AUMENTAM EM 200% AS DEMANDAS TRABALHISTAS DO SINDIREFEIÇÕES

Inaugurado há dois meses, novo sindicato já movimenta 150 ações jurídicas em Macaé

Com apenas dois meses instalado em Macaé, aumentou em mais 200% as demandas trabalhistas que chegam ao Departamento Jurídico do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Refeições Coletivas, Refeições Rápidas (Fast Food) e Afins do Rio de Janeiro (Sindirefeições), que atende a região de Macaé, Cabo Frio e municípios que tem como foro uma destas duas comarcas. A expectativa é que o Sindicato filie entre 8 e 12 mil trabalhadores.

A consultora do departamento jurídico, Heloisa Prekopiuk, ressalta que o Sindirefeições está tramitando cerca de 150 ações, somente em Macaé. "A demanda do setor jurídico aumenta a cada dia, principalmente de trabalhadores de plataformas, cujos processos estão relacionados à licença médica, período de desembarque e horário de intervalo", detalha a advogada.

Em decorrência do aumento de plantões jurídicos na aérea de Macaé, foi verificado também pelo Departamento Jurídico que os trabalhadores em plataformas possuem direito ao ressarcimento dos valores cobrados a titulo de contribuição sindical, reajustes não repassados que incidem em todas as verbas de natureza salarial e contribuições confederativas que vinham sendo repassadas ao SINTHOP, que foi destituído pela Justiça.

Diversas empresas estão se associando ao Sindirefeições. A Qualivita, com base na Convenção Coletiva Trabalho (CCT) 2010/2010, entrou em contato com o Sindicato, após sentenças favoráveis, para realização de acordos na esfera da justiça do trabalho. Outras empresas terão que comparecer a várias audiências designadas, tendo como objeto o reajuste do dissídio da categoria da CCT 2010/2010.

Na esfera de atuação do Departamento Jurídico do Sindicato há ações contra a Arcos Dourados, com varias ações trabalhistas, inclusive com pedido de adicional de insalubridade, devido a todos os empregados que trabalham atualmente com lixo urbano e manuseio de equipamentos em altas temperaturas. Dentro do município do Rio de Janeiro, há sentenças favoráveis em 1º grau, com relação aos pedidos de insalubridade contra a Arcos Dourados.

O SINTHOP recorreu da decisão da 1º Vara de Macaé, que o destituiu como representante desta classe de trabalhadores por não passar de uma mera associação, não tendo qualquer tipo de registro como entidade sindical no ministério do Trabalho e Emprego. "Entretanto, o mesmo não conseguiu efeito suspensivo para decisão prolatada em sede de 1º grau o que significa que o SINTHOP está absolutamente proibido de atuar como sindicato, inclusive com multa diária por descumprimento", explica o presidente do Sindirefeições, João Ricardo de Oliveira.

O Sindirefeições pediu também uma abertura do inquérito policial contra o SINTHOP devido ao panfleto distribuído, afirmando que houve assembléia em sua sede no dia 11 de maio de 2010, porém não havia nenhum trabalhador na referida assembléia, e a mesma não foi realizada.

O trabalhador Cláudio Antônio R. da Silva diz que "agora sim ficaremos tranquilos quanto ao sindicato, pois estávamos desprotegidos de tudo".

O atendimento jurídico é realizado as quartas e quintas-feiras, das 9h às 17h e às sextas-feiras, das 9h às 12h. Telefone 2773 - 4961.
publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS