A castração e sua estruturação frente as nossas renúncias

Freud , certa vez, afirmou ser a questão edipiana o tema central da dinâmica da psique e, baseando-me nessa fala, cuja complexidade é elevada  psiquicamente ou psicologicamente, como queiram,afinal, chegaremos ao mesmo lugar ou a lugar nenhum, sendo, esse último,desejo de vieses paralelos, pois, realmente, nunca nos encontraremos na universalidade, onde o infinito se aproxima dos processos inconscientes. Nada posso fazer, apenas lamentar que os discursos de fáceis digestão , proporcionem o mesmo efeitos das “drogas’ : Euforia ,  criatividade e a angústia do retorno à realidade gerando compulsão frente àquilo que sempre é  “magicamente” protelado pelos pressupostos da pressa avassaladora que destitui a capacidade resignificadora própria dessa nossa espécie, tornando-a , “igualzinha e perfeitinha”. Então, os resultados estão estampados, até mesmo em braile,para não haver desculpas ou isenção.Coisas próprias aos mecanismos de defesa delineados pelo EGO,filho do meio da estrutura da psiquê, que, de tanto pavor, sempre estrutura algo para, por meio da linguagem ,ser descoberto aos que lêem Braile, afinal, os olhos enganam, porém , a visão fascina.

A questão edipiana , apresenta uma multidiversidade em suas formas. Ou seja, ela altera a posição de seus componentes, sem perdê-los. Cada um de nós, a estrutura dentro da complexidade das relações inter-pessoais na dinâmica familiar introjetadas, afinal, o fascínio autoritário que o super-ego promove com tão grande escárnio, tamanho a perversidade, nos dá seu concreto com dia marcado para desabar.Entretanto, não há como sobrepujar em definitivo o pulsional em nós, nem tampouco, renunciar ao anímico como forma da nossa estrutura, pois, se assim fosse, anulados estavam todos os constructos científicos.Seria renunciar a Charles Darwin,e aos postulados freudianos concorde você, eu ou o outro, isso pouco importa . É a cientificidade resistindo e estruturando, cada dia mais frente aos conspiradores de suas teses. Claro, a deles tem por objeitvo” ao ser interpretada ,  como tentativa da implantação do poder paternal , da legitimação da castração,momento em que o filho sente-se massacrado pelo pai em relação a figura  materna, desencadeando o contato com o complexo de castração.  O filho compreende que qualquer embate com o pai poderia ser uma trágica experiência à sua vida, afinal, o mesmo apresenta-se muito mais “forte” fisicamente e um enfrentamento acarretaria em um massacre dilacerador. Assim, estrutura-se o “medo” em relação aos desafios que nos esperam desde que fazemos nossas escolhas, levando-nos a contenção ,  pois seria revivenciar o horror ao não conseguir tornar-se o pai de si mesmo , sentindo-se massacrado pelo mundo que não conseguiu estruturar.
 
Uma das formas que pode nos exemplificar , consiste naquela pessoa que, próximo às suas conquistas desiste de seus projetos, ou mesmo,aquele que nada deseja e esmorece. Seria uma hipercatexia estabelecendo com a “mãe”, representada pelos objetivos pessoais, uma perpetuação do vínculo de desejo por intermédio da ação desencadeante da proximidade com a angústia através da castração que promove aquilo que Freud chamou de  o horror à “criatura mutilada’. Então ,  promovemos um aberto massacre a nós mesmos e castramos-nos seguidamente, afinal, muitos de nossos desejos tão acessíveis, tornam-se condenáveis ou  não de direito. Tê-los, ao certo em nossa história, acarretaria na destituição do “proibido”, do condenável, do “pecaminoso” possibilitando ao SER, ampla condição de conquista  de seus objetivos e metas,onde, o desejo atendido tornar-se-ia  fonte de PRAZER E LIBERTAÇÃO. Portanto, faz-se possível a compreensão da questão edipiana, levando-nos a compor uma reestruturação a partir da análise, cujo intuito dar-se-ia no estabelecer de vínculos efetivos entre o SER e seus desejos, destituindo-lhes o caráter condenatório dos complexos que cerceiam , limitam impondo severos conflitos de tão profunda dor às pessoas.          
       

*Psicólogo.                                        

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS