O dia: 10 de fevereiro de 1980 O local: Colégio Sion (SP). O sonho:
fazer o trabalhador intervir na vida social e política do País
para transformá-las. Assim, nascia o Partido dos Trabalhadores (PT)
com um projeto socialista, democrático e de massas que nunca foi monolítico.
O PT nasceu do movimento operário, com apoio de intelectuais de esquerda
e grupos eclesiais progressistas.
Caminhando lado a lado com os movimentos sociais e sindicais, o novo partido
preocupava as elites conservadoras, pois conseguia conciliar nas frentes de
luta duas gerações: figuras históricas como Apolônio
de Carvalho, Antônio Cândido, Lélia Abramo, Sérgio
Buarque de Hollanda e, por outro lado, jovens militantes que acompanhavam empolgados
a derrota da ditadura militar.
Com o tempo, o PT foi assumindo papéis e espaços no Legislativo, nas Prefeituras, até chegar ao governo federal com uma liderança emblemática e ímpar: Luiz Inácio Lula da Silva, oriundo do movimento sindical, que soube contribuir para que o partido também ajudasse a superar a opressão de raça, gênero e classe.
No que diz respeito ao nosso município, o primeiro a organizar o PT no interior do Estado do Rio, três pessoas estavam à frente da comissão provisória, em 1980: os jornalistas José Milbs de Lacerda Gama e Euzébio Luiz da Costa Mello, além do micro-empresário Omir Rocha. Macaé, como tantos municípios fluminenses, sofreu e sofre grande influência da política partidária da capital que, muitas vezes, ignora a democracia de base, que deveria vigorar num partido democrático.
Já sofremos três intervenções do Diretório Regional, para que o PT apoiasse as candidaturas ou dirigentes mais interessantes para as políticas de aliança que sustentaram a chamada governabilidade.
Apesar dessa questão, Macaé nunca deixou de ter militantes que não aceitam ser transformados em cabos eleitorais fabricados pela política tradicional. Hoje, o desafio daqueles que conhecem o Estatuto, o Manifesto e o Programa do PT é continuar a lutar para que um partido comprometido com o combate à desigualdade social, étnica e de gênero faça a diferença, nessa conjuntura local onde predomina o nepotismo, o desgoverno e o mau uso da verba pública.
A palavra de ordem é resgatar a ética, priorizar os mais marginalizados e aprofundar a verdadeira participação popular. Foi para isso que o PT nasceu.
* Profª Ivania Ribeiro foi vereadora pelo PT em Macaé entre os anos 1993 a 1996. Atualmente, é vice-presidente do Sindicato dos Professores de Macaé e Região (Sinpro).
Carta de Princípios do PT (1979)