Cerca de 250 pessoas participaram da segunda edição do Encontro Rede Comunidade, organizado pela Petrobras neste sábado, no Centro de Convenções Vilarejo, em Rio das Ostras (RJ). O evento, que faz parte do Projeto de Comunicação Social Regional da Bacia de Campos – uma exigência do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) para licenciamento ambiental de empreendimentos da Petrobras na região, teve por objetivo principal abrir um canal de contato entre a empresa e a população de quatro cidades: Rio das Ostras, Macaé, Carapebus e Casimiro de Abreu. Durante todo o dia, os diversos públicos interessados - pescadores, estudantes, jornalistas, membros do poder executivo e legislativo, órgão fiscalizador (Ibama) e a comunidade em geral - tiveram a oportunidade de conhecer as principais atividades, projetos e programas de responsabilidade socioambiental praticados pela empresa na Bacia de Campos, região que é a maior produtora de petróleo no mar brasileiro. Entre os temas em destaque, houve mesas redondas sobre royalties, pesca responsável, pesquisa sísmica, educação ambiental e outros.
“Pude conhecer como funciona uma unidade marítima mediante as explicações e demonstrações dos técnicos. Isso vai me ajudar muito, já que dou aulas há oito anos para pessoas que atuam embarcadas em plataformas da Petrobras”, explicou a professora e moradora de Rio das Ostras, Simone Sucesso. Simone estava acompanhando uma turma de 60 estudantes do ensino fundamental de uma escola pública da cidade. “Fiquei surpresa também com a forma como os profissionais conseguiram falar de temas tão técnicos e ainda assim atrair o interesse dos nossos alunos”, completou.
Para o pescador e presidente da Colônia de Pescadores de Macaé Z-03, Genaldo Gonçalves, o Rede Comunidade também foi uma valiosa oportunidade de aprendizagem e relacionamento. “Estou participando de tudo, desde a primeira palestra, mas minha expectativa maior era para a mesa sobre Pesca Responsável. Vim conversar com o representante do Ministério da Pesca [que fez parte da mesa do debate] para falar sobre o defeso do camarão”, contou Genaldo. “Achei muito positiva essa interação com a colônia e com a sociedade. Na minha opinião, a Petrobras devia realizar mais encontros como esse”, acrescentou.
A Petrobras realiza reuniões públicas como etapa do processo de licenciamento ambiental diversas vezes, mas o Encontro Rede Comunidade é pioneiro neste formato no qual a programação é formada por palestras, debates e exposições interativas para a população. O objetivo de propor uma agenda mais dinâmica é ganhar mais adesão do público neste tipo de trabalho, permitindo a troca de conhecimento e ampliando o diálogo entre a companhia e a comunidade.
Esta foi a segunda reunião pública do Projeto de Comunicação Social da Petrobras. A primeira ocorreu no dia 03 de outubro, em Cabo Frio, para a população local, além dos munícipes de Maricá, Saquarema, São Pedro da Aldeia, Araruama, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios. A próxima está marcada para o dia 31 de outubro, em Campos dos Goytacazes, englobando os moradores daquela cidade, além de São Francisco de Itabapoana, Quissamã e São João da Barra.
Em todos os casos, a Petrobras disponibiliza transporte gratuito para a população, em pontos de ônibus divulgados nos principais veículos de comunicação da região. Para obter mais informações, os interessados podem contatar a Petrobras pelo Disque Cidadão, no telefone 0800 882 1234 (ligação gratuita).