RE: CONSIDERAÇÕES SOBRE `O PAULISTA DE MACAÉ´
Prezado jornalista José Milbs Agradeço as informações sobre Washington Luiz, ...
jose milbs
tem confusão de datas: nasceu em 1869 e em 1844 (?) ingressou... Estou vendo ...
tem confusão de datas: nasceu em 1869 e em 1844 (?) ingressou...
Estou vendo isso sobre escola primária dele.
Vc tem como documentar isso em colegio de Barra Mansa?
Tenho impressaão que ele estudou algum tempo em Macaé no Antigo Colégio Raul Veiga mais não posso afirmar.
Este colégio era o unico de toda a região.(tem uma lenda antiga que corre de pai pra filho que ele não gostava muito de Macaé. Não sei bem pq mais tenho impressao que é como lhe disse.
mande esta biografia com a data certa...Tinha um busto dele em frente a prefeitura e um prefeito retirou não sei pq. Isto deve ter dado a ele este pensamento sobre a cidade.
Este Cotegipe ai é o Barão de Cotegipe?
Esta região onde ele nasceu era cheia de Condes, viscondes, barões etc. Será que ele, não sendo destas linhagens " de sangue azul" possa ter despertado odio nesta gente? sempre soube que ele era um homem simples mais integro. de palavra e muito corajoso...
Washington Luís Pereira de Sousa nasceu em Macaé (RJ) no dia 26 de outubro de 1869, filho do tenente-coronel Joaquim Luís Pereira de Sousa e de Florinda Sá Pinto Pereira de Sousa. Pertencia a uma família de grande prestígio político durante o Império, da qual faziam parte Pedro Luís Pereira de Sousa, deputado geral, ministro dos Negócios Estrangeiros no primeiro gabinete Saraiva (1880-1881) e governador da Bahia em 1882, e Francisco Belisário Soares de Sousa, deputado, senador, presidente do Banco do Brasil e ministro da Fazenda no gabinete Cotegipe (1885).
Fez os estudos primários na Escola Municipal de Barra Mansa (RJ), ingressando em 1844 no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, onde cursou humanidades. Transferindo-se para a cidade de São Paulo em 1888,
Em 30 de junho de 2010 14:53, J. E. O. BRUNO <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.> escreveu:
Prezado jornalista José Milbs
Agradeço as informações sobre Washington Luiz, e repasso uma biografia dele feita por
Jorge Miguel Mayer, onde diz que Washington Luiz fez os estudos primários em Barra Mansa -
RJ. Portanto, imagino que ele deva ter permanecido pouco tempo em Macaé, após seu nas-
cimento em 1869.
No entanto, eu gostaria de saber se a família dele é originária de Macaé, ou apenas re-
sidiram aí, durante o periodo de nascimento dele...?
Também, envio anexadas a este e-mail a biografias completa dele, e uma matéria que
peguei na internet, sobre a passagem dele por Batatais, onde residiu por 7 anos, antes
de vir para a cidade de São Paulo, onde foi inclusive Prefeito Municipal.
Cordial abraço de José Eduardo Bruno SP, 30/06/10
Washington LUÍS
* pref. São Paulo 1914-1919; pres. SP 1920-1924; sen. SP 1925-1926; pres. Rep. 1926- 1930.
Washington Luís Pereira de Sousa nasceu em Macaé (RJ) no dia 26 de outubro de 1869, filho do tenente-coronel Joaquim Luís Pereira de Sousa e de Florinda Sá Pinto Pereira de Sousa. Pertencia a uma família de grande prestígio político durante o Império, da qual faziam parte Pedro Luís Pereira de Sousa, deputado geral, ministro dos Negócios Estrangeiros no primeiro gabinete Saraiva (1880-1881) e governador da Bahia em 1882, e Francisco Belisário Soares de Sousa, deputado, senador, presidente do Banco do Brasil e ministro da Fazenda no gabinete Cotegipe (1885).
Fez os estudos primários na Escola Municipal de Barra Mansa (RJ), ingressando em 1844 no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, onde cursou humanidades. Transferindo-se para a cidade de São Paulo em 1888, freqüentou o preparatório do Curso Anexo da Faculdade de Direito antes de ser admitido nessa escola, pela qual se bacharelou em 1891. A partir de então, desenvolveu grande parte de sua atividade profissional e política no estado de São Paulo, razão pela qual receberia mais tarde o cognome de "paulista de Macaé".
Em 1892, retornou ao estado do Rio, exercendo as funções de promotor público de Barra Mansa. No ano seguinte, transferiu-se para Batatais (SP), onde abriu um escritório de advocacia em sociedade com Joaquim Celidônio dos Reis Júnior, passando a atuar principalmente em questões relacionadas à demarcação e à divisão de terras na região da Alta Mojiana, na época em processo de ocupação pela lavoura do café. Tenaz defensor da autonomia municipal, Washington Luís elegeu-se em 1897 vereador à Câmara Municipal de Batatais, cuja presidência assumiu em seguida. Entre 1898 e 1899, exerceu a chefia da intendência (prefeitura) do município.
Re: O PAULISTA DE MACAÉ
From: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
To: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Bruno:
Existe em Macaé uma pça. com o nome de Washington Luiz. Onde tinha um sobrado onde ele (acho eu nasceu). è facil saber isso.
Este sobrado tve um incendio nos anos 70. Tinha uma linda escadaria de madeira francesa, com amplas salas e um belo gradil por toda extensão do sobrado. Como a cidade não cuida de sua história e seus governantes não teem compromisso com isso, este sobrado foi vendido e hj não tem mais nada que possa lembrar a passagem dele.
Alguns comtemporaneos de W.L. Pereira de Souza: Julio Olivier, med. humanitário macaense, pai do vários paulistas de Macaé como o Gen. Julio Maxmiliado Olivier que morou ai em SP e outros Greccos da familia.
Mathias Coutinho de Lacerda, ex vereador, fazendeiro e proprietario de uma fazenda de nome Ayris que hj é um distrito de Macaé e é meu avô,
Abilio de Souza, adv. e pai do desembargador Ronald de Souza, Sizinando de Souza ex prefeito de Macaé anos 1920...
Em 30 de junho de 2010 06:37, jose milbs <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.> escreveu:
Ele foi amigo de meu avô Mathias Coutinho de Lacerda e minha mãe ECILA cujo livro on-lineeu falo de sua presença na vida e história http://www.jornalorebate.com/ecila/intr.htm
sempre falou sobre esta ligação. em SAGA DE NHASINHA no livro online http://www.jornalorebate.com/nhasinha/intr.htm cito pasagens que podem levar a Pereira de Souza como era conhecido e querido o Washinton Luiz.
Meus avós sempre diziam que ele não gostava muito como deveria de Macaé a quem, muitas vezes, dizia ser um boa madrasta e uma péssima mãe.
Quando eu fui vereador aqui na cidade em 1967 e o prefeito era um amigo meu de infãncia Cláudio Moacyr a gente achou jogado nom barraçao da prefeitura um busto dele. Macaé, infelizmente, meu amigo, digo isso de "cadeira" como ouvia nas "Cadeiras das Calçadas" das ruas empoeiradas onde nasci, Macae não valoriza seus filhos mesmo.
Por mim tudo bem. Vou comprindo minha missão que acho linda e me incentiva ainda mais quando recebo email de algume como vc...
A Fazenda onde O Washingotn Luiz nasceu é aqui perto onde moro. Coincidencia ou não, outro macaense Luiz Lawrie Reid também foi para SP e, como minha mãe e Pereira de Souza, nao são lembrados como deviam.
A proposito: O REBATE esteve ai em SP no ano de 1889 e criou a bandeira de vcs.
Abs fraternos
Jose Milbs
Vamos pesquisar mais
Em 29 de junho de 2010 20:36, J. E. O. BRUNO <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.> escreveu:
Prezado jornalista e historiador José MILBS
Passo esse e-mail, inicialmente para parabenizá-lo pelos seus artigos no
Jornal Rebate de Macaé, que , por acaso, acessei hoje, através de uma
busca na internet.
Como verifiquei que o senhor é um grande conhecedor da história de Macaé,
gostaria de solicitar uma breve história da família de Washington Luiz Pereira
de Souza, em Macaé . Pelo que já conheço da biografia dele, imagino que deva
ter residido por um curto período em Macaé, pois estudou no Pedro II no Rio de
Janeiro, e depois foi cursar Faculdade de Direito em São Paulo. Depois, se ra-
dicou em São Paulo definitivamente, com exeção de um breve período como
Promotor Público em Barra Mansa-RJ, depois de formado.
No aguardo de um retorno, agradeço antecipadamente.
(*)José Eduardo Bruno SP, 29/06/10
(*) Membro do IHGSP