Jovens de diversas etnias farão cobertura do 2º Encontro Nacional dos Povos da Floresta

O encontro contará com uma equipe de comunicação jovem para produzir conteúdo diferenciado. 


Promover diálogo e interação entre adolescentes e jovens indígenas de diferentes regiões do Brasil para estimular sua expressão, valorização cultural e participação na defesa de seus direitos. É essa a proposta da Agência ViraJovem de Notícias no 2º Encontro Nacional dos Povos da Floresta, que ocorre de 18 a 23 de setembro, em Brasília. As e os jovens se apropriarão de ferramentas de comunicação para contar as histórias de seus povos sob sua ótica. A capacitação ocorrerá de forma contínua, com encontros para despertar o olhar crítico em relação à comunicação, além das oficinas que possibilitarão um conhecimento técnico da mídia.

O projeto foi concebido e desenvolvido com base na Educomunicação pelo Projeto/ Revista Viração em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Ele conta com a parceria da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), do Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), do Grupo de Trabalho da Amazônia (GTA) e do Movimento de Estudantes Indígenas do Amazonas (Meiam).

A iniciativa recebe o apoio das Agências Girassolidário e Ciranda, da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), da organização Ashoka e do Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (NCE-ECA-USP).

As notícias e fotos serão publicadas diariamente no site da Agência ViraJovem de Notícias (www.revistaviracao.org.br/agencia), e podem ser reproduzidas por outros veículos de comunicação na base do princípio de copyleft.

Sobre o evento

O segundo encontro é a retomada de uma aliança histórica. A primeira edição aconteceu quase 20 anos antes, sob a influência do líder seringueiro Chico Mendes.

O desafio colocado pela retomada da articulação é tentar unificar os interesses comuns dos povos que vivem na Amazônia e nos biomas: Caatinga, Mata Atlântica, Cerrado, Pampa e Pantanal. Além da conservação da floresta e da distribuição de renda, as discussões enfocarão temas que estão na ordem do dia, como mudanças climáticas e grandes obras de infra-estrutura.

Sobre a Agência ViraJovem de Notícias

A iniciativa tem origem no 5º Fórum Social Mundial, quando a Revista Viração e o Projeto Agente Jovem, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), promoveram a cobertura jovem do evento. (Para conferir o conteúdo acesse www.revistaviracao.org.br/forum).

A idéia é que uma equipe de jovens interessadas/os em aprender as práticas da Educomunicação produza notícias diariamente sobre os diversos temas ligados aos jovens e adolescentes e o interesse público que esses jovens enxergam e que estão em pauta ao longo dos eventos, como também aconteceu na 2ª Mostra Saúde e Prevenção nas Escolas, em julho de 2007. (Acesse a produção da galera no www.revistaviracao.org.br/mostrasaude).

O último evento que a agência participou foram os Jogos Pan- Americanos e Parapan-Americanos, realizados no Rio de Janeiro. Jovens da Cidade de Deus, Comunidade da Maré e Complexo do Alemão puderam relatar o evento sob seu ponto de vista, além de noticiar os acontecimentos sociais, muitas vezes esquecidos pela mídia grande. (As reportagens, fotos e vídeos estão no www.revistaviracao.org.br/papopan).

Não é uma tarefa fácil. Comunicação é coisa séria e de grande responsabilidade. Por isso, a equipe preparada pela Viração promove, diariamente, oficinas de comunicação entre os grupos de participantes para que os jovens façam uma cobertura de qualidade e inovadora, protagonista, dos acontecimentos que eles mesmos estão presenciando.
(Envolverde/Agência ViraJovem)

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS