Colegas repudiam advogado por trocar presidência da OAB-Macaé por cargo na prefeitura!

Eleito ano passado em chapa única inscrita pelo movimento interno denominado “Ética, Democracia e Trabalho” para o triênio 2007, 2008 e 2009 o advogado Juvêncio Claro Papes tem sido alvo de inúmeras críticas de colegas da OAB-Macaé por ele ter abandonado a presidência da entidade para assumir o cargo de Secretário de Desenvolvimento Sustentável na prefeitura local. Até o momento ninguém se dispõe a prestar declaração pública neste sentido, mas apuramos que dois ex-presidentes eleitos pelo mencionado movimento – Carlos Fioretti e Gualter Scheles Júnior – vão buscar assinaturas de colegas repudiando o fato do advogado Papes ter abandonado a presidência da OAB-Macaé cinco meses após ter tomado posse. 

O próximo sábado dia 11 de agosto é data nacional alusiva à categoria dos advogados, sendo a semana em curso dedicada a eventos comemorativos. Por exemplo, em Macaé, a partir da última segunda feira, dia 06 até esta quinta feira, dia 09, no teatro do Sindipetro-NF estão se realizando uma série de palestras promovidas pela subseção local da OAB cujos temas jurídicos enfocados são de interesse da categoria como também da sociedade como um todo. A programação dos eventos que se realizam no teatro do Sindipetro-NF foram organizadas a partir da posse do vice-presidente da OAB-Macaé Atilano Rocha que se viu inesperadamente obrigado a assumir a presidência da entidade por causa do abandono da função por parte do advogado Papes.           
Ao assumir a presidência Rocha em declarações pela imprensa buscou demonstrar “diplomacia”, não revelando mais do que “surpresa” diante do inesperado abandono da função por parte de Papes. Porém, apuramos que Rocha tem afirmado estar se sentindo “indignado”, tendo inclusive revelado que se de fato os ex-presidentes Fioretti e Scheles Júnior articularem mesmo um documento de repúdio ao abandono da presidência da OAB-Macaé por parte de Papes, ele (Rocha) irá assinar. Apuramos também que há uma “indignação” reinante na categoria dos advogados inscritos na subseção local da OAB que abrange os municípios de Macaé, Conceição de Macabu, Carapebus e Quissaman. Tal “indignação” é por ser inédita, em termos de abandono da presidência da OAB-Macaé.
Haja vista que o abandono é comparado ao praticado na subseção da OAB em Campos dos Goytacazes - entre fevereiro e agosto de 1988 - pelo advogado Geraldo Antônio Crespo Beiruth que fez o mesmo com a presidência da entidade para assumir um cargo no governo estadual (Ciretran & Detran), deixando a função de presidente da entidade para o vice, o já falecido advogado Ailton Carvalho Barbosa. No vizinho município de Campos dos Goytacazes, a “indignação” com o colega Beiruth foi tamanha que a categoria dos advogados nunca mais o elegeu para função alguma na diretoria da OAB local. Já na OAB-Macaé, no futuro o mesmo pode vir a ocorrer em relação ao Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, advogado Juvêncio Claro Papes. 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS