Ao todo, participaram da ação 70 crianças e jovens entre sete e 17 anos. Inicialmente, os alunos assistiram a uma palestra ministrada pelo oceanógrafo Ivan Hikari Kawata, que falou sobre o processo de desova e os cuidados em torno dos filhotes: “As crianças ficaram muito interessadas e participaram ativamente com perguntas. É muito gratificante falar com esse público, pois eles são grandes multiplicadores.”
O diretor da Baywatch (empresa que administra o Projeto Botinho), Jorge Billoria, ressaltou: “Esta relação com a natureza deixa as crianças mais sensíveis”. A dona de casa Patrícia Andretti, mãe de três botinhos, se disse muito emocionada com o evento: “Isto é muito bom para as crianças, pois eles aprendem na prática a necessidade de respeitar a natureza.” Após a aula, uma de suas filhas, Flávia, prometeu que terá mais cuidado com resíduos quando for à praia: “Eu sempre deixo o saco plástico voar. Agora vou tomar mais cuidado”.
Projeto Botinho
Patrocinado pela Petrobras desde 2003 e realizado pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, o Botinho se tornou uma marca de lazer e alegria do verão nas praias cariocas. Todos os anos, o projeto realiza cursos gratuitos de segurança no mar para crianças e jovens do Rio de Janeiro. Ministrado pelos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, inclui técnicas de abordagem e salvamento de pessoas em situações de afogamento, biologia marinha, meteorologia, oceanografia, além de educação ambiental e segurança em praias, rios, lagos e lagoas. Os participantes são divididos em três categorias: Golfinho (para crianças de 7 a 10 anos), Moby Dick (de 11 a 14 anos), e Tubarão (de 15 a 17 anos). O Projeto Botinho está sendo realizado em 38 praias do Estado do Rio de Janeiro.
Projeto Tamar
Criado em 1980, o Projeto Tamar conta com o patrocínio nacional da Petrobras para a proteção de cinco espécies de tartarugas marinhas – todas ameaçadas de extinção – que ocorrem no litoral brasileiro. Ao todo, são monitorados 1.100 km de praias, através de 23 bases mantidas em nove estados brasileiros.