona há 17 anos, e responsável pela organização do congresso) dissecaram os problemas e dificuldades de manutenção da imprensa verde. Como disse Vilmar Berna "trabalhamos com idéias", talvez por isso, não tenham a retribuição financeira do mercado, Marcondes disse que não reconhece as agências de publicidade como intermediárias desse panorama. Quem decide o que os cidadão precisam saber para avaliar os problemas ambientais do mundo? Foi um pega e tanto. Mesmo assim, o fato de reunir centenas de profissionais preocupados com a questão ambiental do planeta já revela uma organização consistente e histórica, que tem avançado nas coberturas e influenciado o restante da mídia. Interessante notar a participação feminina no evento, muito maior do que a masculina.


*Najar Tubino é jornalista, autor da palestra "Uma visão Holística e atual sobre a integração do planeta", que trata das mudanças climáticas, aquecimento global, extinção de espécies, o funcionamento dos sistemas que compõem e movimentam a vida na Terra, com data-show, ilustrada com imagens de satélite da Nasa. Pode ser agendada pelo telefone: (51) 9672-0363, e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Crédito de imagem: Gino Santa Maria

(Envolverde/Ecoagência)

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS