Em Macaé (RJ), diretoria do Sindipetro-NF repudia presidente da FMC e vereador do PT!

Para não dar trunfos à oposição sindical na eleição em junho de 2008, a diretoria colegiada do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) faz dois repúdios: À sua afastada diretora Conceição Rosa, a atual presidente da Fundação Macaé de Cultura (FMC) e também ao seu padrinho político, o vereador Maxwell Vaz (PT). Ninguém da diretoria do Sindipetro-NF confirma, porém na reunião de segunda feira, dia 20 de agosto, o “bicho pegou”. Isto é, trovejaram críticas à presidente da FMC e ao vereador. A ela por ter levado um celular do Sindipetro-NF quando abandonou a diretoria. E ao vereador - como a sindicalista também um petroleiro – por ele “ter feito a cabeça dela” para aquilo que foi considerado uma “traição sindical”.

A “chapa esquentou” na reunião da diretoria do Sindipetro-NF quando entraram em pauta duas solicitações que foram consideradas uma desfaçatez praticada pela afastada sindicalista e atual presidente da FMC. Em primeiro lugar, pelo fato dela ter abandonado sua função sindical sem entregar o celular do Sindipetro-NF. Em segundo lugar, por ela pretender continuar a utilizá-lo e ter a cara de pau de pedir ainda os empréstimos de dois computadores pertencentes ao patrimônio do Sindipetro-NF. “Quando ela apenas nos comunicou o abandono de sua função sindical a alertamos: Caso a prometida Reforma Administrativa do Executivo Macaense venha a se revelar um engodo será tarde, não tem mais volta”; repudiaram os sindicalistas.
Repúdios têm como pano de fundo a eleição para diretoria do Sindipetro-NF em 2008!
Tais repúdios da diretoria colegiada à presidente da FMC e ao vereador do PT têm como pano de fundo a eleição para diretoria do Sindipetro-NF que se realizarão por volta do mês de junho do próximo ano. Haja vista, na América Latina o maior sindicato de trabalhadores é o Sindipetro-NF e a maior federação sindical de trabalhadores é a Federação Única dos Petroleiros (FUP). Além disto, o Sindipetro-NF e a FUP são filiados a maior central sindical de trabalhadores, a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Para não nos alongar e deixar bem claro, desde a fundação do Sindipetro-NF nos anos 90 a corrente sindical Articulação tem se mantida hegemônica na diretoria colegiada graças à divisão em duas chapas da oposição sindical dos petroleiros.
Na última eleição em 2005, apesar de desgastada por três diretores acumulando funções sindicais com cargos de gerências na Petrobrás, a Articulação derrotou duas chapas. Isso, porque ela soube usar a máquina sindical em defesa da FUP e da CUT. Já a chapa encabeçada por dissidentes da diretoria não defendeu a FUP e CUT, claramente.  E por sua vez, a de oposição se perdeu por atacar a FUP e a CUT, se aliando aos divisionistas da Conlutas que por sinal, nem central sindical de trabalhadores é! Agora, tendo em vista a eleição para diretoria do Sindipetro-NF de 2008 (ano de eleições municipais) sua diretoria colegiada busca se descolar da imagem de também governista em Macaé onde o alcaide (PMDB) é um burguês de uma oligarquia populista que perpetua no poder a 31 anos.

              
    





publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS