Companheiros e companheiras,
Estamos aqui para dizer não a uma proposta do deputado Ibsen Pinheiro, do PMDB. Por isso os políticos do PMDB tem um compromisso a assumir aqui, tentar que o partido retire da pauta esta emenda. A bancada do PT do Rio já definiu que votará contra.
Mas temos que colocar uma nova discussão. Temos três caminhos nessa questão dos royalties.
Primeiro: quem defende o royaltie pelo royaltie, tudo igual como em 20 anos.
Segundo: quem é contra o recurso e quer que se redivida com outros Estados.
Terceiro: é onde me encaixo, quem defende a manutenção mas com outra forma de gestão.
Queremos roaylties com participação popular na definição das prioridades. Queremos royalties com controle social. Queremos royalties para combater a pobreza e que não haja em nosso município realidades como as da Nova Esperança, Nova Holanda e Ilha Leocádia. Queremos royalties para que todos tenham condições dignas de viver com cidadania em cidades justas e em paz.
Dessa forma proponho um pacto para criar o Fundo dos Royalties, gerido por um conselho que reúna representantes da sociedade civil, universidades e poder público. Esse conselho dará as linhas da aplicação e a fiscalizará. É para pegar no pé dos gestores públicos.
Também tenho que me colocar a favor da Petrobras. Ela paga em dia aos municípios e precisamos fortalecer a empresa. Reestatizar a Petrobras, suspender os leilões dos poços de petróleo.
Para encerrar, vou contar uma história que vi de manhã, no ônibus. O motorista e um senhor, conversando sobre o fim dos royalties. Ambos eram a favor, alegando que o dinheiro era mal usado.
Nos últimos anos, só seis famílias se beneficiaram com estes recursos, isso tem que mudar. Enquanto não mudar o modelo de gestão, enquanto não implantar o orçamento participativo, enquanto não darmos a população o poder de decidir as prioridades, o povo vai torcer para que não haja mais recursos de royalties.
André "Au Au" Barbosa
Sec. Geral do PT - Macaé
acesse o site:
http://taffarel-pt.blogspot.com/
www.danilofunke.com.br/
http://ae-sulfluminense.blogspot.com/