O objetivo foi de formarem Coordenadores do Amor-Exigente e de, posteriormente, fundarem um Grupo aqui em Macaé. No município, o nome desse Grupo Macaense de Amor-Exigente, foi nominado como "AMOR-EXIGENTE Semeando Esperança.
Ele é um Programa de ação refletida e sua missão é a de ser um movimento de proteção à sociedade, apoiando e facilitando as mudanças de comportamentos inadequados na família e na sociedade, visando a prevenção e qualidade de vida das pessoas.
O Projeto é para aqueles que buscam e querem melhorar os relacionamentos familiares e sociais, reunindo homens e mulheres, voluntários, oriundos de todas as camadas sociais. Hoje em dia, alguns milhares de voluntários estão a serviço de levar a mensagem do movimento, que se resulta de uma jornada perseverante e persistente daqueles que crêem no estudo do Amor-Exigente, e anseiam levar outras pessoas ausentes desse Programa, para conhecerem-no e fazê-lo tornar presente nas suas vidas, como possível influência positiva em seus benefícios.
Ele é na verdade, uma proposta comportamental, destinada a pais, orientadores, educadores e familiares em geral, como forma de prevenção e solução de problemas com alunos, filhos e entes queridos.
Em grupos de apoio e ajuda mútua, os pais, professores e familiares são encorajados a agir, sendo desencorajados de usar qualquer violência ou agressividade, e levados então a construir a cooperação familiar e comunitária.
O Grupo de Amor-Exigente não está ligado a nenhuma seita, religião e partido político. É bom notar isso. E é importante que todos saibam que não há necessidade de pagar nenhuma taxa ou mensalidade. Para pertencer ao Grupo, basta apenas o desejo de querer participar.
A história desse movimento iniciou no começo da década de 1970, nos Estados Unidos, e foi fundado pelo casal David e Phyllis York, ambos terapeutas familiares, e que tinham três filhas envolvidas com drogas. A iniciativa era de um certo modo, um movimento reacionário, contra toda aquela linha extremista de liberalidade e exageros na valorização da criança e do adolescente (linha extremista essa, que estava no auge de sua discussão, naquela época dos "anos rebeldes"). Ele mostra a criação de grupos de apoio à família - como dito antes -, analisando dez pontos básicos que desestruturam e inibem os pais, mas no Brasil foram acrescentados mais dois princípios, formando doze.
A partir desses Doze Princípios, o Programa apresenta preceitos para a organização da família e proteção aos jovens. Os Doze Princípios Básicos são:
Identificador;
Humanizador;
Protetor;
Valorizador;
Libertador;
Influenciador;
Preparador;
Esperançador;
Acatador;
Cooperador;
Organizador;
Consolador.
Há também Doze Princípios Éticos, que são: Os seis primeiros, de reflexão; Os seis seguintes, de ação. E dentro de cada um desses Doze Princípios Éticos, há normas em dois fenômenos: Institucional e Familiar.
Na sociedade brasileira, quem trouxe esse movimento americano do Amor-Exigente foi o Padre Haroldo Joseph Rahm - Jesuíta americano nascido no Texas - e que desde 1964 migrou rumo ao Brasil. E ao descobrir no início dos anos 1980 essa proposta americana, o jesuíta radicado aqui no país, resolveu adotá-la na sociedade brasileira, já que como padre, ele tinha muita habilidade e experiência nesse assunto, pois mantinha em Campinas (SP), uma comunidade terapêutica para recuperação de dependentes de álcool e outras drogas.
Desde então o início dos anos 1980, o Projeto vinha começando a crescer e espalhar-se por todo o país. O que contribuiu para isso e assim se dá até os dias atuais, é o fato de ela ser uma Proposta séria e que vem até hoje, ajudando muita gente a se recuperar emocionalmente, pois faz com que muitas pessoas que têm comportamentos inadequados, busquem mudanças para uma melhor qualidade de vida.
Os membros do Amor-Exigente se reúnem semanalmente, com objetivo de estudarem o Programa (com base em seus princípios), e partilhar as suas experiências, com o intuito de apoio e ajuda mútua.
O Programa já está atuando à cerca de 5 meses (e meio) na comunidade macaense, se observarmos a tal presente data desta edição. E torcemos para que seus valores, posicionamentos e ideal, permaneça ajudando as pessoas em nosso município, fazendo com que elas mudem seus hábitos inadequados, e se sintam cada vez mais, bem melhor.
Reuniões
Grupo para jovens:
às quintas-feiras, das 17h às 19h
Grupo para adultos:
às quintas-feiras, das 19h às 21h.
Local:
Paróquia de São João Batista
Rua Pref. Moreira Neto, 72. Cep: 27913-090 - Centro - Macaé/RJ - No terceiro andar.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Contato:
(22) 99959572 - Eleonora Maria Barcelos de Souza.
(22) 99534121 - Magda Soraia Delfino.
Raphael Guedes Marinho