OAB-Macaé realiza “semana” do advogado de qualidade, corporativa e sem debate!

Evento de qualidade, corporativo e sem debate. Isto, o que foram as festividades alusivas à “Semana” do advogado - de 06 a 11 do corrente – realizada pela subseção fluminense local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Macaé). Embora divulgado por todos os meios de comunicação social (jornal, rádio e televisão), o convite expedido pela instituição revelou o tradicional corporativismo da categoria dos advogados. Porque a OAB-Macaé distribuiu convites somente aos próprios profissionais da categoria, aos estagiários, estudantes de Direito e autoridades (sic). Daí, a não participação de outras categorias como a de petroleiros. Haja vista, terem sido realizadas quatro conferências no Sindipetro-NF, sem participação popular e sem as “autoridades” (dos Poderes Públicos).

 

A “Semana” foi encerrada na própria data alusiva à categoria dos advogados. Ou seja, no último sábado dia 11 de agosto com a realização, na parte da manhã, de um torneio de futebol soçaite na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) localizada na zona sul e nobre da cidade onde varou tarde e noite, um lauto churrasco. Na véspera, isto é, na sexta feira, 10 de agosto, a partir das 08 horas foram realizados os seguintes eventos na sede da OAB-Macaé situada no centro da cidade: Hasteamento das bandeiras (macaense, fluminense e brasileira), uma cerimônia ecumênica e um café da manhã. À noite, ao valor individual de adesão de R$ 30 foi realizado um jantar (banquete) no sugestivo centro de eventos denominado “Mundo dos Sonhos”, no centro da cidade.

Divulgadas como palestras, cai a qualidade das conferências e dos conferencistas pela falta do democrático debate de idéias!

Em pleno século 21 quando as instituições da democracia representativa no Brasil estão funcionando normalmente (até na militar, reacionária e mal-denominada ESG-Escola Superior de Guerra seus eventos se realizam com o democrático debate de idéias), a programação da chamada Semana dos Advogados teve quatro eventos realizados corretamente à noite (após o horário comercial) no teatro do Sindipetro-NF, no centro da cidade. Porém, erroneamente divulgados como palestras, tais eventos trataram-se de quatro conferências cuja qualidade dos temas abordados por renomados conferencistas não foram postos à prova pelo democrático debate de idéias. Apesar disto, nas quatro conferências pode-se constatar o nível acadêmico dos temas abordados e dos conferencistas.

A primeira conferência foi realizada na segunda feira, dia 06 de agosto, pelo Doutor Cláudio Borba que enfocou o tema “O Direito Tributário e Sua Importância no Cenário Nacional”. A segunda conferência, na terça, dia 07 de agosto, foi feita pelo vice-presidente da seccional fluminense da OAB, Doutor Lauro Mário Perdigão Schuch que enfocou o tema “A OAB e Seu Papel Institucional Perante a Sociedade”. A terceira conferência, na quarta feira, dia 08 de agosto, foi feita pelo jovem professor universitário o Doutor Bruno Almeida Gonçalves que abrilhantou o tema “O Papel do Advogado na Integração Energética Sul-Americana”. A quarta conferência foi feita pela juíza federal local, a Doutora Angelina de Siqueira Costa que ao enfocar o tema “A Importância da Justiça Federal na Região” enquanto mulher negra muito festejada, não se fez de rogada, defendendo ainda que superficialmente as paternalistas cotas universitárias raciais.

*jornalista, coordenador nacional de Formação Política e Organização do Movimento Negro Socialista (MNS). 

            
 
          

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS