Educação Salesiana completa 50 anos em Macaé

Uma história que começou em 1961, com a chegada das primeiras Irmãs Salesianas no dia 11 de agosto, e contribuiu para transformar a pacata Macaé na capital nacional do petróleo. Muito antes da chegada da Petrobras em 1977, as Filhas de Maria Auxiliadora já preparavam a juventude macaense para as transformações dos novos tempos. Passados 50 anos, o desafio de promover uma educação de valores continua. Contudo, agora conta com o auxílio da tecnologia e da inovação - marca dessas mulheres à frente de seu tempo.

Um das escolas mais tradicionais da cidade, o INSG/Castelo completou 48 anos no dia 27 de julho. Quando inaugurou, oferecia apenas educação básica e fundamental para moças. Hoje, junto da Faculdade Salesiana que completou 10 anos no dia 6 de agosto, é uma instituição completa e oferece educação do maternal a pós-graduação. Uma história de crescimento que se perpetua a cada ano, com novas ferramentas pedagógicas e cursos que qualificam os estudantes para o ingresso nas melhores universidades e nas maiores empresas do mundo.
Desde que as religiosas chegaram à cidade, a população saltou de menos de 30 mil para quase 200 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE. Para a diretora da Faculdade Salesiana de Macaé, Ir. Maria Léa Ramos, a educação salesiana acompanhou essa transformação e também se modernizou para responder às demandas do mercado de trabalho. "A Faculdade nasceu como resposta aos anseios dos jovens em continuar os estudos na educação superior. Em 2001 tínhamos apenas duas graduações, hoje já são oito e, em 2012, vamos inaugurar mais um curso: Engenharia Ambiental, que já foi aprovado pelo MEC", antecipou.
Como forma de acompanhar as transformações ocorridas nos últimos anos, a diretora do INSG/Castelo, Ir. Ana Teresa Pinto, destaca a contribuição do ensino médio e técnico. Atualmente, o colégio oferece cinco cursos técnicos, mas em 2012 serão dez no total. Os cursos de Geoprocessamento, Meio Ambiente, Petróleo e Gás, Eletrotécnica e Análises Clínicas já foram aprovados e serão oferecidos a partir do próximo ano. "Nossa preocupação não se restringe à qualificação profissional, queremos formar pessoas que contribuam para uma sociedade melhor e façam diferença na vida das outras", explicou a diretora.
Filhas de Maria Auxiliadora - Fundado por Dom João Bosco e Madre Domingas Mazzarello no dia 5 de agosto de 1872, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora foi criado para ajudar as jovens que se encontravam em estado de abandono e pobreza - a exemplo do trabalho que já era realizado por Dom Bosco, ensinando um ofício aos rapazes carentes, a fim de ganharem honestamente o seu sustento. O nome foi escolhido por Dom Bosco por gratidão à Maria Auxiliadora. A missão educativa é o coração da obra salesiana, presente em 92 nações nos cinco continentes.

Educação que cresce nos tempos e nos lugares
Para preparar os estudantes para os desafios da vida, as escolas salesianas investem em tecnologia e inovação, como a lousa digital ou quadro interativo. O INSG/Castelo disponibiliza a ferramenta para professores do Ensino Médio e Fundamental desde janeiro de 2011. Ela funciona como uma tela de computador sensível ao toque (touch screen) e visa ampliar as possibilidades de ensino, despertando o interesse e a motivação dos alunos.
A plataforma virtual de Aprendizagem Eletrônica Interativa é outro diferencial da escola, disponível para o ensino fundamental, médio e técnico. Voltada para alunos e professores, ela dá suporte ao conteúdo ministrado em aula presencial ou a distância (EaD). Cada professor cria seu grupo de atividades personalizadas, contendo desde a edição de textos colaborativos até a integração de vídeos do Youtube, passando por chats, fóruns e outros recursos.
Seguindo a recomendação de Dom Bosco de "estar nos tempos e nos lugares", colégio e faculdade ainda oferecem cursos técnicos e superiores com ênfase offshore. Desenvolvidos com o conhecimento de profissionais do setor e a tecnologia dos laboratórios de química, física, hardware e rede, os cursos preparam os alunos para o mercado regional.
A Faculdade Salesiana segue o mesmo exemplo, ao ampliar o Centro de Estudos e Pesquisas Midiáticas - Cepem. O maior e mais completo laboratório de mídias da região, conta com estúdio de TV, rádio, fotografia, internet, ilha de edição e agência experimental de comunicação. A instituição ainda está construindo laboratórios de Fenômenos de Transporte e Operações Unitárias e Geologia, que pretendem reproduzir as condições de trabalho para transformar estudantes em profissionais. Além disso, estudos e pesquisas de grande relevância para a sociedade levam alunos e professores a participarem de grandes eventos, inclusive internacionais.

* Mais informações com a equipe da Assessoria de Comunicação Salesiana
Telefone: (22) 2791-9500 - ramal 310 ou no site www.insgmacae.com.br.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS