Segundo Carlos Alexandre Fortuna, chefe do Parque, a novidade deste ano, durante as festividades, é a integração entre as cidades onde o parque está localizado.
- Todos os anos nós comemoramos isoladamente a preservação desse conjunto de ecossistemas diferenciados pela elevada biodiversidade. Neste ano, resolvemos integrar as três prefeituras numa só programação - disse.
A prefeitura de Macaé, que através da secretaria de Meio Ambiente, participou da reunião preparatória ao aniversário, nesta terça-feira (6), na sede do ICMBio, localizada na Avenida Amaral Peixoto, garantiu o apoio logístico necessário à realização do evento.
- A prefeitura de Macaé, por meio de várias secretarias e da guarda ambiental não poderia deixar de ser parceira nas ações que irão celebrar o aniversário desse paraíso ecológico. Nós, que já tivemos a oportunidade de compor o conselho consultivo do Parque Nacional por dois mandatos, um representando a Petrobras e outro o Governo do Estado, conhecemos de perto a biodiversidade e a potencialidade dessa Unidade de Conservação, suas lagoas, as formações vegetais que não são encontradas em nenhum trecho do litoral fluminense e o elevado número de espécies endêmicas, que por sua restrita distribuição geográfica estão ameaçadas de extinção. Por tudo isso é que o poder público e a sociedade civil têm o dever conhecer para preservar suas belezas naturais - ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz.
Programação – Fazem parte da programação de aniversário do parna da restinga de Jurubatiba deste ano, passeios ciclísticos, caminhadas na natureza, plantio de mudas arbóreas, palestras, limpeza da praia e passeios de barco, entre outros.
“No dia 29, data do aniversário do parque, nós iremos formalizar a assinatura das autorizações precárias dos serviços passeio de barco e bugre em Jurubatiba, apresentaremos projetos para a implantação da trilha da garça/bezerra e de sinalização. Mas, muitas outras atrações, além da assinatura do termo de reciprocidade entre o ICMBio e os municípios de Macaé e Carapebus, estão previstas para acontecer nos dias subseqüentes, com a presença dos prefeitos Amaro Fernandes e Riverton Mussi e possivelmente o ex-ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc”, acentuou Fortuna.
Fauna, flora e lagoas - Com mais de 14 mil hectares, sendo 44 quilômetros de extensão costeira, o Parque está inserido numa planície arenosa. É nesse paraíso ecológico que ainda encontramos animais em extinção, como coruja- buraqueira e jacaré do papo-amarelo, além de plantas raras como a ninféia e a guriri, conhecida também por juruba que deu o nome a Lagoa de Jurubatiba. A região abriga ainda, 18 lagoas costeiras. A restinga de Jurubatiba é um trecho único do litoral brasileiro, o qual é biograficamente diferenciado das demais, através de processos ecológicos, de fauna e flora características.