Enquanto os rapazes inicialmente recebiam informações teóricas de Eduardo Costa, um dos anfitriões, as meninas eram orientadas por Alberto Costa nas dependências do laboratório de semeadura, com aula teórica e prática na câmara de fluxo laminar, onde as sementes e meio de cultivo são manipulados com menor risco de contaminação.
Em seguida cada grupo recebeu as orientações complementares e visitou as estufas onde as orquídeas, já fora dos frascos, puderam ser observadas em várias etapas de crescimento: no coletivo, em vasos individuais pequenos e em vasos maiores até a primeira floração, que em média demora cinco anos. Na ocasião os alunos puderam verificar também o substrato utilizado, a freqüência de rega e adubação das plantas, além do combate às pragas e fungos.
No final da manhã foi servido um lanche para todos os presentes e realizado um sorteio de orquídeas floridas. Outras informações no site: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fotos e texto:
Edson Cherem
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.