A exposição Brasil de Portinari foi inaugurada na noite desta
terça-feira, 23, na Galeria de Arte Hindeburgo Olive, em Macaé. São 24
réplicas digitalizadas de quadros do pintor Cândido Portinari que fazem
parte do projeto Bauzinho de Portinari, patrocinado pelo Programa
Petrobras Cultural.
A coordenadora do projeto, Suely Avellar, explica que a ideia do baú surgiu porque trata-se de um elemento recorrente na obra de Portinari e que remete à infância dele. “A família de Portinari era de imigrantes italianos e guardava as lembranças do país em pequenos baús compostos de folha de flandres. Em várias de suas pinturas, podemos observar a presença de alguns deles. Daí, surgiu o Bauzinho”.
O gerente de Comunicação da Petrobras na Bacia de Campos, Lincoln Weinhardt, prestigiou a exposição. “Mostras como esta mantêm viva a obra de Portinari – um dos maiores pintores do modernismo brasileiro. Através do bauzinho, é possível transmitir diversos ensinamentos aos alunos do ensino fundamental da rede pública, motivando-os para o mundo da arte”, disse Lincoln.
A secretária de Cultura de Macaé, Sheila Polly, ficou lisonjeada em receber a exposição: “é muito importante para o nosso município. Vamos trazer nossos alunos para prestigiar a mostra e conhecer um pouco do rico trabalho de Portinari”.