Campanha da coleta sanguínea e registro no REDOME (para provável doador de medula óssea) acontece em Macaé

Ainda repercutindo sobre o caso de Leucemia Mielóide Crônica, a doença enfrentada pelo jovem Rodrigo Abreu Lima de Figueiredo, filho da massoterapeuta e funcionária pública macaense, Rosânia Abreu Lima de Figueiredo (Miss Macaé de 1969, e semifinalista do Miss Estado do Rio 1969), uma excelente notícia é aqui relatada: Em Macaé, a campanha para a realização da coleta sanguinea e registro no REDOME, para encontrar o provável doador de medula óssea, finalmente foi confirmada! Ela será nos dias 3 e 4 de dezembro de 2010, iniciando às 8 horas da manhã, indo até as 16 horas da tarde, na Associação Médica de Macaé, na rua da Igualdade, bairro Imbetiba. A Secretaria de Saúde de Macaé e a Hemorio estão promovendo esse even to. Na campanha, cada doador precisará fazer um registro (cadastro) para poder então fazer a doação de sangue. Assim feito, o material sanguíneo colhido do doador será mapeado e pesquisado para que se saiba a compatibilidade. Rodrigo reside em Macaé, mas sendo paciente do INCA (Instituto Nacional do Câncer) no Rio de Janeiro-RJ, devido ao fato de ter adquirido essa enfermidade tão grave da Leucemia, doença conhecida como "câncer sanguíneo", de acordo com o senso comum.
Renata Figueiredo, filha de Rosânia, e irmã mais velha de Rodrigo, também está batalhando nessa luta e explica: "Em Macaé, não há um HEMOCENTRO cadastrado ao REDOME para que os interessados em se cadastrar como doadores, façam suas coletas de sangue. Mas graças ao apoio de pessoas e instituições solidárias, nós conseguimos um microônibus e todo final de semana (aos sábados) ele leva cerca de 25 pessoas para se cadastrarem como doadores lá no INCA do Rio de Janeiro, e fazerem a coleta de sangue, a fim de saber se tem a compatibilidade. Portanto, pedimos a todos que entrem em contato com minha mãe Rosânia, para reservarem as suas vagas no ônibus. E agora, com essa campanha em Macaé, fica mais fácil para doadores que n� �o podem se deslocar da cidade, rumo ao Rio de Janeiro-RJ, para os mesmos realizarem a coleta de sangue então aqui mesmo em Macaé. Estamos na fé, na corrente do bem de que o Rodrigo vai sair dessa, vai fazer a travessia dos fortes e vai vencer a Leucemia, pois para Deus nada é impossível! Também temos a certeza de que muitos irmãos serão salvos e muitos de nós teremos a oportunidade única de significarmos a ressurreição de alguém. Eu tenho medo de agulha, de injeção, mas me cadastrei como doadora. Não tive a sorte e o privilégio de ser compatível com meu irmão de sangue, mas sei que há milhões de irmãos espirituais que eu posso ajudar neste planeta. E se Deus me ajudar eu serei doadora de medula óssea para alguém, pois são 1200 pessoas que estão na fila de espera no INCA!"
Relembrando sobre os quesitos como doador, podem fazer essa doação de sangue, as pessoas com no mínimo de 18 anos e máximo de 55 anos, em boas condições de saúde. Na verdade, parece que apenas portadores de HIV não podem doar. Para mais esclarecimentos sobre isso, favor encaminhar email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou nos telefones (22) 98089899, (22) 27591939.
Infelizmente, Rodrigo desenvolveu em seu organismo, uma imunidade (mutação genética) resistente ao tratamento. Então, somente o transplante poderia curá-lo dessa triste doença. "O ato de fazer a doação é uma oportunidade concedida por Deus para salvar vidas. Agradeço à todos pela ajuda. Que Deus nos proteja sempre." Conclui Rosânia.


"A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana." (Franz Kafka)


Raphael Guedes Marinho.

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS