Micos-Leões-Dourados em Nova California - Tamoios, Cabo Frio

http://farm2.static.flickr.com/1227/989564829_e440567a3a.jpg

A reportagem do Jornal Tamoios estava retornando de uma entrevista, passando pela estrada da Fazenda Tosana, entrando pela portaria do Condomínio Nova Califórnia, quando se surpreendeu com uma família de Micos-Leões-Dourados, que estavam subindo pelas árvores e pelo telhado da portaria.

Sempre surgiram notícias da existência desses animais em Tamoios, porém foi a primeira vez que o Jornal Tamoios presenciou esses animais. Eram 10 micos formando um bando.

O mais interessante é que os micos não se assustaram conosco e estavam em busca de comida, pois andavam pelo chão pegando algumas cascas de banana, que se encontravam no local.

A encarregada da portaria comentou que eles aparecem todos os dias e que além do bando de micos aparecem outros animais, que saem da mata.

O mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) é um primata encontrado originariamente na Mata Atlântica, no sudeste brasileiro. Encontra-se em perigo de extinção.

Animal monógamo, uma vez formado o casal, mantém-se fiel. O recém-nascido não passa mais que quatro dias pendurado ao ventre materno. Depois disso, é o pai que o carrega, cuida dele, limpa-o e o penteia. A mãe só se aproxima na hora da mamada. Ela estende os braços e o pai lhe entrega o filhote, que mama durante uns quinze minutos. Mas, mesmo nessa hora, o pequeno não gosta que o pai se distancie.

Atualmente, resta apenas um único local de preservação deste animal: a Reserva Biológica de Poço das Antas, no Estado do Rio de Janeiro, compondo dois por cento do habitat original da espécie. Restam cerca de mil micos-leões-dourados no mundo, a metade dos quais em cativeiro.

Têm hábitos diurnos e arborícolos. Organizam-se em grupos de até oito indivíduos e vivem cerca de quinze anos, sendo a maturidade da fêmea atingida com cerca de um ano e meio a do macho, com cerca de dois anos. Sua época reprodutiva é de setembro a março e a gestação demora cerca de quatro meses e meio, gerando, normalmente, entre um e três filhotes. O mico-leão-dourado é um animal pequeno, medindo entre vinte e vinte e seis centimetros com um comprimento caudal entre trinta e quarenta centímetros. O adulto pesa entre trezentos e sessenta e setecentos e dez gramas, sendo sessenta gramas o peso normal para um filhote. São onívoros, o que significa que sua alimentação é muito variada: frutas, insetos, ovos, pequenas aves e lagartos (em cativeiro, as aves e lagartos são substituidas por carne). Têm uma pelagem sedosa e brilhante, de cor alaranjada e uma juba em torno da cabeça, o que deu ao seu nome popular. O Mico-Leão-Dourado é um dos primatas mais raros do planeta.

É uma espécie altamente social. São encontrados, na narureza, em grupos de dois a oito indivíduos, frequentemente constituídas por membros da mesma família. O grupo consiste do casal reprodutor, um ou dois filhotes e outros membros. São altamente territóriais e defendem seus territórios com ameaças vocais.

 

TRANSCRIÇÃO DE ARMANDO ROZÁRIO - CABO FRIO - 24 DE SETEMBRO DE 2011

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS