Com o Desafio, as cidades têm a oportunidade de se tornarem modelos inspiradores de desenvolvimento urbano sustentável em todo o mundo. Foto: WWF-Brasil/ Eduardo Aigner
Termina no próximo dia 13 de outubro o prazo para as cidades apresentarem suas candidaturas ao Desafio das Cidades na Hora do Planeta. A premiação, criada pela rede WWF e desenvolvida em parceria com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, tem por objetivo valorizar modelos inspiradores de desenvolvimento urbano sustentável em todo o mundo. A iniciativa também visa à disseminação de melhores práticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Por meio desse desafio, as cidades têm a oportunidade de ir além do ato de apagar as luzes durante a Hora do Planeta e contribuir para a transição global rumo a um clima mais amigável e a um futuro mais sustentável para o planeta. Podem, ainda, obter reconhecimento internacional por seus esforços na busca por um desenvolvimento mais sustentável.
Para participar, as cidades precisam apresentar planos ambiciosos, holísticos, inspiradores e factíveis de serem realizados. Os planos devem ser voltados para o desenvolvimento de baixo carbono e para o aumento considerável do uso de soluções de energias renováveis, sustentáveis e eficientes, nas próximas décadas.
As candidaturas devem de ser apresentadas por meio do Registro Climático de Cidades Carbonn (cCCR), uma plataforma reconhecida internacionalmente e administrada pelo ICLEi. Nessa plataforma, a cidade tem que reportar os dados relevantes, planos e ações. Informações sobre como se inscrever estão disponíveis no link ao lado.
O júri internacional de experts irá analisar os planos de desenvolvimento para sistemas de construção, transporte, energia e alimentos. Serão avaliadas soluções que tornem a cidade mais verde e limpa e melhorem os padrões de vida dos moradores.
Este ano, cidades de 15 países, incluindo o Brasil, participam do Desafio.Serão escolhidas três finalistas no Brasil, entre as quais uma será a Capital Nacional da Hora do Planeta. As cidades selecionadas irão competir com as dos outros 15 países pelo título de Capital Global da Hora do Planeta. Tanto as cidades finalistas como as capitais da Hora do Planeta serão anunciadas e celebradas em conjunto com os esforços para a Hora do Planeta, em março 2014 e em diante.
O que é a Hora do Planeta?
A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é um ato simbólico no qual todos são convidados a mostrar sua preocupação com o aquecimento global. É uma iniciativa mundial da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas. Durante a Hora do Planeta, pessoas, empresas, comunidades e governo são convidados a apagar suas luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global.
A Hora do Planeta começou em Sydney, na Austrália, em 2007, quando 2 milhões de pessoas tomaram posição contra as mudanças climáticas e desligaram as luzes em suas casas e empresas. Isso foi apenas o começo. Na última edição centenas de milhões de pessoas em 152 países de todos os continentes desligaram os interruptores para demonstrar seu compromisso de apoiar o planeta.
Na edição de 2013, o Brasil teve a adesão de 113 cidades, sendo 22 capitais, além de mais de 480 empresas e organizações.
* Publicado originalmente no site WWF Brasil.
(WWF Brasil)