Chega a Macaé, o movimento do AMOR-EXIGENTE, uma iniciativa para "prevenção, solução de problemas e recuperação"

Foi inaugurado em Macaé no dia 1º de julho deste ano (2010), o Grupo Amor-Exigente, estando atualmente como Coordenadora Eleonora Maria Barcelos de Souza. Essa iniciativa começou pela Subsecretária Municipal de Políticas Sobre Drogas, de Macaé, que trouxe Coordenadores Regionais do Rio de Janeiro, para ministrarem o Curso de Capacitação de Prevenção Universal Primária, da Federação Brasileira de Amor-Exigente (FEAE), em Macaé.

O objetivo foi de formarem Coordenadores do Amor-Exigente e de, posteriormente, fundarem um Grupo aqui em Macaé. No município, o nome desse Grupo Macaense de Amor-Exigente, foi nominado como "AMOR-EXIGENTE Semeando Esperança.
Ele é um Programa de ação refletida e sua missão é a de ser um movimento de proteção à sociedade, apoiando e facilitando as mudanças de comportamentos inadequados na família e na sociedade, visando a prevenção e qualidade de vida das pessoas.
O Projeto é para aqueles que buscam e querem melhorar os relacionamentos familiares e sociais, reunindo homens e mulheres, voluntários, oriundos de todas as camadas sociais. Hoje em dia, alguns milhares de voluntários estão a serviço de levar a mensagem do movimento, que se resulta de uma jornada perseverante e persistente daqueles que crêem no estudo do Amor-Exigente, e anseiam levar outras pessoas ausentes desse Programa, para conhecerem-no e fazê-lo tornar presente nas suas vidas, como possível influência positiva em seus benefícios.
Ele é na verdade, uma proposta comportamental, destinada a pais, orientadores, educadores e familiares em geral, como forma de prevenção e solução de problemas com alunos, filhos e entes queridos.
Em grupos de apoio e ajuda mútua, os pais, professores e familiares são encorajados a agir, sendo desencorajados de usar qualquer violência ou agressividade, e levados então a construir a cooperação familiar e comunitária.
O Grupo de Amor-Exigente não está ligado a nenhuma seita, religião e partido político. É bom notar isso. E é importante que todos saibam que não há necessidade de pagar nenhuma taxa ou mensalidade. Para pertencer ao Grupo, basta apenas o desejo de querer participar.
A história desse movimento iniciou no começo da década de 1970, nos Estados Unidos, e foi fundado pelo casal David e Phyllis York, ambos terapeutas familiares, e que tinham três filhas envolvidas com drogas. A iniciativa era de um certo modo, um movimento reacionário, contra toda aquela linha extremista de liberalidade e exageros na valorização da criança e do adolescente (linha extremista essa, que estava no auge de sua discussão, naquela época dos "anos rebeldes"). Ele mostra a criação de grupos de apoio à família - como dito antes -, analisando dez pontos básicos que desestruturam e inibem os pais, mas no Brasil foram acrescentados mais dois princípios, formando doze.
A partir desses Doze Princípios, o Programa apresenta preceitos para a organização da família e proteção aos jovens. Os Doze Princípios Básicos são:

Identificador;
Humanizador;
Protetor;
Valorizador;
Libertador;
Influenciador;
Preparador;
Esperançador;
Acatador;
Cooperador;
Organizador;
Consolador.

Há também Doze Princípios Éticos, que são: Os seis primeiros, de reflexão; Os seis seguintes, de ação. E dentro de cada um desses Doze Princípios Éticos, há normas em dois fenômenos: Institucional e Familiar.
Na sociedade brasileira, quem trouxe esse movimento americano do Amor-Exigente foi o Padre Haroldo Joseph Rahm - Jesuíta americano nascido no Texas - e que desde 1964 migrou rumo ao Brasil. E ao descobrir no início dos anos 1980 essa proposta americana, o jesuíta radicado aqui no país, resolveu adotá-la na sociedade brasileira, já que como padre, ele tinha muita habilidade e experiência nesse assunto, pois mantinha em Campinas (SP), uma comunidade terapêutica para recuperação de dependentes de álcool e outras drogas.
Desde então o início dos anos 1980, o Projeto vinha começando a crescer e espalhar-se por todo o país. O que contribuiu para isso e assim se dá até os dias atuais, é o fato de ela ser uma Proposta séria e que vem até hoje, ajudando muita gente a se recuperar emocionalmente, pois faz com que muitas pessoas que têm comportamentos inadequados, busquem mudanças para uma melhor qualidade de vida.
Os membros do Amor-Exigente se reúnem semanalmente, com objetivo de estudarem o Programa (com base em seus princípios), e partilhar as suas experiências, com o intuito de apoio e ajuda mútua.
O Programa já está atuando à cerca de 5 meses (e meio) na comunidade macaense, se observarmos a tal presente data desta edição. E torcemos para que seus valores, posicionamentos e ideal, permaneça ajudando as pessoas em nosso município, fazendo com que elas mudem seus hábitos inadequados, e se sintam cada vez mais, bem melhor.

Reuniões

Grupo para jovens:
às quintas-feiras, das 17h às 19h

Grupo para adultos:
às quintas-feiras, das 19h às 21h.

Local:

Paróquia de São João Batista
Rua Pref. Moreira Neto, 72. Cep: 27913-090 - Centro - Macaé/RJ - No terceiro andar.
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Contato:
(22) 99959572 - Eleonora Maria Barcelos de Souza.
(22) 99534121 - Magda Soraia Delfino.

Raphael Guedes Marinho

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS