A RESPOSTA das URNAS II - "O Caso Maricá"

Acabei de ler o o

bituário político nos jornais locais e vi com muita seriedade que Maricá disse NÃO para o Amadorismo e Coronelismo que se instalou neste município desde sempre. As pessoas resolveram ouvir novas vozes e ir ás urnas dar a sua opinião e ficou bem evidente que quem não obteve o índice mínimo de votos razoáveis que seriam na base dos 7.000 está politicamente morto, ainda que seja temporariamente, digo isso, porque nada impede que estes lancem mão de posturas e atitudes de acordo com o cargo político pretendido e em consonância com a população local.
Passando ao longo das vias, ainda é fácil perceber os campos de batalha onde foram travadas as disputas de territórios, seus estandartes e bandeiras totalmente destruídos jazem no chão presas á vegetação, ao sabor do vento, como lembrança de uma guerra sem vencedores, entretanto nós os eleitores saímos gloriosos! A pergunta que colocamos agora é que surpresas teremos para as eleições de 2012 e quem de verdade estará pronto para concorrer aos cargos que definirão o nosso futuro nos anos seguintes? Existem alguns conceitos a ponderar e parâmetros a configurar.
Entre eles está a vocação para o tipo de trabalho a que se propõe fazer, isso é um talento que nasce conosco, ter um dom natural para executar qualquer tipo de atividade é fundamental, representa um percentual elevado de sucesso desde o início. A pessoa mostrar o que sabe antecipadamente quando encampa atos, atitudes e projetos podem minimizar a quantidade de erros futuros já que neste momento a única representação existente é a pessoal, e caso não tenha a experiência necessária é o período certo para aprender In Loco e aumentar a sua capacidade no processo decisório uma vez que este tipo de atividade requer liderança praticamente nata.
É importante definir os seus parâmetros ideológicos e se perguntar se deseja apenas o status que o cargo lhe confere ou realmente quer deixar seu nome honrosamente na história de sua cidade e país. O simples fato de outros acharem que você pode ser candidato, não assegura que terá um mandato sereno e com lisura, temos no próprio município um exemplo de legisladores que acabaram por se eleger ás custas de votos de terceiros através do uso de suas imagens figurativas nas campanhas no intuito de associar sua fraca representação a nomes já consolidados, o que estes que acabaram por se "vender" em troca de nomeações e vantagens pessoais não prevêem é que no caso do mandato ser um insucesso seus nomes também perde o valor agregado muitas vezes ao longo de anos até de bom trabalho.
Por isso, antes de ser candidato a candidato pergunte-se que tipo de político quer ser, se deseja se Eleger (que neste caso é ocupar o cargo através de compromissos eleitorais diversos) ou se pretende ser Eleito (ocupa o cargo por vontade popular com intenções honestas). Apesar de serem parecidas, as expressões são antônimos, pois tem objetivos distintos e diferenciados e, dito isto, tenho certeza que aqui em Maricá quem não arregaçar as mangas agora para mostrar o que pretende e é capaz, certamente não se elegerá, até porque eu não acredito em candidatos de ultima hora e jamais votarei num!
Farei tudo ao meu alcance também para que outras pessoas pensem da mesma forma, com isso a contar da data atual os candidatos terão 6 anos e não 4 como manda a lei de eleitoral para exercer o seu mandato, 2 por conta de sua campanha popular junto á comunidade e 4 por direito adquirido por votação direta. Se estiver ao meu alcance jamais permitirei que político algum não cumpra suas obrigações públicas e que não cumpra os horários de labuta como qualquer trabalhador que com seu voto o empossou.
Os cargos públicos em Maricá não serão mais cabides de empregos para gente desocupada ou com insatisfação profissional, hoje já sabemos o que queremos e o que não queremos para os próximos anos e a resposta foi a resposta das urnas no nosso município e o fato de não elegermos nenhum candidato por entendermos que eles não nos representavam de forma alguma. É importante ressaltar que todos os cidadãos estão aptos a concorrer aos cargos públicos nas próximas eleições, isso vale também para as lideranças partidárias sempre lembrando que o ideal é começarem a trabalhar desde já!
Somos novos soldados numa guerra muito antiga, mas não desistimos nunca!
Ana Paula de Carvalho
www.civilidade.com.br




 

publicidade
publicidade
Crochelandia

Blogs dos Colunistas

-
Ana
Kaye
Rio de Janeiro
-
Andrei
Bastos
Rio de Janeiro - RJ
-
Carolina
Faria
São Paulo - SP
-
Celso
Lungaretti
São Paulo - SP
-
Cristiane
Visentin

Nova Iorque - USA
-
Daniele
Rodrigues

Macaé - RJ
-
Denise
Dalmacchio
Vila Velha - ES
-
Doroty
Dimolitsas
Sena Madureira - AC
-
Eduardo
Ritter

Porto Alegre - RS
.
Elisio
Peixoto

São Caetano do Sul - SP
.
Francisco
Castro

Barueri - SP
.
Jaqueline
Serávia

Rio das Ostras - RJ
.
Jorge
Hori
São Paulo - SP
.
Jorge
Hessen
Brasília - DF
.
José
Milbs
Macaé - RJ
.
Lourdes
Limeira

João Pessoa - PB
.
Luiz Zatar
Tabajara

Niterói - RJ
.
Marcelo
Sguassabia

Campinas - SP
.
Marta
Peres

Minas Gerais
.
Miriam
Zelikowski

São Paulo - SP
.
Monica
Braga

Macaé - RJ
roney
Roney
Moraes

Cachoeiro - ES
roney
Sandra
Almeida

Cacoal - RO
roney
Soninha
Porto

Cruz Alta - RS