Segundo a avaliação, das dez melhores escolas da cidade, nove são da rede privada e apenas uma da rede municipal. Ao todo, 49 escolas participaram do exame em Macaé. Porém, apenas 29 foram avaliadas – as demais não tiveram alunos em número suficiente (mínimo 10) para participar da avaliação. Desse universo, 13 escolas ficaram abaixo da média municipal, que foi de 554,36 pontos.
O desempenho das escolas foi calculado com base na média total obtida por seus alunos nas provas objetivas e na redação. A média nacional, segundo o Inep, foi de 500 pontos. De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) – órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pelo exame, Joaquim Neto, os resultados devem servir de base para a análise sobre o que está surtindo efeito ou não em termos de aprendizagem.
Contudo, o próprio MEC admite que esse resultado não representa a realidade educacional de todo o país. O motivo é que o exame não é feito por todos os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio – uma vez que as inscrições são voluntárias e os estabelecimentos de ensino com menos de 2% de participação de alunos no exame não foram avaliados.